Space adventures

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Space Adventures)
Ir para: navegação, pesquisa

Space Adventures é uma empresa norte-americana que vende com exclusividade viagens ao espaço nas cápsulas Soyuz da Agência Espacial Russa, com destino a Estação Espacial Internacional. Por vinte milhões de dólares, e depois de um treinamento rigoroso, um civil pode visitar a Estação Espacial Internacional (EEI ou ISS, na sigla em inglês) durante dez dias.

Em 28 de Abril 2001, o milionário estado-unidense Dennis Tito tornou-se o primeiro turista espacial da história ao viajar para a EEI. Seguiram-no outros dois aventureiros e uma mulher: o sul-africano Mark Shuttleworth, o norte-americano Gregory Olsen, a iraniano-americana Anousheh Ansari que viajou no lugar do japonês Daisuke Enomoto que não pode viajar por problemas médicos, e o mais recente, o americano Charles Simonyi.

Voos suborbitais[editar | editar código-fonte]

A empresa não se limita somente a voos de ligação à EEI, a empresa também abrirá um "spaceport" (porto espacial) nos Emirados Árabes Unidos, onde oferecerá voos suborbitais, que atingem altitude suficiente para se chegar ao espaço, mas não a velocidade suficiente para manter-se na órbita terrestre, ao custo de vinte mil dólares.

Para isto, usará um tipo de avião espacial com capacidade para cinco passageiros, além do piloto. O veículo será lançado de um avião, que o levará a dezoito mil metros de altitude, e a partir daí voara quase verticalmente até atingir a fronteira do espaço, a 100 km de altitude sobre a superfície terrestre, permitindo aos passageiros ver a escuridão sideral e experimentar os efeitos da falta da falta de gravidade durante cinco e dez minutos. Após isso o avião espacial aterrisa como um avião comum.

Os voos sub-orbitais receberam um forte estímulo em 2004, com o sucesso do SpaceShipOne, o primeiro veículo desenvolvido e financiado pelo setor privado para realizar um voo suborbital. O aparelho, dotado de um motor de foguete híbrido, também foi levado debaixo da asa de um avião a aproximadamente treze mil metros de altitude antes de ser lançado sozinho.

Clientes[editar | editar código-fonte]

Mark Shuttleworth no espaço

Esta é a lista de pessoas que voaram ao espaço pela Space Adventures. Todos os participantes decolaram e aterraram na Estação Espacial Internacional em naves Soyuz.

  1. EUA Dennis Tito
  2. África do Sul Mark Shuttleworth
  3. EUA Gregory Olsen
  4. Irã EUA Anousheh Ansari
  5. EUA Charles Simonyi

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]