Dio Brando

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Dio Brando
Perfil
Sexo Masculino
Vida no animangá
Família Dario Brando (pai)
George Joestar (pai adotivo)
Jonathan Joestar (irmão adotivo)
Giorno Giovanna (filho)
Ungaro (filho)
Rykiel (filho)
Donatello Versace (filho)
Portal Animangá

Dio Brando (ディオ・ブランドー Dio Burando) é um personagem fictício do anime e mangá JoJo's Bizarre Adventure criado por Hirohiko Araki. Ele é o antagonista principal na primeira (Phantom Blood) e terceira (Stardust Crusaders) série do mangá. Por sua popularidade e influência na cultura pop, pode-se dizer que Dio é o vilão mais popular da série.

História[editar | editar código-fonte]

Parte 1 - The Phantom Blood[editar | editar código-fonte]

Dio Brando nasceu na Inglaterra no século XIX. Dio é filho de Dario Brando um alcoolátra e pai abusivo que o maltrata constantemente. Quando Dio era só um garoto no início da adolescência, seu pai morreu misteriosamente e ele então foi adotado por "Sir" George Joestar (Há anos atrás Dario Brando supostamente salvou a vida de George Joestar e sua família. Como retribuição, George Joestar prometeu cuidar de Dio, caso alguma coisa acontecesse com Dario). A vinda de Dio para a mansão Joestar acabou causando muitos problemas para Jonathan Joestar, filho de George; pois Dio acabou se mostrando um garoto extremamente perverso e invejoso. O plano de Dio é acabar com o desejo de viver de Jonathan, fazendo-o enloquecer para então conseguir o título de filho favorito de George Joestar e ficar com toda a herança da família.

Os anos se passam e Dio e Jonathan crescem com uma grande rivalidade, apesar de tudo, seguem caminhos diferentes. Jonathan se torna um arqueólogo, e passa a maior parte de seu tempo estudando uma antiga máscara de pedra que há em sua casa,já Dio, se envolve com negócios e se interessa por cuidar da herança dos Joestars. Sabendo que a máscara de pedra possui poderes sobrenaturais, Dio decide investigá-la e descobre que quem possui o poder da mascára de pedra, se torna extremamente poderoso. Dio então, decidido há conseguir tudo o que quer nessa vida, e entendendo o potencial para desfrutar do Poder Absoluto sobre todas as coisas, ele desiste de tentar conquistar a herança dos Joestars e ativa a Máscara de Pedra, que o transforma em um ser semelhante a um vampiro.

Jonathan Joestar começa a treinar para derrotar Dio, que por causa do poder da máscara de pedra se tornou imortal e extremamente poderoso. Jonathan aprende a usar o hamon que é a única coisa que pode rivalizar com os poderes de Dio. Assim os dois rivais entram em seu último confronto.

Ao fim da série 1, o corpo de Dio foi destruído, mas a cabeça cortada dele conseguiu matar Jonathan Joestar e junto eles afundaram ao fundo do Oceano Atlântico…

Parte 3 - Stardust Crusaders[editar | editar código-fonte]

No fundo do mar, Dio juntou sua cabeça decapitada ao corpo morto de Jonathan Joestar (dando para Dio a mesma marca de nascença que os Joestars possuem no pescoço). O caixão de Dio é recuperado por pescadores que são aparentemente mortos logo quando o despertam de seu repousar. Quando acorda, percebe que está no ano de 1985. Depois de um tempo que retorna a terra firme, ele desenvolve um stand (um tipo de projeção espiritual de sua alma), lhe dando habilidades novas imensamente poderosas acima dos poderes vampiricos dele. Na maior parte da série 3, Dio está fora de cena e só aparece nas sombras, e a pergunta que ronda a série é: O que o stand “The World” pode fazer?…

Na série 3, muitas das habilidades vampiricas de Dio não aparecem, entretanto ele exibe uma habilidade nova descrita como "implante maligno”; parasitas gerados do cabelo dele que se prendem na cabeça da vítima e fazem uma lavagem cerebral na pessoa. O stand de Dio – “The World” – tem um poder que rivaliza o Star Platinum de Jotaro Kujo (descendente direto de seu rival Jonathan Joestar), pois ambos stands possuem grande força e velocidade, porém o stand de Dio pode parar o tempo, dando a impressão que Dio se teletransporta numa velocidade impossível de ser alcançado. A ambição de Dio é criar um mundo perfeito para ele e os seus servos. No fundo, ele busca sugar o sangue de alguém da linhagem dos Joestars,que fará com que o corpo de Jonathan o aceite melhor e assim terá maior controle do “The World”. Uma vez que ele fizer isto, os poderes dele aumentarão gradualmente, até que ele possa parar tempo por quanto tempo ele quiser.

