Saltar para o conteúdo

Discussão:Canal Futura Alagoas

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Último comentário: 6 julho de Vanthorn no tópico TV Asa Branca ou Canal Futura Alagoas
A seguinte discussão encontra-se encerrada. Por favor não a modifique. Comentários posteriores devem ser feitos numa nova secção. Segue-se um resumo das conclusões obtidas nesta discussão.

Discussão com obtenção de consenso para a versão acordada entre as partes envolvidas na guerra de edições. Vanthorn® 19h22min de 6 de julho de 2024 (UTC)Responder


TV Asa Branca ou Canal Futura Alagoas

[editar código-fonte]

Prezado Vanthorn, os canais 28.1 e 28.2 tratam-se da mesma estação. No futuro, há a possibilidade, como mostram as referências incluídas no artigo, que este canal 28 se torne afiliado à Globo como TV Asa Branca. O problema criado pelo Gusthes é que ele acha que são duas estações diferentes, o que é refutado pelas fontes mantidas. O exemplo principal é este vídeo, onde o diretor de jornalismo Mauro Wedekin afirma que o Canal Futura Alagoas está operando em 28.1 e 28.2. E de qualquer forma, mesmo se não estivesse, a operação principal da estrutura estaria no 28.2, e o 28.1 seria uma mera repetidora, sem produção de conteúdo local. TV Asa Branca Maceió é o que a estação poderá se tornar caso a disputa judicial seja resolvida, não o que ela é; Tampouco se trata de outra emissora. Todas as fontes confirmam o que eu estou afirmando aqui.

De qualquer forma, não discordo da maneira que o artigo está atualmente, por mim pode ser mantido assim. Aquele conteúdo removido por você já está em TV Gazeta de Alagoas e o texto que está atualmente já traz o contexto necessário. Quem quiser saber mais, vai clicar no outro artigo. Cordialmente, Vini6305 (discussão) 01h06min de 6 de julho de 2024 (UTC)Responder

@Vini6305: Prezado, o consenso deve ser obtido com o Gusthes e não comigo dada a guerra de edições assinalada. O artigo poderá ser revertido para uma edição posterior de acordo com os dois. Att., Vanthorn® 01h35min de 6 de julho de 2024 (UTC)Responder
@Vanthorn: Tudo bem, a teoria é assim, mas vai acabar sendo mantido da maneira que está, porque como na extrema maioria dos casos em que "há de se resolver em consenso" nesta enciclopédia, o Gusthes parece irredutível em algo que não tem qualquer base, mesmo que eu re-re-re-re-reapresente as fontes. Enfim, sem mediação isso aqui não vai levar a nada, mas eu não me incomodo com isso porque a situação do artigo já está ok. Agradeço. Vini6305 (discussão) 03h05min de 6 de julho de 2024 (UTC)Responder

Prezado Vanthorn, acredito que não estamos na presente altura discutindo se os canais são diferentes ou não, pois o artigo originário foi apagado. No entanto, naquela ocasião, minha discordância se referia a atitude do editor Vini6305 de mover o artigo e afirmar que o canal será transmitido pelos dois subcanais em questão (28.1 e 28.2) sem iniciar uma discussão, o que foi entendido por mim como precipitado, uma vez que não há novas informações e as publicações do perfil do canal no Instagram (do qual nós dois usamos como fonte) são ambíguas e não esclarecem a dúvida, apontando em várias publicações e na própria biografia apenas o canal 28.2.

Ademais, reconheço que o uso de perfil em redes sociais como referência é algo questionável do ponto de vista enciclopédico, pelo mesmo fato esperava que o editor Vini6305 fosse mais criterioso e ponderado, esperando uma fonte mais fiável e/ou que aguardasse que o próprio perfil do canal no Instagram esclarecesse a ambiguidade.

Destarte, esperava do editor uma atitude menos impaciente e confio que minhas atitudes prezaram pelo comedimento e ponderamento, respeitando as normas enciclopédias de uso de fontes fiáveis e recusa às edições especulativas, motivo pela qual reafirmo que a edição feita pelo editor Vini6305, que moveu o artigo sem debate, foi precipitada e não respeitou os princípios democráticos que fundam a comunidade.

Por fim, discordo quanto a última reversão feita por você, uma vez que as informações são relevantes ao artigo e traz um apanhado da situação referente à disputa judicial que dá nome a um dos subtítulos do artigo.

