Três Marias (Nova Iguaçu)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Para outros significados, veja Três Marias (desambiguação).

Três Marias é um bairro do município de Nova Iguaçu, antes pertencente ao Cabuçu, hoje parte de Campo Alegre. Faz divisa com Queimados.

Ainda não é reconhecido pelo abairramento oficial da cidade, mas sua existência já é reconhecida por órgãos internos da Prefeitura de Nova Iguaçu.[1][2]

Infraestrutura[editar | editar código-fonte]

O bairro tem aproximadamente 100.000 m², é cercado por uma vasta vegetação e possui um córrego. Ainda não é urbanizado, não tem saneamento básico, nem posto de saúde, obrigando as pessoas a se deslocarem para outros locais como Cabuçu, Vila Americana ou Queimados receber atendimento.

Ainda não possui escola de nível estadual, apenas a Escola Municipal Três Marias que era a particular "Cecília Meireles" e agora pertence à prefeitura de Nova Iguaçu, beneficiando centenas de crianças que iam para outros bairros para estudar.

No Bairro Três Marias se encontram: 2 lan houses, 3 Padarias, 2 mercearias, salão de cabeleireiro, igreja católica cuja padroeira é Nossa Senhora Aparecida,Adventista, Assembléia de Deus, entre outras. Terreiros de candomblé e religiões afro-brasileiras também são encontradas nesse bairro.

Além disso, no bairro Três Marias foi construído e parcialmente inaugurado o Parque Aquático Paradiso Clube.

Durante a década de 2010, recebeu obras de infra-estrutura previstas no Programa de Aceleração do Crescimento.[1]

Transporte[editar | editar código-fonte]

Do Três Marias saem linhas de ônibus e kombis para o centro da cidade, e passam outras com destino ao bairro Cabuçu, a cidade de Queimados e para a Cidade do Rio de Janeiro.

Subdivisões[editar | editar código-fonte]

Morro do Querosene[editar | editar código-fonte]

No bairro existem umas casas que eram da Caixa Econômica Federal. Essas casas foram abandonadas pela Caixa e invadidas por pessoas pobres, que por sua vez vendiam barato com medo de a Caixa querer as casas de volta. Fazem parte do local as ruas: dos Altos, Porto Novo, Novo Portugal, Nova Brasília, além da estrada Passa-Vinte que dá acesso ao morro (que não é favela).

O local é conhecido como Morro do Querosene porque antes de 1992 o morro que fica no fim do bairro, já na divisa com Queimados, não tinha energia elétrica. Então, os moradores para não ficarem sem luz à noite, usavam lamparinas à base de querosene, que lá de baixo eram observadas pelos moradores do bairro que apelidaram o local de Morro do Querosene.

Referências

  1. a b O Globo. «O PAC em Nova Iguaçu» (PDF). Consultado em 14 de setembro de 2014. Cópia arquivada (PDF) em 14 de setembro de 2014 
  2. «Diário Oficial do Rio de Janeiro» (PDF). Diário Oficial. 30 de maio de 2014. p. 3. Consultado em 14 de setembro de 2014. Cópia arquivada (PDF) em 14 de setembro de 2014. A Prefeitura da Cidade de Nova Iguaçu, torna público que selecionará através da Concorrência Pública, para [...] NO BAIRRO TRÊS MARIAS