Rioja (cidade da Argentina)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Rioja

Entrada da Rioja, com a Serra do Velazco ao fundo.
 País Argentina Bandera de Argentina
 Fundação 20 de maio de 1591 (425 anos)
(por Juan Ramírez Velazco)
 Área:  
 - Total 13.638 km²
 - Bairros --
 População:  
 - Total 143.684 (2001)
 - Densidade 10,74/km²
 - Alfabetização --
Gentílico riojano
Fuso horário GMT-3
Chefe de Governo Ricardo Clemente Quintela
Site oficial [1]

A Rioja (em espanhol: La Rioja) é uma cidade da Argentina e capital da província de Rioja. Está localizada na porção centro-oriental da província, no departamento capital. É servida pelo aeroporto Capitão Vicente Almandos Amonacide (Cód. IRJ), com voos semanais para Buenos Airerolla

Centrolarioja.jpg

de La Rioja possui característica continental . Os invernos são amenos ( para os padrões argentinos ) e secos, com temperatura média ao redor dos 10°C. Os verões são chuvosos e quentes, com temperatura média na casa dos 28°C, podendo atingir os 40 °C, sendo assim um dos lugares mais quentes da Argentina.

A Capital La Rioja, esta no meio do deserto, ainda sim com um lago represado em seu território. A temperatura oscila muito, no inverno existem temperaturas que chegam a -3°C. Mais recentemente, no ano de 2010 chegou a nevar nesta cidade. Em contrapartida o clima frio somente existe no inverno, no verão, e em todas as outras estações, não é possível encontrar temperaturas menores que 15°C na madrugada. Os dias do verão são castigados com temperaturas à cerca de 48°C nos dias mais quentes. No ano de 2012, houve registro de 52°C com sensação térmica de 54°.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]