Demétrio Paleólogo (filho de Andrônico II)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Para o filho de Manuel II Paleólogo e déspota da Moreia, veja Demétrio Paleólogo.
Demétrio Ângelo Ducas Paleólogo
Nascimento 1295
Morte Após 1343
Nacionalidade Império Bizantino
Progenitores Mãe: Irene de Monferrato
Pai: Andrônico II
Religião Cristianismo ortodoxo

Demétrio Ângelo Ducas Paleólogo (em grego: Δημήτριος Ἄγγελος Δούκας Παλαιολόγος; romaniz.:Demetrios Angelos Doukas Palaiologos; c. 1295 – depois de 1343) era filho do imperador bizantino Andrônico II (r. 1282–1328) com sua segunda esposa, Irene de Monferrato.

História[editar | editar código-fonte]

Basílico de Andrônico II e Miguel IX

Nascido por volta de 1295, era o filho mais novo de Andrônico. Em 1304, foi enviado para a corte do rei sérvio Estêvão Milutino para se preparar para suceder o pai. Mas, sua estadia foi breve e Demétrio retornou a Constantinopla em menos de 2 anos. Em 1306, recebeu o título mais alto da corte, o de déspota. Na guerra civil de 1321-1328, tomou o partido do pai contra seu sobrinho, Andrônico III. Entre 1327 e 1328, já nos estágios finais da guerra, serviu como governador de Salonica. Por fim, foi forçado a fugir à Sérvia enquanto sua esposa e filhos foram capturados, mas acabou retornando depois da vitória final de Andrônico III. Foi acusado de conspirar contra ele em 1336-1337, mas as acusações foram abandonadas. Nada mais se sabe sobre ele depois de 1343.

Demétrio também era um talentoso teólogo e iluminador de manuscritos. A identidade de sua esposa nunca foi exposta abertamente, mas é muito provável que tenha sido Teodora Comnena, com quem teve uma filha, a futura imperatriz Irene Paleóloga, e pelo menos mais um outro filho ou filha de nome desconhecido.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • (em alemão) Trapp, Erich; Beyer, Hans-Veit; Kaplaneres, Sokrates; Leontiadis, Ioannis (1989). «21456. Παλαιολόγος, Δημήτριος Ἄγγελος Δούκας ». Prosopografia do Império Romano Tardio. 9. Vienna: Verlag der Österreichischen Akademie der Wissenschaften