Pedro Juan Caballero (cidade)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Para o capitão paraguaio, veja Pedro Juan Caballero.
Pedro Juan Caballero
Pedro Juan Caballero
Bandeira
Lema: Caballero á frente

Vista da fronteira com Ponta Porã, no Brasil.
Nome oficial Pedro Juan Caballero
Departamento Amambay
Município Pedro Juan Caballero
Fundação 01 de dezembro de 1900
Website www.municipalidadpjc.gov.py
Demografia
População
 - Pop. distrito
 - Pop. metropolitana

122 190 hab.
103 000 hab.
Densidade 565 hab/km²
Gentílico pedrojuanino
Geografia
Área 456 km²
Altitude 567 metros
Temperatura média 23 °C
Código telefônico 49
Fuso horário UTC-3
UTC-3 (DST
Economia
PIB $256.907 USD
Localização
Pedro Juan Caballero está localizado em: Paraguai
Pedro Juan Caballero
Localização de Pedro Juan Caballero no Paraguai
22° 32' 50" S 55° 44' 17" O
Cidade do Paraguai Paraguai

Pedro Juan Caballero (coloquialmente Pedrojuán) é uma cidade localizada no nordeste do Paraguai. É a capital do departamento de Amambay e está localizada a 452 km de Assunção. De acordo com as projeções do INE para 2020, tem 122.190 habitantes e está ligado a Ponta Porã, cidade brasileira com a qual forma uma conurbação de mais de 200.000 habitantes. É o décimo terceiro distrito mais populoso, mas devido ao seu poder econômico e geopolítico, é a quarta cidade mais importante, atrás de Assunção, Ciudad del Este e Encarnación. É conhecido como o "terraço do país" porque fica a quase 700 metros acima do nível do mar. Seu nome homenageia um dos líderes da Independência Paraguaia, o capitão Pedro Juan Caballero.

Origens[editar | editar código-fonte]

Pedro Juan Caballero se originou em torno de um pequeno lago. Baseou sua economia inicialmente no processamento de erva-mate (está localizado no extremo sul dos ervais de Tacurupyta, que, após a Guerra da Tríplice Aliança, foram quase totalmente passadas para as mãos do Brasil) e na exploração florestal. A 1 de dezembro de 1899, foi construída, perto da Lagoa Punta Porá, uma estação de polícia, uma data que é considerada como a da criação da cidade. Alguns estudiosos, no entanto, consideram que a data correta de fundação é 30 de agosto de 1901. Em 1899, don Jorge comerciante Casaccia, proprietário de grandes extensões de terras, plantações e de uma empresa de importação e exportação fundada no final da Guerra da Tríplice Aliança, grande accionista da "La Industrial Paraguaya" e do "Banco Mercantil", cedeu ao governo um terreno para a fixação da população, segundo conta S. A. Cardona.

A primeira casa foi construída em 1894, de propriedade de don Jose Tapia Ortiz, embora tenha fixado residência realmente em um lugar chamado "Portera", um ano após a fundação de Punta Porá. Mas, já em 1893, don Pablino Ramirez tinha se instalado com suas carroças e carreiros nas margens do Lago de Punta Porá, ficando, então, difícil saber ao certo quem foi o primeiro pedrojuanino "oficial". Pedro Juan Caballero foi fundada em 1 de dezembro de 1900. Em 13 de dezembro de 1901, se criou o primeiro juizado de paz, tendo, como primeiro magistrado, José Ramón Giménez. Em 29 de dezembro de 1905, se criou o Junta Econômica Administrativa para realizar atividades muito semelhantes às das atuais comunas e municipalidades.

Don Rufino Spika Henry foi o primeiro presidente. Em 10 de julho de 1945, a cidade de Pedro Juan Caballero foi designada capital do departamento de Amambay XIII. Na segunda metade do século XX, a cidade teve um rápido desenvolvimento comercial, sendo, atualmente, não apenas uma cidade de comércio fronteiriço com o Brasil, mas também uma cidade turística e sede de eventos internacionais.

Geografia[editar | editar código-fonte]

Situada a 467 quilômetros da capital do país via Calle 6000, a 596 quilômetros de Ciudad del Este e a 280 quilômetros de Salto del Guairá, a cidade é importante via de comércio entre o Brasil e o Paraguai, além de ser um importante centro turístico. Ela está ligada a Ponta Porã, cidade brasileira com quem compõem uma conurbação de mais de 200 000 habitantes.

Clima[editar | editar código-fonte]

O clima é tropical. A temperatura média anual é de 22 °C e a precipitação anual média é de cerca de 1 600 milímetros.

População[editar | editar código-fonte]

O distrito tem um total de 122.190 habitantes de acordo com a estimativa feita pelo Departamento de Estatísticas, Pesquisas e Censos (2020); desse total 103.247 habitantes estão na zona urbana do distrito, o restante da população está na zona rural. É a cidade mais populosa e desenvolvida da região norte do país e concentra 71% da população departamental.[1]

Desporto[editar | editar código-fonte]

Avenida Internacional, que separa o Brasil do Paraguai

A cidade conta com um estádio de futebol, o Estádio Rio Parapiti com capacidade de 25 mil pessoas que foi usado para a Copa América de 1999, é o quinto maior estádio do futebol paraguaio.

Economia, comércio, serviços e turismo[editar | editar código-fonte]

A Avenida Internacional separa a cidade de Ponta Porã, no Brasil. É uma cidade turística de grande atividade comercial. Quatro línguas coexistem nestas duas cidades fronteiras: o castelhano, o guarani, o jopara e o português.

O Parque Nacional Cerro Cora, localizado a cerca de 41 quilômetros, é um dos seus pontos turísticos. O parque preserva a história da última batalha da Guerra da Tríplice Aliança (1864 - 1870), quando o marechal Francisco Solano Lopez morreu lutando contra os brasileiros em 1 de Março de 1870, nas margens as cabeceiras do Rio Aquidabán.

Educação[editar | editar código-fonte]

O distrito tem um total de 31 faculdades e escolas secundárias. Entre os privados, os mais conhecidos são: o Colégio Parroquial Rosenstiel, dos Missionários Redentoristas, Colégio Santa Maria de los Angeles, as Irmãs Franciscanas de Cristo Rei do Colégio e da Faculdade Batista Ebenezer. Entre as instituições públicas, as mais conhecidas são o Centro de Educação Regional Doutor Raul Peña e a Escola Nacional de Comércio Cerro Corá.

É a casa de universidades como a Universidade Nacional de Asunción com as Faculdades de Direito e Ciências Sociais e de Agronomía, Universidade Columbia, e na área de medicina a Universidad del Norte, Universidad Sudamericana, Universidad Del Pacífico e outros.

Meios de comunicação[editar | editar código-fonte]

Alguns jornais de Pedro Juan Caballero:

  • Semanario Amambay Ahora
  • Semanario Hechos
  • Semanario El Vigilante
  • Semanario Deportivo Camisa 12

Transporte[editar | editar código-fonte]

O município de Pedro Juan Caballero é servido pela seguinte rodovia:

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia do Paraguai é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.