Canelones (cidade)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Canelones
País Uruguai
Departamento Canelones
População 25.961 habitantes
Censo 2011
Altitude 50 metros
Latitude 34°31'22" Sul
Longitude 56°16'40" Oeste

Canelones é uma cidade do Uruguai, capital do departamento de Canelones.[1]

Localização[editar | editar código-fonte]

O município faz parte da Região metropolitana de Montevidéu, estando a 45 km de Montevidéu. É considerada uma cidade dormitório, pois a maior parte de sua população trabalha ou estuda na capital uruguaia.

História[editar | editar código-fonte]

Os primeiros moradores se instalaram na cidade por volta de 1726, a partir de 1774, chegaram imigrantes espanhóis de origem das Ilhas Canárias e da Galiza e no final do século XIX vieram os imigrantes italianos para cultivar uvas e fabricar vinhos.

O município foi criado pela Lei nº 18.653, de 15 de março de 2010, e faz parte do departamento de Canelones. Seu território inclui os distritos eleitorais CAA e CNA desse departamento. É uma área cuja principal atividade econômica é a laticínios e a horticultura.

Segundo o governo Canelones, o município tem uma população de 27.338 habitantes, o que representa 5,6% da população total do departamento, e é uma população que tende a envelhecer mais rapidamente do que a departamental. No interior do município, podem ser diferenciadas três áreas: por um lado, a cidade de Canelones, que além de ser a sede do município, é a capital do departamento, com uma realidade urbana, suburbana e rural; depois, a área de Juanicó, com uma população de características nitidamente rurais e com uma realidade social e cultural própria; a terceira zona corresponde a outras áreas rurais localizadas no entorno da cidade de Canelones, onde abundam as fazendas, quintas, vinhas e fazendas leiteiras.

Sua superfície é de 226 km2.

As seguintes cidades fazem parte do município:

canelone

Juanicó

Bairro Remanso

Parada cabrera

Villa Arejo

Palomeque Pass

Espinosa Pass

Pessoas Ilustres[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia do Uruguai é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Canelones (cidade)
  1. «ELECCIONES - Canelones». El Observador. Consultado em 2 de fevereiro de 2012. Arquivado do original em 12 de março de 2012