Krita

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Krita
Logótipo
Captura de tela
Krita 3.1.3
Desenvolvedor KDE
Lançamento 21 de junho de 2005
Versão estável 3.2.0 (17 de agosto de 2017)
Sistema operacional Multiplataforma
Gênero(s) Editor gráfico
Licença GNU General Public License v2
Página oficial krita.org

O Krita é uma poderosa ferramenta para criação de ilustração, concept art, histórias em quadrinhos, possibilitando também ser usado como um programa de retoques e manipulação de fotografia, conversor de formatos, suportando vários modelos de cores e pintura HDR, etc.

Krita nasceu inicialmente como parte da suíte KOffice na versão 1.4.0, em 21 de Junho de 2005, incluído no ambiente de desktop KDE.  Antes de ser disponibilizado ao público o projeto era chamado de KImageShop mas entrou em choque com a lei de marcas da Alemanha, e KImageShop foi renomeado para Krayon, que também colidiu com uma marca já existente, e por questões de direitos autorais no ano de 2002, Krayon, foi finalmente renomeado para Krita,  que está distribuído sob a licença GNU GPL.

O Krita tem muitas recursos que não existem em nenhum outro editor de imagens gratuitos, como por exemplo esquema de cores RGBA, Cinza, CMYK, Direito, YCbCr, XYZ em 8 bits inteiro, 16 bits inteiro, 16 bits de ponto flutuante, 32 bits de ponto flutuante, profundidade de 8 a 32 bits em cada canal, layers pseudo infinito, gestão de cores, transparência avvidcustomizada, filtro de equilíbrio de cores, ferramentas de clone para camadas bases, e muito mais!

Krita é livre e multiplataforma, está disponível para outros sistemas operacionais como o Microsoft Windows™ ou o Mac OS X™ da Apple. Atualmente com integração de plug-ins como o G’Mic, Krita é totalmente extensível, e sua interface de usuário é ergonômico, simples e flexível, garante para leigos e não leigos estarem criando e finalizando seus trabalhos desde o mais simples ao mais complexo designer. Krita é um software Livre, mantido por trabalho em conjunto de usuários, voluntários, pela comunidade do projeto KDE, e a fundação Krita.

Trivia[editar | editar código-fonte]

  • "Krita" é a palavra sueca para "lápis". "Rita" significa "pintar" em sueco.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ambox warning pn.svg
Este artigo foi proposto para eliminação por consenso.

Você é encorajado a melhorar o artigo, mas não remova este aviso, o que seria considerado vandalismo, além de não afetar o processo.

  1. Siga este link para criar a votação correspondente na lista de páginas para eliminar.
  2. Adicione {{subst:Aviso-PE-criador|Krita}}~~~~ ou {{subst:Aviso-PE-novato|Krita}}~~~~ na discussão do criador do artigo. Caso veja necessidade, adicione também {{subst:Aviso-PE|Krita}}~~~~ nas discussões de outros colaboradores do artigo.
  3. Considere notificar um WikiProjeto relacionado ao assunto da página. Procure por ele na discussão do artigo ou em Wikipédia:Projetos.

Se aprovada, a eliminação ocorrerá a partir de 27 de agosto.


Usuário: se esta página possui arquivos de mídia que não são utilizáveis em outras páginas, adicione uma nota em WP:PER, para que um administrador lusófono do Wikimedia Commons verifique se ela se encontra no escopo do projeto.

 ver·editar Portal do LinuxTux.svg