Dos pedidos:

1. Que desconsidere se o artigo deve ser denominado Canal Futura Alagoas ou TV Asa Branca (Maceió), não há fontes suficientes que embase qualquer uma das formulações, nem mesmo se são canais separados ou um único canal, motivo pelo qual afirmo que o editor Vini6305 foi precipitado.

2. Que acolha o conteúdo novo escrito por mim, uma vez que entendo que é pertinente ao artigo e especialmente a um dos subtitulos do mesmo. Gusthes (discussão) 01h52min de 6 de julho de 2024 (UTC)Responder

Sabendo que devemos chegar a consenso, entendo que meus pedidos são razoáveis e contemplam os dois demandados. Gusthes (discussão) 02h08min de 6 de julho de 2024 (UTC)Responder
@Gusthes: Prezado, a minha reversão foi para a versão estável segundo WP:STATUS que se aplica quando existe uma guerra de edições. Sem querer entrar no mérito editorial, para mim qualquer versão seguinte será aplicada quando os dois decidirem qual delas é. Aguardo a vossa decisão sobre o assunto. Att., Vanthorn® 02h41min de 6 de julho de 2024 (UTC)Responder
Citação: "Não há fontes suficientes que embase qualquer uma das formulações"
  • Canal Futura Alagoas: Uma página oficial da emissora, que já está operando oficialmente, e falas de um dos diretores.
  • TV Asa Branca Maceió: Especulação que depende de decisão judicial, e de qualquer forma será a mesma emissora com nome diferente e canal diferente. Nenhuma fonte confirma isso.
Tem certeza que é comparável, Gusthes? Vini6305 (discussão) 03h02min de 6 de julho de 2024 (UTC)Responder
  • Citação: "afirmar que o canal será transmitido pelos dois subcanais em questão (28.1 e 28.2) sem iniciar uma discussão" - não há que se discutir fatos referenciados. Há fontes que confirmam a transmissão pelos dois canais, e ponto. Contra fatos não há argumentos.
  • Citação: "reconheço que o uso de perfil em redes sociais como referência é algo questionável do ponto de vista enciclopédico" - então quer dizer que um perfil oficial do canal é menos confiável do que sites colaborativos como o Line-UP, que aliás não pode ser usado pois está entre os domínios bloqueados pela wiki?
  • Citação: "a edição feita pelo editor Vini6305, que moveu o artigo sem debate, foi precipitada e não respeitou os princípios democráticos" - reitero que não se discutem fatos verificáveis como os que incluí. É justamente devido à Wiki ser baseada em fatos que ela não é uma democracia. Caso fosse tudo baseado em simples votações, com certeza haveriam casos em que a desinformação venceria, como o que você está tentando fazer, talvez por ignorância e desconhecimento sobre como funciona uma estação de televisão e até a própria Wikipédia.
  • Citação: "esperava do editor uma atitude menos impaciente" - tudo que eu fiz foi mover um artigo porque uma estação de televisão mudou de nome, como já fiz diversas vezes e nunca teve ninguém para implicar, porque assim como nesse caso, sempre esteve referenciado e baseado na realidade. Não há como ser "paciente" com desinformação, mesmo que não seja mal intencionada (como imagino que é o caso aqui, tratando-se de mera ignorância sobre o assunto): ela tem que ser combatida com agilidade e implacabilidade. Vini6305 (discussão) 03h18min de 6 de julho de 2024 (UTC)Responder
    Prezado, evento futuro não é necessariamente especulação, quando se há fontes suficientes e fiáveis. As referências do artigo tratam do assunto alvo, incluindo publicações de grandes veículos de imprensa e decisões judiciais. Lembro que você apenas moveu o artigo, o conteúdo é o mesmo e as referências falam exclusivamente da futura "TV Asa Branca" e não do "Canal Futura Alagoas". O que foi feito até aqui está muito longe de ser especulação.
    É especulação, no entanto, afirmar que ambos os subcanais vão transmitir a programação do Canal Futura Alagoas, pois não há fontes suficientes e fiáveis que embase isso e sequer o canal estreou. Nossa discordância reside na ambiguidade das informações divulgadas até o momento. Desse modo, entendo que você tenha sido precipitado.
    Lembro a você que há princípios democráticos que fundam a comunidade, as decisões são tomadas por consenso e não pela vontade de um usuário em particular, você não é detentor da verdade e não pode se autorreferenciar. Daí a importância do consenso e das páginas de discussão.
