Lista de bairros de Nova Iguaçu

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Danon)
Ir para: navegação, pesquisa

A atual Divisão administrativa da cidade de Nova Iguaçu configurou-se a partir da publicação da Lei Municipal [1] que instituiu o Plano Diretor Participativo e o Sistema de Gestão Integrada e Participativa da Cidade de Nova Iguaçu. A cidade é dividida administrativamente em Unidades Regionais de Governo (URGs) e bairros. A organização da cidade de Nova Iguaçu obedece, além do Plano Diretor, à Lei do Abairramento[2] e à delimitação dos bairros regulamentada por decretos.[3][4][nota 1]

Em 1997, o município de Nova Iguaçu passou a denominar-se Cidade de Nova Iguaçu pela Lei Complementar 6, e foi dividido administrativamente em nove URGs (Unidades Regionais de Governo), cada uma delas, por sua vez, dividida em bairros. Há, oficialmente, 69 bairros.[5] A divisão política oficial da cidade leva em conta tanto características histórico-culturais dos diferentes bairros de Nova Iguaçu como fatores de ordem prática ou natural (como a divisão de duas URGs em uma avenida importante ou um rio, por exemplo).

Wikisource
O Wikisource contém fontes primárias relacionadas com Decreto Municipal de Nova Iguaçu 6629 de 2003

Bairros não oficiais[editar | editar código-fonte]

Atualmente na cidade, há inúmeros loteamentos considerados "bairros não oficiais" ou "sub-bairros" pela população, pois não estão relacionados na legislação atual. Porém, são assim considerados por suas características peculiares, que conferem status de localização espacial, e muitos são citados pela prefeitura em veículos oficiais.

O atual plano diretor da cidade,[1] publicado em junho de 2011, prevê que o poder executivo, após 180 dias, revise a delimitação dos bairros e unidades regionais de governo da cidade, promovendo discussões em todos os bairros com a sociedade civil. Prevê, ainda, a realização de audiências públicas para a discussão do projeto de lei a ser enviado à Câmara de Vereadores.

Dentre os diversos bairros não oficiais e sub-bairros de Nova Iguaçu, estão os listados abaixo:

As Unidades Regionais de Governo de Nova Iguaçu[editar | editar código-fonte]

URG Centro[editar | editar código-fonte]

A URG Centro pertence ao Setor Integrado de Planejamento do Centro e possui uma área total de 40,0877 quilômetro quadrados e 175 562 habitantes.[6] É composta pelos bairros: Centro, Califórnia, Vila Nova, Caonze, Bairro da Luz, Santa Eugênia, Jardim Iguaçu, Chacrinha, Moquetá, Viga, Rancho Novo, Vila Operária, Engenho Pequeno, Jardim Tropical e Prata.[7]

Entre os bairros não oficiais, estão: Jardim Esplanada; Bairro Bandeirantes e Divisa (Santa Eugênia); Caioaba (Vila Operária); Faculdade (Bairro da Luz); Marco II (Jardim Alvorada) e Monte Líbano (Jardim Tropical).

URG Posse[editar | editar código-fonte]

A URG Posse possui uma área total de 15,8682 quilômetros quadrados e é composta pelos bairros: Posse, Cerâmica, Ponto Chic, Ambaí, Nova América, Carmary, Três Corações, Kennedy, Parque Flora e Bairro Botafogo.

Entre os bairros não oficiais, estão: Juriti (entre Posse), Caiçara (entre Posse e Carmary) e Cobrex (oficialmente Bairro Botafogo), entre outros.

URG Comendador Soares[editar | editar código-fonte]

A URG Comendador Soares possui uma área total de 13,089 quilômetros quadrados e é composta pelos bairros: Comendador Soares, Ouro Verde, Jardim Alvorada, Danon, Jardim Palmares, Rosa dos Ventos, Jardim Pernambuco e Jardim Nova Era.

Entre os bairros não oficiais, estão:Jardim Pitoresco (Nova Era); Ouro Preto (Comendador Soares)

URG Cabuçu[editar | editar código-fonte]

A Unidade Regional de Governo de Cabuçu — URG IV possui 74,56 quilômetros quadrados de área e 76 350 habitantes,[6] e engloba os bairros de Cabuçu, Palhada, Valverde, Marapicu, Lagoinha, Campo Alegre e Ipiranga.[7]

Entre os bairros não oficiais, estão: Aliança e Jardim Laranjeiras.

