Chelydridae

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Como ler uma infocaixa de taxonomiaChelydridae
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Ordem: Testudinata
Família: Chelydridae
Géneros
ver texto

Chelydridae é uma família de tartarugas típicas das Américas. O grupo contém diversos géneros, mas apenas dois monotípicos são extantes. A família Chelydridae tem, portanto, apenas duas espécies.

As duas espécies de quelidrídeos caracterizam-se pela cabeça relativamente grande e pelas patas, que não retraem totalmente dentro da carapaça. Têm mandíbulas fortes, em forma de gancho, e cauda comprida. O plastrão é pequeno e cruciforme. A Chelydra serpentina habita a América do Norte, da costa do Golfo do México até o sul do Canadá e para oeste até o Colorado. Tem comprimento médio de 45 cm. A Macrochelys temminckii é maior, com 66 cm de comprimento médio, e habita as zonas entre o Illinois e a Georgia.

A família Chelydridae tem uma longa história paleontológica. São conhecidos diversos exemplares fóssies de quelidrídeos das Américas, Ásia e Europa. A espécie mais antiga de quelidrídeo que se conhece é a Emarginachelys cretacea, descoberta em formações do Maastrichtiano (Cretácico) do estado de Montana. O género Chelydropsis inclui as espécies europeias, que viveram entre o Oligocénico e o Pliocénico. Os dois géneros extantes Macrochelys e Chelydra surgiram no Miocénico e Pleistocénico, respectivamente[1].

Taxonomia[editar | editar código-fonte]

A espécie Platysternon megacephalum da Ásia, é por vezes incluida neste grupo. O IUCN considera-a numa família à parte[2].

Referências

  1. Pecor, K. 2006. Chelydridae, Animal Diversity Web. Acedido em 13.10.2007. (em inglês)
  2. Platysternon megacephalum (IUCN) 13.10.2007 (em inglês)
Ícone de esboço Este artigo sobre tartarugas, integrado no Projeto Anfíbios e Répteis é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.