Charqueada (São Paulo)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Charqueada
  Município do Brasil  
Símbolos
Bandeira de Charqueada
Bandeira
Brasão de armas de Charqueada
Brasão de armas
Hino
Gentílico charqueadense
Localização
Localização de Charqueada em São Paulo
Localização de Charqueada em São Paulo
Localização de Charqueada em São Paulo
Charqueada está localizado em: Brasil
Charqueada
Localização de Charqueada no Brasil
Mapa
Mapa de Charqueada
Coordenadas 22° 30' 36" S 47° 46' 40" O
País Brasil
Unidade federativa São Paulo
Municípios limítrofes Piracicaba, Ipeúna, Itirapina, São Pedro
Distância até a capital 180 km
História
Fundação 30 de dezembro de 1953
Administração
Prefeito(a) Romeu Antonio Verdi (2009 – 2012)
Características geográficas
Área total [1] 175,998 km²
População total (Censo IBGE/2010[2]) 15 086 hab.
Densidade 85,7 hab./km²
Clima Não disponível
Altitude 610 m
Fuso horário Hora de Brasília (UTC−3)
Indicadores
IDH (PNUD/2000[3]) 0,782 alto
PIB (IBGE/2008[4]) R$ 124 017,876 mil
PIB per capita (IBGE/2008[4]) R$ 8 152,10

Charqueada é um município brasileiro do estado de São Paulo. Localiza-se a uma latitude 22º30'35" sul e a uma longitude 47º46'41" oeste, estando a uma altitude de 610 metros. Sua população estimada em 2010 era de 15 085 habitantes.

Possui uma área de 175,998 km².

História

Em 1.859, as terras, onde provavelmente está localizado o município pertenciam ao Sr. Luís Antonio de Souza Barros, que também era proprietário de uma colônia denominada São Lourenço. São dessas mesma época, as fazendas Covitinga e Buri, que mais tarde passou a chamar-se Bery, e a Fazenda Santo Antonio. As duas primeiras tiveram como um dos seus mais antigos proprietários, o Dr. José Elias Pacheco Jordão; a última era de propriedades do Sr. Elias Silveira Leite.

Uma escritura de cartório do primeiro ofício de Piracicaba menciona o nome de Uacuri, para as terras que talvez constituíram a zona de Charqueada. Uacuri, segundo Plínio Airosa, em “Noções de tupi”, significa: Ua = haste, talo, Caule, e curi = pinhão, pinheiro.

ORIGEM DO NOME – Sendo a zona um sertão bruto e de caça abundante, atraia numerosos caçadores que certa vez tiveram que Charqueada a carne para não perde-la, daí surgindo Charqueada, lugar onde foi feita a Charqueada.

Por volta do ano de 1.886, as pontas dos trilhos da Ituana, mais tarde E.F. Sorocabana, atingiam Charqueada, fazendo aí ponto terminal, até quando chegava à São Pedro.

Quando a Ituana estava em construção em Charqueada, o Sr. Luís Antonio de Souza Barros construiu uma casa para armazém de secos e molhados e hospedaria, nas imediações da estação. Existia também, no local um rancho de pousada para tropeiros, transformado, depois em acampamento dos operários que trabalhavam nas construção da Estrada de Ferro. Alguns anos depois, o armazém era vendido a Paulino Teixeira Escolar, que por sua vez, vendeu-o a Antonio Furlan, homem benemérito e considerado o legítimo fundador de Charqueada. A partir de 1894, Antonio Furlan montou uma olaria e deu início a construção de casa para hotel, para pedreiro, ferreiro e farmácia. Montou, também uma máquina de beneficiar café e arroz e uma serraria; adquiriu arados que foram utilizados pela primeira vez na região. Dentre as famílias que povoaram o local e que eram constituídas de lavradores, ferreiro, pedreiros, oleiros, etc. Destacamos os Dalprat, Lorandi, Di Bene, Ciaramello, Callegaro e Roccia e muitos outras.

Em 1.901, foi construída e instalada a primeira escola Primária Municipal, pelo Sr. Antonio Furlan, que Também pagava os vencimentos da primeira professora, Senhora Carolina de Oliveira Cintra, até 1.907, quando a prefeitura de Piracicaba assumiu o encargo. Entre 1902 e 1903, Antonio Furlan fez construir a primeira capela. Em 1.905, 27 setembro, era criado o Distrito Policial e, em 1.907, a Paróquia. Os terrenos necessários para a construção da igreja matriz e do cemitério foram doados por José Ferreira de Carvalho. O distrito de paz, de Charqueada foi criado no município e comarca de Piracicaba, pela Lei N.º. 1.251, de 18 de agosto de 1.911, sendo o primeiro Juiz de paz, o Sr. Antonio Furlan e o primeiro escrivão, Antonio Cintra. Foi elevado a Município na mesma comarca, com sede na Vila de Igual nome e com o território do respectivo distrito, pela Lei N.º. 2.456, de 30 de dezembro de 1.953, posta em execução em 1 de janeiro de 1.955. O município ficou construído de um único distrito, o de Charqueada. (informação tirada do site: http://www.charqueada.sp.gov.br)

Geografia

VEGETAÇÃO Segundo o Instituto Florestal de São Paulo podemos encontrar no município de Charqueada as seguintes formas vegetativas: - Capoeira - Mata - Eucalipto - Pinus - Formações arbóreas com áreas menores que a unidade mínima de classificação temática.

