Vila Nova (Nova Iguaçu)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Vila Nova
  Bairro do Brasil  
Mapa de Vila Nova
Mapa de Vila Nova
Mapa de Vila Nova
Localização
Unidade federativa  Rio de Janeiro
Município Nova Iguaçu
Características geográficas
População total 9 009 hab.
Fonte: Prefeitura de Nova Iguaçu e IBGE


Vila Nova é um bairro da região central de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.[1]

Geografia[editar | editar código-fonte]

Faz divisa com o município de Mesquita através da Avenida Carlos Marques Rollo que é um dos maiores polos automotivos de Nova Iguaçu, sobretudo com as revendedoras de carros existentes na via.

Localizada na Rua José do Patrocínio está a Igreja do Sagrado Coração de Jesus. O bairro possui ainda alguns bares e restaurantes que atraem muito frequentadores como a pizzaria "Maktub" (Rua Emília Mathias), Churrascaria "Tenda do Churrasco na Pedra" (Rua José do Patrocínio), além do Bar do Davi.[2] A Praça do Cajueiros é a grande área de lazer do bairro, onde acontecem várias atividades esportivas.

Delimitação[editar | editar código-fonte]

Wikisource
Wikisource
A Wikisource contém fontes primárias relacionadas com Decreto Municipal de Nova Iguaçu 6629 de 2003

003 - BAIRRO VILA NOVA - Começa no encontro da Estr. Dr. Plínio Casado com a BR116 – Rod. Presidente Dutra. O limite segue pelo eixo da BR116 – Rod. Presidente Dutra até a Divisa municipal com o Município de Mesquita - Lei n.º 3253, de 25 de setembro de 1999, segue por esta divisa (no sentido Sudoeste) até a Via Light, segue pelo eixo desta até a Rua Manoel da Silva Falcão (antiga Rua Capitão Sena), segue por esta (excluída) até a Rua José Venâncio de Souza, segue por esta (excluída) até a Rua Oscar Soares (trecho da antiga Estr. Dr. Plínio Casado), segue por esta (excluída) até a Estr. Dr. Plínio Casado, segue por esta (excluída) até o ponto inicial desta descrição.

História[editar | editar código-fonte]

Em 1961, foi inaugurada a estação ferroviária de Vila Nova, que posteriormente teve seu nome alterado para "Presidente Juscelino"[3] Após a mudança de nome, a área mais próxima da estação recebeu o nome de Juscelino, separando-se do restante do bairro.

Em 1998, Juscelino e Vila Nova estavam entre os bairros intgrantes da URG I Centro.[4] Com a separação de Mesquita em 1999, Juscelino passou a fazer parte do novo município, enquanto Vila Nova permaneceu em Nova Iguaçu.

Referências

  1. Prefeitura. «bairros». Consultado em 2 de abril de 2013. Arquivado do original em 19 de junho de 2012 
  2. Consultar CEP. «Vila Nova, Nova Iguaçu - RJ». Consultado em 4 de janeiro de 2013 
  3. Ralph Mennucci Giesbrecht (20 de agosto de 2009). «Estação Presidente Juscelino (antiga Vila Nova)». Consultado em 4 de janeiro de 2013 
  4. Lei Municipal nº 2.952, de 17 de dezembro de 1998
Este artigo é um esboço sobre a cidade de Nova Iguaçu. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.