Carlo Maderno

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde outubro de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Carlo Maderno foi um arquitecto italiano, responsável pela Basílica de São Pedro durante cerca de 25 anos até à sua morte, a 31 de Janeiro de 1629 aos 73 anos. Nasceu em 1556 em Capolago, no lago Lugano. Seis dias depois da sua morte, Gian Lorenzo Bernini foi nomeado arquitecto responsável pela Basilica e pelo Palazzo Barberini.

Foi mestre de Francesco Borromini, também nascido em Lugano.

Um dos mais notáveis arquitetos de Roma no primeiro terço do século XVII. A partir de 1576, trabalhou com seu tio Domenico Fontana em encomendas papais. Em 1594 encarregou-se do negócio familiar. Em 1603, recebeu a incumbência de ser o supervisor da construção da Basílica de São Pedro, inclusive a nave. Sua contribuição pessoal é por vezes difícil de determinar, pois trabalhava em conjunto com outros arquitetos e frequentemente foi empregado para dar início ou término a um projeto. Stefano Maderno seria seu irmão.

Seus restos foram depositados no cemitério de São João dos Florentinos, perto da ponte pênsil, à margem direita do rio Tibre.