Centro Universitário do Estado do Pará

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Centro Universitário do Estado do Pará
CESUPA
Lema Quem pensa no futuro faz CESUPA. [1]
Nomes anteriores Centro de Ensino Superior do Pará (até 14 de junho de 2002) [2]
Fundação 01 de outubro de 1986 (35 anos)
Tipo de instituição Privada
Mantenedora Associação Cultural e Educacional do Pará - ACEPA [3]
Localização Brasão de Belém.svg Belém, Brasão do Pará.svg Pará, Brasil
Reitor(a) Sérgio Fiuza de Mello Mendes [4]
Vice-reitor(a) João Paulo Mendes Filho [5]
Graduação 4.475 (2017)
Pós-graduação 105 (2017)
Campus Nazaré, José Malcher, Alcindo Cacela I, Alcindo Cacela II, Almirante Barroso
Cores da escola      Azul

     Branco
     Cinza

Página oficial www.cesupa.br

O Centro Universitário do Estado do Pará, também chamado Cesupa, é uma instituição de ensino superior brasileira, fundada em 1986 com cinco campi localizados na cidade de Belém, no estado do Pará.

Avaliada em nota 4 pelo Ministério da Educação (MEC), a instituição oferece cursos de graduação e pós-graduação nas áreas de ciências humanas, exatas e biológicas, nas modalidades presencial e a distância.

A instituição carrega como missão formar profissionais de qualidade que dominem a realidade local e o contexto global, por meio de um projeto educacional inovador.

Atualmente, mantém 16 cursos de graduação. Na pós-graduação, oferece 28 cursos de especialização, residências e 3 mestrados.

História[editar | editar código-fonte]

A Associação Cultural e Educacional do Pará - ACEPA, foi instituída em 01/10/1986, como instituição de Direito Privado, sem fins lucrativos, de caráter educacional, conforme estabelece sua Ata de Constituição. A Instituição tem como finalidade, entre outras, manter o Centro de Ensino Superior do Pará - CESUPA.

Ao  longo de sua trajetória o Centro de Ensino Superior do Pará recebe do Conselho Nacional de Educação, em 14 de junho de 2002, seu credenciamento como Centro Universitário, mediante a publicação, no Diário Oficial da União, da Portaria n.º 1728, de 13/06/02, passando a denominar-se Centro Universitário do Estado do Pará - CESUPA. A conquista alcançada representa o coroamento do trabalho até aqui desenvolvido pelo conjunto institucional e consagra o projeto educacional do CESUPA, construído com segurança e equilíbrio, e sintonizado com a realidade sócio-econômico-cultural de nossa comunidade.

O CESUPA, comprometido com os princípios de qualidade e de contemporaneidade, incorpora, em seu projeto acadêmico, essencialmente, as funções de ensino e extensão, contemplando a pesquisa em algumas áreas de sua atuação específica.

A proposta acadêmica do CESUPA vem sendo construída a partir de um caráter integrador, de modo a superar a dicotomia formação geral versus formação específica, reservando-se, a primeira, para a graduação e, a segunda, para a pós-graduação.

A idéia da integração, vale sublinhar, é a linha mestra do projeto acadêmico, ao lado da reorientação da atitude intelectual e da ação do futuro profissional do CESUPA. Essa concepção integradora envolve um tríplice aspecto: integração da teoria à prática, integração ensino-serviço e integração disciplinar.

Referências