URG Km 32[editar | editar código-fonte]

A URG Km 32 possui uma área total de 30,4140 quilômetros quadrados e é composta pelos bairros: Km 32, Paraíso, Jardim Guandu e Prados Verdes.

URG Austin[editar | editar código-fonte]

A URG Austin possui uma área total de 33,8348 quilômetros quadrados e é composta pelos bairros: Austin, Riachão, Inconfidência, Carlos Sampaio, Tinguazinho, Cacuia, Rodilândia e Guimarães. Entre os bairros não oficiais na unidade regional de governo, estão: Três Marias (URG Cabuçu); Jardim Roma (Riachão); Três Fontes (Carlos Sampaio); e Praça do Batuta (Austin).

URG Vila de Cava[editar | editar código-fonte]

A URG Vila de Cava possui uma área total de 30,8867 quilômetros quadrados e é composta pelos bairros: Vila de Cava, Santa Rita, Rancho Fundo, Figueira, Iguaçu Velho, Jardim Corumbá e Jardim Mato Grosso.

Entre os bairros não oficiais, estão: Bairro Amaral; Monte Castelo; Jardim Nazaré, Nova Brasília (Vila de Cava); Gerard Danon ; Vila Iguaçuana e Jardim Marilice.

URG Miguel Couto[editar | editar código-fonte]

A URG Miguel Couto possui uma área total de 16,6876 quilômetros quadrados e é composta pelos bairros: Miguel Couto, Boa Esperança, Parque Ambaí, Grama e Geneciano.

URG Tinguá[editar | editar código-fonte]

A URG Tinguá possui uma área total de 253,294 quilômetros quadrados e é composta pelos bairros: Tinguá, Montevidéu, Adrianópolis, Rio d'Ouro e Jaceruba. Nesta região está localizada a Reserva Biológica Federal do Tinguá (REBIO Tinguá), unidade de proteção integral instituída pelo Governo Federal, com uma área de 26 000 hectares. Margeando a REBIO do Tinguá, encontramos as Áreas de Proteção Ambiental de Jaceruba, Rio d'Ouro e Tinguá, todas instituídas por leis municipais.

Entre os bairros não oficiais, está Cidade Jardim Parque Estoril.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikisource
O Wikisource contém fontes primárias relacionadas com Lei Municipal de Nova Iguaçu 2 952 de 1998

Referências

  1. a b Lei Municipal nº 4 092, de 28 de junho de 2011
  2. Lei Municipal nº 2 952, de 17 de dezembro de 1998
  3. Decreto Municipal nº 6 083, de 12 de janeiro de 1999
  4. Decreto Municipal nº 6 629, de 17 de fevereiro de 2003
  5. Prefeitura de Nova Iguaçu. página oficial http://web.archive.org/web/20101019023349/http://www.novaiguacu.rj.gov.br/bairros.php. Arquivado desde o original em 19.10.2010.  Falta o |titulo= (Ajuda)
  6. a b «Atlas escolar da cidade de Nova Iguaçu» (pdf). Site da Prefeitura de Nova Iguaçu. 2004. Consultado em 25/10/2012. 
  7. a b «Dados dos bairros de Nova Iguaçu». Site da Prefeitura de Nova Iguaçu. 2004. Consultado em 25/10/2012. 

Notas

  1. Antes da emancipação de Mesquita, em 1999, havia as Unidades Regionais de Governo: Mesquita (URG IV), Banco de Areia (URG V) e Chatuba (URG VI). Atualmente, todas essas URGs fazem parte do novo município. Na data da promulgação desta lei, o território do atual município de Mesquita ainda fazia parte de Nova Iguaçu, portanto, bairros que atualmente fazem parte de Mesquita ainda são listados pela legislação em vigor como fazendo parte de Nova Iguaçu. Para todos os efeitos, permanecem nessa lista somente os bairros que estão dentro do município de Nova Iguaçu atualmente.