Carlos Frederico da Prússia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, comprometendo a sua verificabilidade(desde julho de 2016). Por favor, adicione mais referências inserindo-as no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Carlos Frederico
Casa Hohenzollern
Nome completo
Carlos Frederico Franz Alexandre
Nascimento 23 de janeiro de 2013 (4 anos)
  Bremen, Alemanha
Pai Jorge Frederico da Prússia
Mãe Sofia Joana de Isenburg

Carlos Frederico da Prússia (nome legal: Charles Frederick Franz Alexander von Preußen), nascido em 23 de janeiro de 2013, em Bremen, é descendente direto de Guilherme II da Alemanha, que abdicou em 1918, após a Primeira Guerra Mundial,[1] e também o primeiro na linha de sucessão ao extinto trono alemão, podendo suceder seu pai, Jorge Frederico da Prússia como o pretendente ao trono e até, se restaurada a monarquia, como imperador alemão e rei da Prússia. Tem um irmão gêmeo, Luis Ferdinando Cristiano Alberto.

Nascimento e família[editar | editar código-fonte]

Carlos e seu irmão gêmeo Luís Ferdinando nasceram em 23 de janeiro de 2013, filho de Jorge Frederico da Prússia e sua esposa Sofia Joana. Ambos se casaram em 2011 e são descendentes de monarcas depostos em 1918, na Revolução Alemã. Por seu pai, Carlos Frederico descende diretamente de monarcas como Guilherme II da Alemanha, a rainha Vitória (acunhada de Avó da Europa), Alexandre II da Rússia, dos reis da Prússia e condes de Hohenzollern. Por sua mãe descende de Leopoldo II, grão-duque da Toscana, descendente de vários monarcas europeus dos séculos XVI e XVII, como Jaime I da Inglaterra, Felipe II de Espanha, Carlos VI do Sacro Império, entre outros, fazendo estar ligado com toda a nobreza europeia atual, com os dois imperadores brasileiros e com o último imperador mexicano por mais de uma via, tanto paterna quanto materna.

Por ser o mais velho dos filho de Jorge Frederico, é o primeiro na linha de sucessão ao trono alemão, extinto com a abdicação de Guilherme II e a abolição da monarquia em 1918.

Títulos[editar | editar código-fonte]

  • 23 de janeiro de 2013: "Sua Alteza Imperial e Real, príncipe Carlos Frederico".

Ascendência[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Revolução Alemã». 22 de Abril de 2012. Consultado em 30 de novembro de 2013 
Carlos Frederico da Prússia
Casa de Hohenzollern
23 de janeiro de 2013 - incumbente
Precedido por:
-
Wappen Deutsches Reich - Reichsadler 1889.svg

Linha de sucessão ao trono alemão

(1ª posição)
2013 - presente
Sucedido por:
Luis Ferdinando