Cantor (software)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Cantor
{{{logotipo}}}
Cantor-0.1-sage-screenshot.png
Cantor 0.1 exibindo a criação de gráfico de uma função
Desenvolvedor Projeto Educacional KDE
Modelo do desenvolvimento Software Livre
Lançamento 2009
Versão estável 0.2 (janeiro de 2011 (3 anos))
Sistema operacional Unix-like, Microsoft Windows, Mac OS X
Gênero(s) Software Matemático
Licença GPL
Estado do desenvolvimento Ativo
Página oficial http://edu.kde.org/cantor

Cantor é um software livre de aplicações matemáticas para estatística e análise científicas.[1] [2] Ele é parte da KDE Software Compilation 4, e foi introduzido com o lançamento da versão 4,4[1] como parte do pacote kdeedu do Projeto Educacional do KDE'.

Características[editar | editar código-fonte]

Cantor é uma interface gráfica do usuário que delega suas operações matemáticas a um dos muitos mecanismos disponíveis. Sua estrutura baseada em plugins permite adicionar diferentes módulos. Ele pode fazer uso do Sage, do Maxima, da linguagem de programação R, do GNU Octave, do Scilab, do Qalculate e do KAlgebra.[3]

Cantor fornece uma interface consistente para esses programas. A página do projeto lista os seguintes características:[3] :

  • Visualização amigável da planilha para avaliar expressões
  • Visualização dos resultados da criação de gráfico na planilha ou em uma janela separada
  • Composição de fórmulas matemáticas usando LaTeX
  • Destaque de sintaxe de acordo com o programa utilizado
  • Diálogos de assistentes para tarefas comuns (como integrar uma função ou entrar com uma matriz) baseados em plugins

Cantor foi o primeiro projeto do KDE a implementar envio para o serviço de complementos GetHotNewStuff, que é utilizado para baixar ou enviar planilhas de exemplo. Ele deu um impulso para a melhoria desse recurso para o KDE SC 4.4.[4]

Referências

  1. a b Andrea Müller (10 de Fevereiro de 2010). KDE SC 4.4: Fresh breeze for KDE. Página visitada em 15 de Maio de 2010. "Cantor [é uma das] novas aplicações. Cantor é um programa de estatística e análise científica..."
  2. Sathya Bhat (2 de fevereiro de 2010). openSUSE 11.3 Milestone 1 makes its appearance. Página visitada em 15 de Maio de 2010. "novas aplicações tais como... Rocs & Cantor ... a aplicações científicas para matemática avançada e necessidades da teoria de grafos."
  3. a b Anne-Marie Mahfouf (7 de Novembro de 2009). The KDE Education Project - Cantor. Página visitada em 15 de Maio de 2010.
  4. annma (26 de Setembro de 2009). Cantor (part 1) or A Successful Integration in the KDE Community. Página visitada em 15 de Maio de 2010. "Eu sugeri usar GHNS para compartilhar exemplos e planilhas. Não somente A.R. [Alexander Rieder] o implementou para download, ele também cuidou para ser o primeiro a implementar carregamento. Ele contatou Jeremy W, Josef S e Frank K e ele então iniciou algumas iniciativas para melhorar o GHNS e o compartilhamentos de arquivos. Os toques finais para carregar devem ser tomados para o 4.4."
Portal A Wikipédia possui o portal:

Ligações externas[editar | editar código-fonte]