Discussão:Donald Trump/Arquivo/1

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Donald Trump em uma parceria inédita publicou em 2007 ao lado de ROBERT T. KIYOSAKI um livro intitulado de "Nós Queremos Que Você Fique Rico".o comentário precedente não foi assinado por 201.40.14.184 (discussão • contrib.)

@Érico: É certo ou errado neste artigo conter as datas de nascimento/aniversário dos filhos do Trump? Como proceder? Caçador de Palavras (discussão) 04h56min de 15 de abril de 2016 (UTC)

@Caçador de Palavras: É subjetivo. Eu, por exemplo, acho válido manter o mês e o ano, ou pelo menos o ano. Não é um crime, mas as opiniões variam. Érico (fale) 05h00min de 15 de abril de 2016 (UTC)
Eu fico muito afim de remover, pois ia só ajeitar os valores no artigo, mas parei pra reparar que a seção toda da biografia não tem uma fonte. É possível rolar uma tradução? Esse artigo está em má qualidade comparado ao da enwiki. O que achas? Érico Caçador de Palavras (discussão) 05h06min de 15 de abril de 2016 (UTC)
@Caçador de Palavras: Eu não tenho a menor dúvida. Penso o mesmo há praticamente um ano. Gostaria muito de ajudar, mas não tenho certeza se vou consegui neste momento. Porque não coloca o texto da Wikipédia em Inglês e vamos traduzindo aos poucos? Até o dia da Convenção Nacional Republicana creio que teremos finalizado. Érico (fale) 05h08min de 15 de abril de 2016 (UTC)
@Érico: Coloco aonde? Visto que não podemos colocar trechos em língua estrangeira no artigo, podemos somente usar nossas páginas de teste(*se for página de testes, vou linkar aqui*) ou a discussão. Ah, creio que se for planejamento nosso destacar, futuramente, temos que filtrar o artigo em inglês, pois acho que ele tem mais de 250 mil bytes. Caçador de Palavras (discussão) 05h19min de 15 de abril de 2016 (UTC)
@Caçador de Palavras: Em uma página de testes própria. Érico (fale) 05h32min de 15 de abril de 2016 (UTC)

─────────────────────────@Érico: Usuário:Caçador de Palavras/Trump Podemos usar a discussão lá pra irmos falando sobre a tradução. Caçador de Palavras (discussão) 05h44min de 15 de abril de 2016 (UTC)

O nome do meio de Donald Trump não seria "Jay" ao invés de "John"? Pedro9031 (discussão) 02h28min de 19 de julho de 2016 (UTC)

Pelas fontes, nao. É John msm. Coltsfan Talk to Me 12h45min de 19 de julho de 2016 (UTC)
"Jay" é como se pronuncia a letra "J" em inglês, abreviando o nome do meio, comum nos EUA. André (discussão) 17h30min de 20 de janeiro de 2017 (UTC)

Bibliografia[editar código-fonte]

Incluam a extensa lista de livros escritos por Donald Trump, alguns em co-autoria com Robert Kiyosaki (o Google vai ajudar). E além de ser o presidente mais velho da história dos EUA, ele também é o mais rico e o primeiro a ser outsider.191.169.245.180 (discussão) 15h39min de 11 de novembro de 2016 (UTC)

@191.169.245.180:; que tal colaborar com o projeto? ƑoristadeSãoPaulo 15h50min de 11 de novembro de 2016 (UTC)

Não vejo muita relevância nessas colocações. Sim, os livros escritos por ele podem até ser melhor elaborado (com as devidas fontes), mas o fato dele ser o mais rico parece mais trívia do que qualquer outra coisa. E quanto ao outsider, isso é questão de ponto de vista. Coltsfan Talk to Me 17h10min de 11 de novembro de 2016 (UTC)

Pois é, há muitos fatos a serem traduzidos e adicionados primeiramente. Infelizmente estou sem muito tempo disponível, mas pretendo me dedicar aos pontos principais a priori. ƑoristadeSãoPaulo 17h52min de 11 de novembro de 2016 (UTC)

Expansão do conteúdo deste artigo[editar código-fonte]

