Grifo (ferramenta)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Chave grifo)
Um grifo simples.

Grifo também denominado griffo, chave grifo, chave Stillson, chave de cano ou chave de tubos, chave de bombeiro hidráulico, é uma ferramenta regulável usada para apertar, peças, porcas, canos entre outros ou afrouxar com torques onde a opção manual não seria capaz. Utilizado para ajustes onde requer a aplicação de um torque consideravelmente alto. Existe em vários tamanhos, tais como 8,10, 12, 14, 18, ​​24, 34, 36, 48 polegadas entre outros. Foi patenteada em 31 de outubro de 1865 por Daniel Chapman Stillson sob número 95744.

Operação[editar | editar código-fonte]

Duas medidas, uma de 34 polegadas e outra de 12.

Serve para girar e encaixar as roscas dos canos e outros auxiliando com torque manual amplificado. Turquesas são utlizadas em encanações com materias ferrosos e plásticos. O desenho da mandíbula da ferramenta faz com que a ferramenta trave no cano, auxiliando o torque. Mas para isso é necessário posicionar a ferramenta na direção do torque desejado, pois só funciona para uma direção.

Esta chave tem uma grande versatilidade de ajustar as dimensões da boca, através de um sistema similar a chave inglesa, constituído por: o corpo da chave (que é também parte da base que pressiona o elemento), um fecho de correr acoplado com o outra base de fixação e um anel roscado por dentro. Por rotação do anel com rosca, o fecho de correr com um aperto dos suportes é fechado ou aberto, dando ao diâmetro desejado para o ajustamento. A maioria dessas chaves tem duas molas (eles são como suspensões), que servem para o conjunto de aperto não ficar oscilante.

Em adição a estas qualidades, os dentes da chave tendo a forma de um torno, torna-a capaz de segurar firmemente sem deslizamento das peças, tais como tubos lisos e parafusos desgastados.

História[editar | editar código-fonte]

Em 1870 Daniel C. Stillson chegou a um ajuste perfeito dos componentes , e cria um padrão universal para todos os tamanhos. Sua invenção foi lançada com a assinatura de Walworth e é usada sob a técnica do mesmo projeto.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre ferramentas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.