Casa dos Patudos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Casa dos Patudos - Museu de Alpiarça
Vista lateral da Casa dos Patudos.
Tipo Casa-museu
Inauguração 15 de maio de 1960 (56 anos)
Visitantes 11. 668 (2013)[1]
Curador Nuno Prates
Website http://www.casadospatudos.com/
Geografia
País  Portugal
Cidade Alpiarça

A Casa dos Patudos é uma casa-museu situada em Alpiarça, no distrito de Santarém, Portugal. Foi inaugurada como museu em 15 de maio de 1960.

A casa foi construída entre 1905 e 1909, e o autor do projeto foi o arquiteto Raul Lino, por encomenda de José Relvas.

Relvas legou a quinta dos Patudos e praticamente todos os seus demais bens ao município de Alpiarça por testamento de 1929. Entre várias vontades que são referidas nesse testamento, uma delas é que a Casa fosse conservada como museu, que é atualmente referido por especialistas como o mais importante museu autárquico do país e é procurado por muitos milhares de visitantes.

Nesta casa podemos encontrar obras de arquitetura, pintura, escultura e artes decorativas e suntuárias (azulejaria, porcelana, mobiliário, têxteis e outras) de autores portugueses e de outros países da Europa, com abordagem de "mestres de referência" de Espanha, França, Itália, Inglaterra, Alemanha, Bélgica, Países Baixos e também dos ricos núcleos de obras da Índia, Pérsia, China e Japão. O vasto leque cronológico estende-se desde os finais da Idade Média até aos inícios do século XX, oferecendo aos visitantes um percurso único e de grande interesse pelos grandes momentos da História da Arte.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Commons Imagens e media no Commons
Commons Categoria no Commons
  1. http://casadospatudos.blogspot.pt/2014/01/numero-de-visitantes-2013.html