    No mais, já afirmei que não considero mais a questão do nome. Você já tomou a atitude de maneira açodada. Só nos resta esperar para ver, na estreia, se a programação será transmitida por ambos os subcanais ou não. Minha questão agora é sobre minhas edições que foram revertidas mas que são pertinentes ao artigo. Gusthes (discussão) 03h52min de 6 de julho de 2024 (UTC)Responder
    Seria especulação afirmar que "os subcanais vão transmitir", de fato, se eles não estivessem transmitindo. Mas estão. É esse o fato. Os jornais nacionais não esperavam por isso, mas é fato, está nos pronunciamentos oficiais da estação, e já está no ar. A estreia que você se refere, da TV Asa Branca Alagoas ou seja lá como a estação será chamada após se afiliar à Globo, será uma mera mudança de nome e de programação no 28.1.
    Aí sim, quando a programação do 28.1 deixar de ser a do Canal Futura Alagoas, poderemos dizer que Canal Futura Alagoas é um nome anterior e que a afiliação ao Futura também é anterior. Com isso, o Canal Futura Alagoas passará a ser um subcanal. Enquanto isso não acontece, e o canal 28.1 transmite esta programação (palavras do diretor), é esta a operação principal da emissora, e portanto é esse o nome e a afiliação dela. É simples assim. Vini6305 (discussão) 03h58min de 6 de julho de 2024 (UTC)Responder
    A discussão está sendo muito contraproducente porque você insiste em justificar a atitude de mover a página sem discutir. Não mudaremos de opinião nessa questão, ainda acredito que você deveria ter esperado mais referências fiáveis. No entanto, não quero mover o artigo e a discussão sobre isso não é o nosso alvo, quero apenas que as novas contribuições que fiz sejam acolhidas no artigo. Gusthes (discussão) 04h26min de 6 de julho de 2024 (UTC)Responder
    Peço que seja menos intransigente, não quero discutir sobre o nome do artigo. Quero discutir minhas edições, elas são pertinentes ao artigo e não alteram as edições anteriores. Aguardo uma resposta sobre a questão para que cheguemos a um consenso. Gusthes (discussão) 04h39min de 6 de julho de 2024 (UTC)Responder
    Suas edições não foram removidas, elas seguem no artigo. O problema não é mantê-las (reitero, elas seguem no artigo), o problema é que você quer criar um outro artigo com outro nome para a mesma estação. E isso não será feito, como não foi feito em nenhum outro caso. Vini6305 (discussão) 13h15min de 6 de julho de 2024 (UTC)Responder
    Não quero criar outro artigo, estou falando das últimas edições que o usuário que propôs a discussão reverteu. Reveja o que escrevi até agora. Gusthes (discussão) 13h22min de 6 de julho de 2024 (UTC)Responder
    @Gusthes: Bem, eu não vejo problema em manter essas edições que você mencionou agora. Se apenas retomarmos a presença dos dois parágrafos removidos pelo Vanthorn, como estava nesta edição, eu Concordo. Você concorda? Vini6305 (discussão) 13h49min de 6 de julho de 2024 (UTC)Responder
    Concordo com a proposta. Gusthes (discussão) 14h13min de 6 de julho de 2024 (UTC)Responder
    São vários os exemplos em que páginas são movidas sem discussão porque são meras mudanças de nome, e nesse caso não há qualquer necessidade de discutir o título. Imagine se, na mudança de nome da TV Alagoas para TV Ponta Verde, por exemplo, a gente tivesse que fazer um debate para saber se vai mudar ou não o nome do artigo na Wiki? Seria cômico se não fosse trágico. Vini6305 (discussão) 13h12min de 6 de julho de 2024 (UTC)Responder
    Como já falei anteriormente, considero que não há fontes suficientes e fiáveis para afirmar se é apenas uma mudança de nome ou um outro canal criado por meio da multiprogramação. Até do ponto de vista regulatório há uma controvérsia, pois segundo o Decreto nº 12.051/2024, um canal comercial só pode usar a multiprogramação se tiver como finalidade criar um novo canal em parceria com governos ou órgãos a eles associados, não para usá-lo apenas para retransmissão do canal principal. Mas, novamente, isso não está em discussão, não quero renomear ou criar outro artigo. Minha discordância está no fato de eu considerar que você se precipitou. Gusthes (discussão) 13h31min de 6 de julho de 2024 (UTC)Responder

A discussão acima encontra-se encerrada. Por favor não a modifique. Comentários posteriores devem ser feitos numa nova secção.