Esta página sobre Donald Trump requer muito mais informação sobre a sua trajetória extensa como homem de negócios e personalidade americana. Eu acompanhei de maneira extensa a temporada eleitoral americana iniciada em 2015 e penso que diversas essencias questões sobre a campanha de Donald Trump lançada em junho de 2015 não estão apresentadas substancialmente neste artigo; portanto eu penso que poderia contribuir com a expansão e tradução deste artigo em sua versão inglesa. Eu estou preparando uma edição sobre os aspectos sobretudo políticos da vida de Donald Trump, porém percebi que esta página está protegida. Não há como edições de expansão e tradução serem realizadas por usuários como eu - como a Wikipédia recomenda para garantir maior peso à discussão do artigo sobre Donald Trump - neste momento? --Poseidon158 (discussão) 20h57min de 11 de novembro de 2016 (UTC)

Olá Poseidon158, seu questionamento é muito válido. Mas a proteção foi feita porque havia motivos no momento em que foi feito. Acho que poderia até ser retirada a partir do seu pedido, mas caso não seja, expira em 5 dias. Dia 16/11, ela finaliza, e todos poderão editar a página. Instambul (discussão) 22h22min de 11 de novembro de 2016 (UTC)
A página foi protegida para evitar vandalismos. Expira em alguns dias. Até la o assunto esfriou e o risco de vandalismo é menor. Por hora é sábio manter a proteção e esperar ela acabar. Coltsfan Talk to Me 22h43min de 11 de novembro de 2016 (UTC)
Também concordo com a manutenção da proteção. A campanha de 2016 foi repleta de controvérsia e polaridade, o que pode trazer ainda mais vandalismos aos artigos que abordarem esta temática. Ademais, já iniciei uma ampliação da página. Chronus (discussão) 18h36min de 12 de novembro de 2016 (UTC)

Iorque ao invés de York[editar código-fonte]

Recentemente editei o artigo e troquei todas as formas Nova York para Nova Iorque conforme determina o acordo ortográfico de 1990, de substituir sempre que for possível formas estrangeiras de lugares por aportuguesadas, como é o caso de Nova York, que deve ser escrito como Nova Iorque. Apenas para casos em que não haja uma forma vernácula correspondente, é que a forma estrangeira pode continuar a ser usada, como é o caso de Los Angeles, Buenos Aires e Washington. Apesar de ser muito usado na mídia, a forma York está incorreta, visto que o artigo está em português brasileiro. Fui revertido duas vezes e abro aqui esta discussão para que os usuários avaliem qual a forma que deve ser utilizada, ao invés de continuar insistindo e gerar uma guerra de edições, algo que não gosto e procuro evitar. Marquinhos Diz-me aí! 23h07min de 20 de janeiro de 2017 (UTC)

Essa regra não é consensual nem determinada “oficialmente” por nenhum acordo. Veja só o que o gramático e linguista Sérgio Rodrigues diz sobre o assunto: "(...) a forma (Nova York) se consagrou – essa é fácil. No entanto, se quisermos chegar à origem do tratamento diferente, é provável que encontremos por lá a interpretação do nome da cidade como duas unidades com estatutos distintos: Nova, um adjetivo, é termo do vocabulário comum, e portanto traduzível; já York, nome próprio perfeitamente pronunciável do jeito que está, permanece intocado." ƑelipeO'Couto 01h09min de 21 de janeiro de 2017 (UTC)
Citação: «nem determinada “oficialmente” por nenhum acordo». Como disse, o Acordo Ortográfico de 1990 determina que se houver formas com traduções possíveis, a forma aportuguesada deve ser usada, ou está mal esclarecido. Ou você usou as aspas para indicar sentido figurado? Acontece que o exemplo Nova Iorque não é citado diretamente no texto do acordo, mas vários livros sobre a reforma ortográfica que vi citam esse exemplo. Segundo, do mesmo jeito que indicou a afirmação do Sérgio, indico aqui a da Adriana: “Não me conformo de ver na imprensa e na internet, o tempo todo, o nome da cidade americana escrito como ‘Nova York’. Ou é New York ou é Nova Iorque, concorda? Essa mistura de português com inglês é que não me desce!”. No lugar de imprensa brasileira troco por Wikipédia. Marquinhos Diz-me aí! 01h44min de 21 de janeiro de 2017 (UTC)
Mas quem é Adriana? Outra gramática e linguista ou uma leitora qualquer? E onde que esse link se refere a algo relativo a substantivos próprios? Enfim, a ABL contempla o uso do y e do k na escrita de nomes próprios estrangeiros, e inclusive utiliza a versão consagrada em seus artigos: 1 2 ƑelipeO'Couto 01h59min de 21 de janeiro de 2017 (UTC)
Muito estranho então. Vamos esquecer de Adriana. Sobre as ligações que me apresentou, veja que ambas as notícias não são de autoria da ABL. O primeiro é de março de 2007, do Diário do Amapá, em uma época em que o Brasil ainda não havia assinado o acordo e o segundo é uma notícia que está na página da ABL, mas que foi tirada de O Globo, um site que ainda usa muito a grafia Nova York. Marquinhos Diz-me aí! 02h10min de 21 de janeiro de 2017 (UTC)

