Delft

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Localização de Delft nos Países Baixos
Portal A Wikipédia possui o
Portal dos Países Baixos

Delft é uma cidade dos Países Baixos, localizada na província da Holanda do Sul, a 9 km da Haia e 18 km de Roterdão. É um dos centros mais antigos do país, tendo já sido mencionada em 1062. Delft foi palco, em 1584, do assassinato do stathouder Guilherme I o Taciturno, por um fanático católico. O belo mausoléu de Taciturno encontra-se na Nieuwe Kerk, antiga igreja de Santa Úrsula, hoje transformada em templo protestante, onde se ergueu também o túmulo de Hugo Grotius, e os túmulos dos monarcas holandeses.

Pátria do pintor Jan Vermeer, Delft também se fez famosa por suas fábricas de faiança, que datam de meados do século XVII. O apogeu dessa indústria, que se inspirou, inicialmente, em modelos chineses, situa-se entre 1680 e 1740, tendo sido Abraham de Coog seu mestre principal. Toda a cerâmica européia sofreu influências da de Delft. A produção do velho centro industrial se diversificou, incluindo papel pintado, gengibre, couro, vidro, vinagre, tabaco, sabão e lêvedo de cerveja. Delf hospeda ainda uma das universidades técnicas mais renomeadas da Europa, a Universidade Técnica de Delft.

A Câmara Municipal (Stadhuis) de Delft.

Turismo[editar | editar código-fonte]

  • Mercado de 5ª feira na praça central da cidade
  • Mercado de Sábado numa praça secundária no centro de Delft
  • Bolachas típicas Stroopwafels (tremendamente doces, mas deliciosas)
  • Queijo Gouda
  • Porcelana típica azul (Delft Blue) e de outras cores de inspirações italianas e orientais. A porcelana 100% pintada à mão é sempre acompanhada de um certificado com o número da peça, por isso, se é turista, tenha em atenção para não ser enganado.

Personalidades célebres[editar | editar código-fonte]

Mulher com o brinco de pérola, por Johannes Vermeer.

O segundo pintor neerlandês mais famoso do século XVII, Johannes Vermeer, nasceu e viveu toda a sua vida na cidade de Delft. Antonie van Leeuwenhoek, um dos precursores da observação microscópica no século XVII, nasceu e viveu em Delft.

Ícone de esboço Este artigo sobre a geografia dos Países Baixos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.