Criação literária

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém uma ou mais fontes no fim do texto, mas nenhuma é citada no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde junho de 2014)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.

Criação literária é o processo através do qual se produz a literatura e abrange estudo e exercício prático dos gêneros, espécies e formas literárias.

Oficina Literária[editar | editar código-fonte]

Trata-se de uma atividade exercida há muito tempo, porém só formalizada em cursos no início do século XX. O nome mais comum adotado para esta prática é Oficina Literária, mas encontramos, também, termos sinônimos, tais como: escola de escritores, laboratório de textos, de redação criativa, etc. Os norte-americanos talvez sejam o povo onde tais cursos são mais disseminados. Eles denominam o curso de creative writing e incluíram-no em seus cursos regulares nas faculdades de letras desde a década de 1930. Na França os denominados ateliers d`ecritures também recebem tratamento semelhante. Atualmente, no Brasil, temos verificado uma proliferação destes cursos ministrados dentro e fora do meio universitário.

Referências[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre literatura é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.