No começo do arco Dio’s World, Dio luta contra Kakyoin Noriaki e Joseph Joestar principalmente. Kakyoin consegue prender Dio em uma barreira usando seu stand, porém Dio usa o “The World” para parar tempo, escapar da barreira sem nenhuma dificuldade e acabar com Kakyoin. Antes de ser derrotado, Kakyoin deduz a habilidade de parar o tempo de “The World” e usa sua força para dar à Joseph uma mensagem. Joseph entende a mensagem e antes que possa ser derrotado por Dio, a explica ao seu neto Jotaro.

Depois de uma longa batalha entre Dio e Jotaro, Jotaro descobre a própria habilidade de parar o tempo, pouco antes que Dio o esmague com um Rolo Compressor, porém Jotaro paralisando o tempo escapa do golpe e ataca Dio. Quando os dois se preparam para dar o golpe final um no outro Jotaro se mostra superior e derrota Dio de uma vez por todas.

Depois do fim da luta, Jotaro e os médicos da Fundação Speedwagon (Uma organização leal à família Joestar) usam o sangue de Dio para ressuscitar a Joseph. Antes de voltarem para casa eles deixam os restos mortais de Dio para se decomporem no deserto do Saara, botando um fim definitivamente no eterno rival da família Joestar.

Legado[editar | editar código-fonte]

Após ter tomado posse do corpo de Jonathan Joestar, Dio Brando se relacionou com quatro mulheres diferentes, que lhe deram quatro filhos distintos (Dio apenas se deitou com as mulheres e não chegou a ter contato direto com os filhos):

Giorno Giovanna (Protagonista da parte 5 do mangá, ele nunca conheceu Dio e nem sabe que ele é o seu pai), Ungaro, Rykiel e Donatello Versace; que aparecem com vilões na parte 6 (por terem sido concebidos com o corpo de Jonathan os quatro garotos acabam sendo da linhagem Joestar também).

Na parte 6, é revelado que o plano do mundo perfeito de Dio será re-erguido, quando a lua chegar a uma certa posição e ângulo. Ele cruzou caminhos com Enrico Pucci quando este era apenas um garotinho, um pouco antes da Parte 3 e "curou" o pé desfigurado dele. Depois de acertar Pucci com uma flecha de stand, os dois passarm bastante tempo juntos se conhecendo e tramando planos. Dio questionou a lealdade de Pucci, enquanto desejava saber por que ele não usou “Whitesnake” para remover o seu stand “The World”. Pucci diz que ama Dio como se ama a Deus e diz que ele mesmo, adora muito a Dio para traí-lo. Tendo certeza de que não enfraqueceria, Dio deixou um de seus ossos no controle de Pucci. A presença de Dio continua assombrando a série, enquanto aparece em Flashbacks e na imagem de seus filhos. Os seus ossos se tornam um elemento vital para a trama no início da parte 6, um osso no qual nasce um bebê verde e estranho para ser fundido a um stand.

Personalidade[editar | editar código-fonte]

Dio é parentemente calmo, inteligente, bem-educado, observador e de muita classe a primeira vista; mas com o tempo ele se mostra uma pessoa extremamente falsa e traiçoeira. Revelando ser uma pessoa extremamente dissimulada.

A natureza traiçoeira, sádica de Dio Brando pode ser explicada parcialmente pela educação abusiva que ele teve com Dario Brando: um pai alcoólico quem ele matou depois de envenená-lo por um longo tempo. Ele também é ambicioso, narcisista, arrogante e megalomaniaco. Ele fará qualquer coisa que poder para conseguir aquilo que quer, até mesmo pisar em cima de qualquer pessoa, como ele fez a Jonathan Joestar quando eles eram jovens: renunciando a humanidade dele a favor de se tornar um vampiro.

Porém, Dio não é completamente mal. Ele mostra um lado bom as pessoas que são boas com ele. Em particular, ele mostrou atitudes favoráveis para Enrico Pucci que também mostrou lealdade em retorno. Dio também tem uma paixão por ler, como foi mostrado durante a série 3, em sua biblioteca no Egito.E também nos Games onde "Shadow Dio" lê um livro e um pouco de vinho quando ganha a luta.

Aparência[editar | editar código-fonte]

Parte 1: Dio é alto, louro e com um corpo bem definido, usa roupas bonitas e é bem elegante. Após utilizar a máscara de pedra seus olhos passam a ficar vermelhos.

Parte 3 & "Forma Furiosa": Com o corpo de Jonathan Joestar, ele aparece musculoso, vestido com uma calça e jaqueta amarelas, joelheiras e tiara em formato de coração e brincos na orelhas (nas primeiras aparições da parte 3, seu rosto não é mostrado).

