Charles Simonyi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Charles Simonyi
Charles Simonyi
Nascimento 10 de setembro de 1948 (75 anos)
Budapeste, Hungria
Nacionalidade Estados Unidos norte-americano
Carreira espacial
Turista da Space Adventures
Tempo no espaço 26d 14h 25m[1]
Seleção 2006[1]
Missões
Aposentadoria 2007[1]
2009[1]

Charles Simonyi (Budapeste, 10 de setembro de 1948) é um dos mais antigos programadores da Microsoft, famoso por ter criado a notação húngara. Na Universidade de Oxford foi criada a Cadeira Charles Simonyi para a Compreensão Pública da Ciência.

Simonyi foi o criador do Bravo, a primeira aplicação WYSIWYG. Deixou a Xerox para trabalhar para a Microsoft em 1981. Trabalhou na primeira versão do Word e no predecessor do Excel, o Multiplan.

Nascido na Hungria como Simonyi Károly e naturalizado norte-americano, ele foi o primeiro homem a ir duas vezes ao espaço como turista espacial, em 2007 e 2009, pagando cerca de 60 milhões de dólares pelas duas viagens.[2][3]

Turista espacial[editar | editar código-fonte]

Em 2007, tornou-se o quinto turista espacial a visitar a Estação Espacial Internacional após pagar algo entre 20 milhões de dólares para uma estadia de dez dias na ISS. Recebeu o treinamento na Cidade das Estrelas e viajou através da empresa de turismo espacial Space Adventures no dia 7 de Abril, a bordo da nave Soyuz TMA-10, retornando com um dia de atraso no dia 21 de abril, após uma estadia de quatorze dias na ISS.

A Nasa frequentemente tenta melhorar o menu para os astronautas. No ano de 2006, a missão foi alimentada com refeições preparadas pelo chef de televisão Emeril Lagasse.

Em seu caso, o cardápio foi selecionado pela empresária e apresentadora da TV norte-americana Martha Stewart, sua namorada na ocasião, e contou com codorna grelhada em vinho madrilenho, peito de pato, frango desfiado, parmesão e outras iguarias. As refeições foram preparadas por auxiliares do chef francês Alain Ducasse e embalados em recipientes de alumínio para a viagem.

"Embora a comida seja muito boa lá, é de certa forma básica e, após algumas semanas, tudo começa a ter o mesmo gosto. Tenho certeza que um pouco de variedade será bem-vinda", afirmou Simonyi dias antes da viagem.

Em 2009, ele tornou-se o primeiro turista espacial a ir ao espaço pela segunda vez, na missão Soyuz TMA-14 à ISS, viagem pela qual desembolsou cerca de 35 milhões de dólares.

Referências

  1. a b c d «Astronaut Biography: Charles Simonyi». 18 de abril de 2018. Consultado em 8 de agosto de 2021 
  2. OESP
  3. Tegraph,co.uk

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Charles Simonyi