Carlos Augusto de Figueiredo Monteiro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta biografia de uma pessoa viva cita fontes confiáveis e independentes, mas elas não cobrem todo o texto. (desde julho de 2017) Ajude a melhorar esta biografia providenciando mais fontes confiáveis e independentes. Material controverso sobre pessoas vivas sem apoio de fontes confiáveis e verificáveis deve ser imediatamente removido, especialmente se for de natureza difamatória.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Carlos Augusto de Figueiredo Monteiro
Nascimento 23 de março de 1927
Teresina, Piauí
Nacionalidade  Brasileiro
Alma mater Universidade de São Paulo
Instituições USP
Campo(s) Geografia


Carlos Augusto de Figueiredo Monteiro (Teresina, 23 de março de 1927) é um dos principais geógrafos e climatologistas brasileiros. Sua tese de livre-docência Teoria e Clima Urbano (1975) é um marco nos estudos da climatologia geográfica. Doutor (1967) e Livre-Docente (1975) em Geografia pela USP (Universidade de São Paulo) em 1967 e Professor Emérito da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas dessa mesma universidade, ele é considerado o pai da análise rítmica, método de análise amplamente utilizado nos estudos de climatologia geográfica, como clima urbano.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Formou-se em Geografia e História em 1950, na Faculdade Nacional de Filosofia, da antiga Universidade do Brasil, a atual UFRJ. Desde então tem sido incansável educador e pesquisador, autor de numerosas obras que lhe consagraram personalidade de renome na Geografia brasileira e internacional. De 1951 a 1953, na França, foi estagiário do Laboratório de Geomorfologia da École Pratique de Hautes Études e do Laboratório de Sedimentologia da École Nationale d'Agronomie.

De volta ao Brasil, foi professor de Geografia Física de 1955 a 1959 na Faculdade Catarinense de Filosofia, que hoje integra a UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), em Florianópolis. De 1960 a 1964, lecionou a mesma disciplina na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Rio Claro, que deu origem aos atuais Instituto de Biociências e Instituto de Geociências e Ciências Exatas, ambos do campus de Rio Claro da Unesp (Universidade Estadual Paulista).

De 1966 a 1967 foi professor de Geomorfologia do Instituto de Ciências da UnB (Universidade de Brasília). Em 1968, transferiu-se para o Departamento de Geografia da USP, onde lecionou diversas disciplinas de Geografia Física até sua aposentadoria em 1987 (Introdução à Geografia Física, Fundamentos de Climatologia, Climatologia Sistemática e Regional, Fisiologia da Paisagem, Geomorfologia Climática e Litorânea, Climatologia Agrária, Climatologia Urbana, Conservação dos Recursos Naturais, Biogeografia e Geomorfologia Estrutural).

Entre os anos 1982 a 1983, Carlos Augusto foi professor visitante no Japão, na Universidade de Tsukuba.

Entre 1987 e 1990, depois de aposentado da USP, ele foi professor dos cursos de Pós-Graduação em Geografia das Universidades Federais de Santa Catarina (UFSC) e de Minas Gerais (UFMG). Desde a aposentadoria "se entregou a outras duas paixões, a literatura e a filosofia".[1]

Em 2000 recebeu o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Também recebeu em 26/06/2003 o título de professor-emérito da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo[2].

Atualmente o professor Carlos Augusto de Figueiredo Monteiro vive na cidade de Campinas, estado de São Paulo.

Livros publicados[editar | editar código-fonte]

  • MONTEIRO, CARLOS A. F. O Cristal e a Chama. Dourados: Editora UFGD, 2013. 287 p.
  • MONTEIRO, CARLOS A. F. Depoimento Reflexivo sobre a produção de um geógrafo brasileiro da segunda metade do século XX. Alagoas: EdUneal, 2013. 133 p.
  • MONTEIRO, CARLOS A. F. Introdução à história da Amazônia brasileira. Manaus: Editora da Universidade Federal do Amazonas, 2012. 144p.
  • MONTEIRO, CARLOS. A. F. Geografia Sempre - O homem e seus mundos. Edições Territorial, 2008.
  • MONTEIRO, CARLOS. A. F. A questão ambiental na Geografia do Brasil. Florianópolis: Editora da UFSC, 2003. 49 p.
  • MONTEIRO, CARLOS. A. F. . O mapa e a trama - ensaios sobre o conteúdo geográfico em criações romanescas. Florianópolis: Editora da UFSC, 2002. 242 p. Para comprar
  • MONTEIRO, CARLOS. A. F. ; MENDONCA, F. . Clima Urbano. São Paulo: Contexto, 2002. 192 p.
  • MONTEIRO, CARLOS. A. F. . Geossistemas - História de uma procura. São Paulo: Editora Contexto, 2001. v. 01. 154 p.
  • MONTEIRO, CARLOS. A. F. . O Estudo Geográfico do Clima. Florianópolis: Editora da UFSC, 1999.
  • MONTEIRO, CARLOS. A. F. . Tempo de Balaio - uma sinopse da evolução histórica do Piauí a partir da situação vigente no meado do século XIX, após a consumação da Guerra dos Balaios, quando da mudança do capital. Edição Piloto do Autor, 1993. 339 p.
  • MONTEIRO, CARLOS. A. F. . Rua da Glória. Edição Piloto do Autor, 1993. 1520 p.
  • MONTEIRO, CARLOS. A. F. . Clima e Excepcionalismo - conjecturas sobre o desempenho da atmosfera como fenômeno geográfico. Florianópolis: Editora da UFSC, 1991. v. 01. 239 p.

Artigos Disponíveis On-line[editar | editar código-fonte]

  • MONTEIRO, CARLOS. A. F. A América Latina: da criação passada à invenção necessária. En publicación: América Latina: cidade, campo e turismo. Amalia Inés Geraiges de Lemos, Mónica Arroyo, María Laura Silveira. CLACSO, Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales, San Pablo. Diciembre 2006. Site da CLACSO
  • MONTEIRO, CARLOS. A. F. Interdisciplinaridade, meio ambiente e desenvolvimento: limitações e desafios da/à sociedade brasileira. Desenvolvimento e Meio Ambiente, n. 10, p. 61-66, jul./dez. 2004. Editora UFPR Revista Desenvolvimento e Meio Ambiente

Ver também[editar | editar código-fonte]

  • Análise rítmica, método de análise diária dos elementos do clima de um determinado local criado por Carlos Augusto Monteiro.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Carlos Augusto de Figueiredo Monteiro
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Carlos Augusto de Figueiredo Monteiro


Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.