Após sugar o sangue de Joseph Joestar, Dio fica ainda mais musculoso, com os cabelos arrepiados e com um olhar psicótico (seus poderes também aumentam nessa forma). Essa aparência aparece na última metade do arco Dio's World.

Técnicas e Stand[editar | editar código-fonte]

Após conseguir ativar a máscar de pedra Dio Brando consegue habilidades semelhante a de um vampiro.

As habilidades aparentemente sobrenaturais dele são semelhantes aos poderes Míticos dos deuses Maias. Ele pode caminhar em paredes, e regenerar o próprio corpo mais rápido que fogo pode consumir consumi-lo. Ele pode pressurizar líquido nos globos oculares dele e então criar pequenas aberturas nas pupílas, eventuamente criando dois jatos fluidos efetivamente poderosos que podem quebrar rochas e matar coisas vivas.. Ele também pode vaporizar o fluido de corpo dele rapido o bastante para gelar qualquer coisa ele toca. Como todos os vampíros do mangá JoJo, Dio suga o sangue de suas vitimas, por tentaculos em seus dedos.

No entanto, estas habilidades lhe custam sua força vital, pois tudo que matém seu corpo vivo é apenas força de vontade. O ponto fraco de Dio são forças vitais extremamente poderosas com a luz do sol e a habilídade hamon.

Stand: The World[editar | editar código-fonte]

The World (ザ・ワールド za warudo), é o stand de Dio. E é bem semelhante a o Star Platinum de Jotaro, é um stand com uma força fenomenal, sentidos e estamina - e é também mais rápido e tem um alcance maior que o de seu rival. Sua principal habilidade é a de parar o tempo (por uma longa duração).

Ele também tem pelo menos uma das habilidades psíquicas do stand de Joseph Joestar (especificamente, a habilidade para criar uma visão em uma fotografia). Uma possível explicação para o fato que o "The World" tenha poderes psíquicos que só são usados de uma vez é que Hirohiko Araki (O criador da mangá) implica que ele tenha o poder de todos os Stands da linhagem Joestar.

Na série 6 é revelado que ele quis usar o seu stand para criar um mundo perfeito para ele e seus subordinados. Ele recrutou Enrico Pucci como a consciência " viva " dele, no caso de ele enlouquecer e estar "fora de controle".

  • Assim como muitos stands na parte 3 do mangá, o nome do seu stand "The World", é por causa da carta de Tarot "O Mundo", pois a carta representa contentamento, satisfação, prosperidade e etc.
  • Como o "The World" foi manifestado por Dio no corpo de Jonathan, há especulações de que o "The World" era originalmente o stand de Jonathan.

Diego "Dio" Brando (Steel Ball Run)[editar | editar código-fonte]

Diego Brando (ディエゴ・ブランドー) é a contra-parte de Dio em Steel Ball Run (JoJo’s Bizarre Adventure: parte 7), é o antagonista principal da série e rivaliza com os protagonistas Gyro Zeppeli e Johnny Joestar. Seu stand é Scary Monter e seu cavalo é Silver Bullet.

Embora os efeitos do stand “Made in Heaven” tenha alterado história (No final da parte 6), Dio ainda existe em mundo novo, debaixo do nome de Diego Brando (apelidado de “Dio” por outros personagens). Ele tem a mesma idade que o "outro" Dio tinha na parte 1; fisicamente e psicologicamente ele é bem parecido com o Dio Brando “original”: É loiro, tem olhos verdes e possui o mesmo jeito galante e esnobe.

Diego Brando é um joquei famoso na Inglaterra que está participando da steel Ball Run, nos Estados Unidos. Ele foi criado junto com um monte de pessoas sem-teto, após sua o salvar de um afogamento quando era apenas um bebê; depois que seu talento como joquei foi descoberto, ele foi adotado pela nobresa britânica. Apesar de ter sido criado com muito amor, ele se tornou um homem frio e sem-coração e fará tudo o que puder para vencer a Steel Ball Run, mesmo que tenha que jogar sujo.

Depois de perder a primeira fase da Steel Ball Run para Gyro Zeppeli, ele passa a considerar Gyro seu inimigo pessoal. Mais tarde, após perder a segunda rodada para Gyro novamente, ele se junta ao Presidente dos Estados Unidos, que está procurando partes para "O Santo", que garantem super-poderes para aquele que o possuí. Com isso, ele espera derrotar Gyro.

Scary Monster[editar | editar código-fonte]

Scary Monster(スケアリー・モンスター) é o nome do stand de Diego que ele manifesta em um certo momento da série. A partir de um certo ponto da corrida, Diego encontra Gyro e Johnny, novamente em uma vila próxima as montanhas. Ele aparentemente parece amigável, mas logo que os dois heróis relaxam, ele se transforma em um velociraptor e ataca eles. Isso mostra que o encontro deles foi uma armadilha criada pelo Dr. Franz Ferdinand.

