Ceyhan

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde julho de 2011). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Turquia Ceyhan  
—  Distrito (ilçe)  —
Localização de Ceyhan na província de Adana
Localização de Ceyhan na província de Adana
Ceyhan está localizado em: Turquia
Ceyhan
Localização de Ceyhan na Turquia
Coordenadas 37° 02' N 35° 49' E
Região Mediterrâneo
Província Adana
Administração
 - Governador (kaymakam) Gürbüz Karakaş
 - Prefeito (belediye başkanı) Hüseyin Sözlü (MHP)
Área [1]
 - Distrito (ilçe) 1 444 km²
Altitude 30 m (98 pés)
População (2010)[2]
 - Distrito (ilçe) 158 729
    • Densidade 109,92/km2 
 - Urbana 105 879
Fuso horário EET (UTC+2)
 - Horário de verão EEST (UTC+3)
Código postal 01960
Prefixo telefónico 322
Sítio Governo distrital: www.ceyhan.gov.tr
Prefeitura: www.ceyhan.bel.tr

Ceyhan é uma cidade e distrito do sudeste da Turquia, situada na província de Adana e Região do Mediterrâneo. A área do distrito é de 1 444 km². Em 2010 tinha 158 729 habitantes (105 879 na área urbana). É a segunda cidade mais populosa da província, a seguir à capital, Adana.

Ceyhan é um importante centro de transporte para o petróleo e gás natural produzido no Médio Oriente, Ásia Central e Rússia.

O distrito situa-se na foz do rio Ceyhan, do qual tomou o nome, no centro da região de Çukurova (antiga Cilícia), 43 km a leste de Adana. O rio Ceyhan está represado em Aslantaş para controlar as cheias e irrigar a bacia em volta de Ceyhan.

Terminais petrolíferos[editar | editar código-fonte]

O porto marítimo de Ceyhan é o término do Oleoduto Baku-Tbilisi-Ceyhan (BTC), o qual transporta crude desde o Mar Cáspio atravessando o Azerbaijão e a Geórgia, e entrando na Turquia por nordeste. O oleoduto foir terminado em maio de 2005. O terminal tem sete depósitos, um cais com capacidade para carregar simultaneamente dois petroleiros de até 300 000 toneladas de porte uma estação de tratamento de águas residuais e instalações de incineração a vapor (burn-off).

O Terminal de Ceyhan é igualmente o destino do Oleoduto Kirkuk–Ceyhan e do futuro Oleoduto Samsun–Ceyhan. No futuro, Ceyhan será também o término do gasoduto de gás natural em projeto paralelo ao Oleoduto Kirkuk–Ceyhan e da extensão planeada entre Samsun e Ceyhan do Blue Stream, o qual transporta gás natural desde a Rússia para a Turquia através do Mar Negro.

Locais de interesse[editar | editar código-fonte]

  • Caravançarai de Kurtkulağı — construído em 1659 por Deli Hüseyin Paşa e pelo arquiteto Mehmed Ağa.
  • Yılankale (castelo das serpentes) — um dos castelos do Reino Arménio da Cilícia, construído numa rochedo íngreme no século XII, durante as Cruzadas, para controlar a planície de Çukurova e as rotas comerciais para oriente.
  • Tumlu Kale or Dumlukale — outro castelo

Cidades gémeas[editar | editar código-fonte]

Notas[editar | editar código-fonte]

  • Este artigo foi inicialmente traduzido do artigo da Wikipédia em inglês, cujo título é «Ceyhan», especificamente desta versão.

Referências

  1. «Districts of Turkey». www.statoids.com (em inglês). Administrative Divisions of Countries ("Statoids"). 2 de fevereiro de 2008. Arquivado desde o original em 26 de maio de 2010. Consultado em 26 de maio de 2010. 
  2. «Address based population registration system (ABPRS) database (2009)». www.tuik.gov.tr (em inglês). TURKSTAT. 
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Ceyhan