Não vejo problema nas alterações do Marcos, pois realmente o Acordo Ortográfico é claro ao determinar a respeito do aportuguesamento. Além disso, ainda existe o fato de que tanto os nomes Nova York e Nova Iorque são bastante utilizados e não há dúvidas a respeito de quem está lendo que se trata da cidade estadunidense, ou sea, não é nenhum aportuguesamento que torna a cidade praticamente "irreconhecível", assim por dizer. Mas o que acontece é que a Wikipédia lusófona não pode se basear em regras da ABL - brasileira - quando se trata de uma Wikipédia que contempla várias versões da língua portuguesa, e o que deve prevalecer seria sim o que está no acordo. Miq, o Coelho olar 02h11min de 21 de janeiro de 2017 (UTC)

Discordo da edição do Marcos. O acordo ortográfico restaurou o k e y no nosso alfabeto, sendo seu uso é permitido em palavras de origem estrangeira. O tratado faz apenas uma recomendação para topônimos estrangeiros, não uma imposição. E quem é essa Adriana e porque a opinião dela importa? Ademais, essa comparação é absurda. New tem uma tradução direta para o português e não é um nome próprio como York. Por fim, a comunidade da pt.wiki ainda não chegou a um consenso sobre a aplicação integral do acordo de 1990 no projeto. Chronus (discussão) 10h49min de 21 de janeiro de 2017 (UTC)

Comentário Imagino que a questão de "York" ou "Iorque" seja mais uma questão de aportuguesamento. Já reparei que isso é algo bastante delicado aqui na Wikipédia e me parece não haver um consenso quanto. Ou tem? Miq, o Coelho olar 03h13min de 25 de janeiro de 2017 (UTC)

Informação desnecessária[editar código-fonte]

Creio que é desnecessária a "informação" de que ele foi o candidato que perdeu nas urnas pela maior diferença de votos, sendo verdade ou não, tendo em vista que ele não perdeu as eleições.comentário não assinado de 177.155.201.210 (discussão • contrib) Miq, o Coelho olar 04h18min de 1 de fevereiro de 2017 (UTC)

A informação é real e possui verificabilidade. Além disso, não é desnecessário constatar um fato que é possível de acontecer, considerando as regras eleitorais estadunidenses. Miq, o Coelho olar 04h18min de 1 de fevereiro de 2017 (UTC)

Aviso sobre retrato oficial[editar código-fonte]

Conforme discussão recentemente concluída no Commons, o retrato oficial de Donald Trump não está em domínio público e portanto será deletado, juntamente com imagens derivadas. Cabe, portanto, substituí-lo por uma foto que seja de uso livre. Katastasi (discussão) 03h57min de 3 de junho de 2017 (UTC)

Dado incorreto[editar código-fonte]

O dado relativo à "maior derrota da história" está errado. Em 2012, Barack Obama venceu as eleições com mais de 4 milhões de votos de vantagem. Trump perdeu o voto popular por 2,8 milhões, portanto, informação incorreta. Não sendo maior derrota da história. Kleyvers (discussão) 05h04min de 26 de julho de 2017 (UTC)

A informação está referenciada e seu argumento sequer faz sentido. Chronus (discussão) 05h33min de 26 de julho de 2017 (UTC)
É maior derrota da história das eleições presidenciais dos EUA para aquele que foi eleito. --Hume42 05h36min de 26 de julho de 2017 (UTC)
Exato. É a maior derrota nas urnas para um presidente do país que conseguiu ser eleito. Ver este verbete da Wikipédia anglófona para entender melhor o assunto. Chronus (discussão) 05h39min de 26 de julho de 2017 (UTC)
Outro dado incorreto, ele é categorizado como anticomunista sendo que o artigo não tem nenhuma fonte a respeito. 2804:14C:5BB5:8FFF:E269:95FF:FE51:FF80 (discussão) 22h33min de 25 de fevereiro de 2018 (UTC)
Verdade. Removi a categoria. Coltsfan Talk to Me 22h46min de 25 de fevereiro de 2018 (UTC)