Curso sequencial

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Cursos sequenciais são uma modalidade de ensino posicionada no nível superior, regulamentada pelo Ministério da Educação, que tem como objetivo fornecer uma formação profissional a certo prazo, levando em conta o nível de ensino dos estudantes. Os cursos sequenciais podem ser caracterizados pela rapidez com que ocorrem (com uma duração de até dois anos) e pelo tipo de formação que atribuem. Em virtude disso, os cursos sequenciais eram altamente procurados por estudantes que acabaram de terminar o ensino médio, e que desejavam logo obter uma formação específica, ou outra consistente, para auxiliá-los a ingressar no mercado de trabalho (o que agora não é mais possível no caso da específica após nova resolução/MEC em 2017[1]). Os cursos sequenciais eram divididos em duas modalidades distintas: os cursos sequenciais da já citada formação específica, que ao final forneciam um diploma que atestava a especialização na área, e os cursos sequenciais menores - Minor[2][3] - (complementação de estudos), que fornecem ainda (conforme resolução supramencionada, CNE/CES Nº 1/2017) certificado de conclusão - agora só para quem já chegou a iniciar a graduação (o que antes também era considerado um curso Superior, pós-médio).[4][5]

Referências

  1. «RESOLUÇÃO Nº 1, DE 22 DE MAIO DE 2017». Ministério da Educação (Brasil). 22 de maio de 2017. Consultado em 15 de julho de 2017. 
  2. Curso Sequencial de Complementação de Estudos é tido como Minor - UFF (Universidade Federal Fluminense): Determinação "... Nº. 014 de 30 de dezembro de2016.", art. 1º, "d) (...) curso Sequencial de Complementação de Estudos (...) (Minor);"
  3. Universidade Federal Fluminense (UFF)[1]/Departamento de Empreendedorismo e Gestão (STE) - Minor[2]: "[...] é uma formação complementar em nível de graduação." [3]
  4. «Curso seqüencial é o mesmo que curso de graduação?». UOL. Consultado em 24 de maio de 2016. 
  5. «Cursos sequenciais no ensino superior» (PDF). Ministério da Educação. Consultado em 24 de maio de 2016. 
Ícone de esboço Este artigo sobre educação ou sobre um educador é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.