Todavia Segundo SANCHEZ (1971) encontramos na região espécies vegetais que variam de acordo com as características de tropicalidade climática e do tipo de solo: ·Mata Latifoliada Tropical; ·Mata Galeria; · Vegetação Higrófila; ·Formações Campestres.

São encontradas áreas de pastagem, cultura de cana-de-açúcar, silvicultura, mata, fruticultura, cerrado. Próximo as cuestas observa-se o reflorestamento de espécies vegetais exóticas como o eucalipto, pinus, além de fragmentos remanescentes de mata original.

CLIMA Clima: Tropical com duas estações bem definidas.

Temperatura Média: Mínimas de 08 °C e máximas de 36 °C de temperatura.

Precipitação Pluviométrica: aproximadamente 1500 mm/ ano O município apresenta um período chuvoso nos primeiros e últimos meses do ano, e um período sensivelmente mais seco nos demais meses. A posição e altitude da Serra de Itaqueri constituem importantes fatores que modificam as características do clima do município, além da diminuição da temperatura provocada pelo aumento da altitude. No município de Charqueada a altitude é de 600 metros e no alto da Serra de Itaqueri a altitude fica em torno de 900 metros. Deve-se considerar o efeito orográfico em relação aos deslocamentos das massas de ar, com consequentes das chuvas mais abundantes nos rebordos escarpados e no seu reverso imediato.

PEDOLOGIA Segundo o Instituto Agronômico de Campinas - IAC (1989) a pedologia do município de Charqueada é caracterizada pelos seguintes tipos de solo: · Solos Gleizados; · Solos Litólicos; · Areia Quartzosa; · Terra Roxa Estruturada; · Latossolos Vermelho-Escuros; ·Podzólicos Vermelho-Amarelos; · Podzólicos Vermelho-Escuros; ·Latossolos Vermelho-Amarelos;

GEOMORFOLOGIA O município se encontra na unidade morfológica da Depressão Periférica Paulista, apresentando formas colinosas, cujos topos tabulares oscilam entre 500 metros a 600 metros de altitude, tendo a presença de "almofadões" resultantes do trabalho erosivo dos rios e das águas pluviais, predominantemente nos terrenos arenosos, com todo o trecho da Depressão Periférica Paulista drenado pelos rios tributários do Rio Piracicaba.

Na Geomorfologia da área em estudo encontramos a presença de cuestas, ou seja, um conjunto de formas definindo um sistema complementar de relevo nas bordas das depressões periféricas.

HIDROGRAFIA A área do município de Charqueada fica localizada na Bacia do Rio Piracicaba.

A região da Bacia do Rio Piracicaba faz parte do Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí CBH-PCJ que foi criado pela Lei nº 7663, de 30 de dezembro de 1991, sendo órgão colegiado, consultivo e deliberativo, de nível regional e estratégico do Sistema Integrado de Gerenciamento de Recursos Hídricos - SIGRH, com atuação nas Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí.

Com relação a hidrografia do município segundo SANCHES (1971), apresenta uma rede bastante densa, a hierarquia é dominada pelo Rio Piracicaba para qual flui a maioria dos rios do município, com afluentes do Rio Piracicaba temos na área os rios Corumbataí, que aparece apenas num pequeno trecho no sudeste do município, e o Araquá, que aparece na porção leste.

Encontramos a presença tanto na área da Serra de Itaqueri, como em outras partes do município, de cachoeiras e nascentes de água potável e bicarbonatada "Almeida Salles".

Demografia

Dados do Censo - 2000

População total: 13.037

  • Urbana: 11.719
  • Rural: 1.318
  • Homens: 6.561
  • Mulheres: 6.476

Densidade demográfica (hab./km²): 74,07

Mortalidade infantil até 1 ano (por mil): 16,72

Expectativa de vida (anos): 70,77

Taxa de fecundidade (filhos por mulher): 2,52

Taxa de alfabetização: 90,58%

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M): 0,782

  • IDH-M Renda: 0,713
  • IDH-M Longevidade: 0,763
  • IDH-M Educação: 0,869

(Fonte: IPEADATA)

Hidrografia

Rodovias

Administração

Referências

  1. IBGE (10 out. 2002). «Área territorial oficial». Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Consultado em 5 dez. 2010 
  2. «Censo Populacional 2010». Censo Populacional 2010. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 29 de novembro de 2010. Consultado em 11 de dezembro de 2010 
  3. «Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil». Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2000. Consultado em 11 de outubro de 2008 
  4. a b «Produto Interno Bruto dos Municípios 2004-2008». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Consultado em 11 dez. 2010 

Ver também

Ligações externas

Predefinição:Mesorregião de Piracicaba