Discussão:Emirados Árabes Unidos

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Emiratos ou Emirados é equivalente. Em situações de equivalência não se mexe. --Jorge 18:35, 26 Ago 2004 (UTC)

Emirados ou Emiratos[editar código-fonte]

Enviei email à Embaixada do país no Brasil sobre o debate surgido na página de indicações para exclusão da Wikipedia sobre o nome correto do país. Eis a resposta que recebi hoje

De: "Imprensa UAE" imprensa@uae.org.br 
Para: f_mat@...
Cópia:  
Data: Wed, 15 Sep 2004 09:09:36 -0300 
Assunto: RE: Emirados 

> Prezado Senhor Flávio Mattos,
>  
> Agradecemos seu interesse pelo nosso país e em referência ao seu e-mail, datado
em 12 de Setembro de 2004, informamos que a forma correta do nome do país é: 
Emirados Árabes Unidos.
>  
> Colocamo-nos a disposição para eventuais esclarecimentos.
>  
> Embaixada dos Emirados Árabes Unidos

FlavioMattos 17:10, 16 Set 2004 (UTC)

A história é de "Sheikh Zayed" ou dos Emirados?[editar código-fonte]

O texto da seção "história" na página dos Emirados árabes unidos seria um bom esboço para a biografia de Sheikh Zayed.

Mudança de título[editar código-fonte]

A mudança do título deste artigo de Emiratos Árabes Unidos para Emirados Árabes Unidos está a ser votada em Discussão:Lista de países. Gameiro (discussão) 17h00min de 14 de Janeiro de 2008 (UTC)

A referência no início do artigo sobre a suposta validade da grafia "Emiratos" está claramente errada. A Priberam não é propriamente uma fonte de referência, mas neste caso é claro que é um erro, já que é muito batalhado por linguistas e entendidos que "emirados" é a única forma aceitável. Os lusófonos (e particularmente os portugueses) foram atrás do inglês emirates, daí a versão inaceitável com t. Alguém se opõe a que retire aquilo da primeira frase? Gameiroestá lá? 19h56min de 17 de Outubro de 2008 (UTC)

Se existe referência de que emiratos também se usa, eu acho que o artigo deve ter as duas formas. Agora a forma Emiratos não é incorrecta, pois já a encontrei em alguns dicionários, por exemplo neste: Dicionário Completo de Língua Portuguesa - Tomo I, da Texto Editores, edição de 2006, página 571, ISBN 972-47-3172-3. Deixe estar tal como está. Obrigado. Pcjrm (discussão) 21h04min de 17 de Outubro de 2008 (UTC)
Pois eu concordo com o Gameiro, aquela frase logo no início do artigo só serve pra chamar a atenção pra algo que não é considerado correto nem mesmo pelo consulado do país (como pode ser visto no email mais acima). Se é mesmo necessário manter a outra forma, que fique escondida numa nota de rodapé. —capmo 21h13min de 10 de março de 2013 (UTC)[responder]

Monarquia Constitucional[editar código-fonte]

Se os Emirados é uma monarquia então por que tem presidente? Gui PittaMensagem 01h23min de 25 de março de 2012 (UTC -3).

Gui, os Emirados Árabes Unidos são exatamente isso: uma união de emirados, sendo que cada emirado é uma monarquia. A Federação, ou seja, o Estado formado pelo conjunto dos sete emirados, tem como chefe de estado o Presidente, que é sempre um dos sheiks governantes de algum emirado. Emborra seja um arranjo próprio dos EAU, existem outras federações que são monarquias: Canadá e Austrália, por exemplo; e pelo menos mais uma monarquia em que o rei é eleito para exercer um mandato, que é a Malásia.