O stand de Dr. Ferdinand, pode transformar seres vivos em dinossauros. Ele usa essa habilidade para criar seus "guarda-costas", em suas busca pelas partes do "Santo". Após ser derrotado, todos os membros de seu exercito voltam a se tornar humanos, porém, Diego foge com uma das partes do "Santo", que lhe permite se transformar em dinossauro quando bem entender, mesmo que não controle a transformação muito bem.

  • A roupa que Diego Brando usa é bem semelhante a roupa que Guido Mista (personagem da parte 5 do mangá) usa. Diego usa um capacete de joquei com as letras D.I.O. inseridas nele.
  • O seu stand Scary Monter possivelmente tem seu nome baseado no álbum Scary Monsters (and Super Creeps) de 1980, do cantor David Bowie.
  • O nome do seu cavalo - Silver Bullet - é uma possível referência a banda de rock chamada Silver Bullet Band, liderada por Bob Seger.

Cultura Pop[editar | editar código-fonte]

  • O nome do personagem é "Dio"; "Dio" em italiano significa "Deus".
  • Dio mais tarde aparece como um personagem jogável no jogo de Nintendo DS chamado Jump Super Stars e sua sequência Jump Ultimate Stars.
  • Zephyr, Um dos vilões no jogo Castlevania: Dawn of Sorrow e Castlevania: Portrait of Ruin é baseado em Dio Brando. Ele tem a habilidade de jogar facas, e de paralisar o tempo depois de dizer: Toki wo Tomare!!!' (O tempo se congela!!!) frase que Dio diz na luta contra Kakyoin e Joseph Joestar.
  • Sakuya Izayoi da série Touhou Project é praticamente uma homenagem à Dio. Seu poder principal é a manipulação do tempo - usualmente demontrado por parar ele todo. Ela usa muitas facas, e um de seus ataques especiais tem o nome de "The World".
  • Em um dos capítulos do mangá Mr. Fullswing, Saruno Amakuni (O personagem principal) Ataca seu amigo com uma sequência de socos enquanto exclama "Útil, Útil, Útil, Útil, Útil" uma paródia óbvia com o ataque de Dio, onde ele rapidamente ataca o oponente enquanto grita "Muda" (inútil).

WRYYYYYYYYYYY & Za Warudo[editar | editar código-fonte]

O famigerado grito "WRYYYYYYYYY"(ウリイイイイイイ, Uriiiiiii, pronunciado ree) é um som emitido por todos os vampiros da série, por mais que os vampiros usem, o grito está sempre associado a Dio (Pois ele pronucia isso na luta contra Jotaro e no jogo para Playstation, quando executa seu golpe especial).

Um indício de possível interesse em JoJo's Bizarre Adventure ocorreu quando "WRYYYYYYYYYY" começou a circular como um Fenômeno da Internet no imageboard Futaba Channel; um video em flash mostra 'homens palitos" executando os golpes dos personagens de JoJo's Bizarre (Da parte 3 e 5, pois eram as únicas partes que possuiam jogos na época). O vídeo de Dio mostra-o usando o "The World" (pronunciado "Za warudo" por causa do sotaque japonês do dublador) e congelando o tempo, atacando o oponente com facas e caindo com um rolo compressor no oponente; enquanto está em cima do rolo compressor Dio grita "WRYYYYYYYYYYYYYYYY". Isso provou ser extremamente hilário para aqueles que não estão familiarizados com a série. Outra frase popularizada pelo video foi "Muda!" (que significa "inútil" ou "fútil" traduzido do japonês) que Dio pronuncia enquanto ataca o oponente com socos.

Uma nota interessante é que na parte 5 do mangá, durante a luta contra Cioccolata, o filho de Dio e protagonista da série Giorno Giovanna grita "WRYYYYYYYYYYYYYY" (os "Y's" continuam pelas pagínas). Isso implica que o grito pode ser hereditário (apesar que Giorno não éum vampiro); além disso Giorno sempre grita "Muda!" quando ataca seus oponentes com sequências de socos.

Referências

=

Phantom Blood

Volume 1, cap. 1: The Coming of Dio

Volume 1, cap. 6: A Letter From the Past

Volume 5, cap. 44: Into Oblivion

Stardust Crusaders

Volume 27, cap. 247 a 256: arco Dio's World

Diego Brando - Steel ball Run

Volume 2, cap. 6: The Dried-Up River: Diego Brando

Volume 6, caps. 27 a 29: Scary Monsters (1, 2, 3,)

Dados e Stand

Volume 27, cap. 253: Dio’s World: Part 7

Volume 60, cap. 563: Green Day & Oasis part 7

Databook/Artbook: JOJO A-GO!GO! - pag. 33: The World

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]