Debelah Morgan

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Debelah Morgan
Nascimento 29 de setembro de 1977 (46 anos)
Detroit
Cidadania Estados Unidos
Ocupação cantora, cantautora, compositora
Instrumento voz

Debelah Morgan (Detroit, Michigan, 29 de setembro de 1977) é uma cantora e compositora norte-americana.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Filha de mãe indiana e pai afro-americano, Debelah começou a ter aulas de piano aos 3 anos de idade, o que a motivou também a cantar. Quando sua família se mudou para o Arizona, Debelah, aos 15 anos, ganhou vários concursos de beleza e organizou um coral em sua escola. Adulta, se formou em Performance Vocal.

Seu primeiro álbum, Debelah, foi lançado pela Atlantic Records em 1994 somente nos EUA e no Japão e nunca teve promoção. Um único single foi lançado, "Take it easy", sem alcançar grande destaque nos charts. Após o lançamento desse álbum, Debelah teve seu contrato rescindido com a Atlantic.

Em 1998 assinou um novo contrato com a Motown Records, lançando o álbum It’s Not Over, tendo como singles bem sucedidos Yesterday (pico de #56 no Billboard Hot 100) e I Love You, esta última sucesso no Brasil e trilha sonora da novela Pecado Capital.

Com a venda da Motown Records para a Universal Records, Debelah novamente teve seu contrato rescindido. Mas em 2000 surge com toda garra, novamente contratada pela Atlantic Records, lançando Dance With Me, o álbum mais bem sucedido de sua carreira e que lhe deu seu primeiro single top 10 na Billboard, Dance With Me, que chegou ao 8º lugar naquela parada.

Sem promoção, sem marketing e sem ninguém acreditar no seu talento, lançou apenas na Austrália o segundo single, I Remember, que não teve grande divulgação comercial.

Desligada novamente da Atlantic Records, Debelah dedicou-se à composição, algo que fazia desde seu primeiro álbum em parceria com seu irmão Giloh Morgan. Suas últimas contribuições foram para a cantora Chante Moore em 2003 (letra e backing vocal em Tonight) e duas canções lançadas em 2005 na trilha do filme Road Kings, intituladas Fly Free e a regravação do clássico I’ll take you there.

Ainda em 2005, de acordo com o site FreeWebs, Debelah Morgan gravou o álbum A light at the end of the tunnel, que não foi lançado comercialmente. Há inclusive a informação de um single, Just as I am. Debelah confirmou via Facebook que o álbum foi feito por uma gravadora independente e vendido em cultos cristãos.

No site Facebook há um perfil público de Debelah Morgan, perfil esse verificado como autêntico.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Singles[editar | editar código-fonte]

  • 1994: Take it easy
  • 1998: Yesterday / I Love You
  • 2000: Dance With Me / I Remember

Ligações externas[editar | editar código-fonte]