Discussão:Manhattan Connection

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Associação com o Millenium[editar código-fonte]

De onde saiu essa associação do Manhattan Connection com o Instituto Millenium?!? comentário não assinado de 189.120.134.243 (discussão • contrib) (data/hora não informada)

A fonte está citada no artigo. Porantim msg 20h39min de 13 de março de 2018 (UTC)

Instituto Millenium[editar código-fonte]

(Vejo que um IP já levantou essa mesma questão 2 anos atrás!)

@Porantim e Cadnero: Abro a discussão para evitar guerra de edição. Caro Porantim, todo texto deve ser interpretado. Quando o autor do texto contido no livro Onda Conservadora associa o Manhattan Connection ao Instituto Millenium, ele não está dizendo que literalmente eles estão associados. Ele quis apenas dar uma ênfase ao fato de o Manhattan ser liberal. Foi uma figura de linguagem, não algo literal! Dizer que o Manhattan é uma sucursal do Instituo Millenium foi um xingamento... --Bageense(fala) 21h52min de 23 de novembro de 2020 (UTC)

Concordo achei estranho o texto ter este ponto.comentário não assinado de Cadnero (discussão • contrib) (data/hora não informada)
Não. O texto não tem que ser interpretado. O que precisa ser interpretado é fonte primária. É por isso que usamos fontes secundárias na Wikipedia. O texto em questão já é uma interpretação e, se você crê que ele não é literal, precisa de uma fonte que o corrobore. Porantim msg 08h25min de 24 de novembro de 2020 (UTC)

Cadnero, não só tem fontes como tem duas. Porantim msg 13h37min de 24 de novembro de 2020 (UTC)

@Porantim: Amigo!!! Deverá ser aberto um pedido contra você por WP:RECUSA em entender a questão. Você fez guerra de edições --Bageense(fala) 18h00min de 24 de novembro de 2020 (UTC)
Como você pode falar um absurdo desses, que "o texto não tem de ser interpretado"? Toda fonte deve ser interpretada. Se você acha que existe uma relação entre o Manhattan e o Millenium, o ônus é seu. Não sou eu que tenho de achar uma fonte que diga que o Manhattan não está associado ao Millenium. Pois quem disse isso não falou literalmente, e portanto, ninguém vai refutar uma informação que não foi uma afirmação literal. Não é assim que as coisas funcionam --Bageense(fala) 18h06min de 24 de novembro de 2020 (UTC)
@Porantim, Bageense e Cadnero: Informo que removi esse trecho pelos seguintes motivos:
  • A menção ao instituto, na primeira frase no texto, é inadequada já que carece de contexto. Porque o instituto é relevante ao programa? Há algum vínculo formal entre eles? Os membros do programa e do instituto são os mesmos? Há vínculo de patrocínio? O texto não explica isso.
  • Embora existam duas fontes citadas na frase:
    • O link corresponde a um site obscuro, sem confiabilidade comprovada (blog?) e, além disso, o trecho do site onde o instituto é citado não faz um vínculo real entre as instituições. Citação: ...os participantes do programa demonstraram grande afinidade com preceitos do liberalismo econômico que inspirariam a criação do Instituto Millenium.... "Inspiração" é vínculo?
    • O livro citado, embora não esteja disponível online (o que não é um problema), suas publicações me fazem questionar seriamente seu nível de isenção. Do jeito que está, sem representar outros pontos de vista, o trecho neste artigo fere a política do WP:PDI.
  • Essa remoção se refere a esse pedido. Além da justificativa ser improcedente (vandalismo?), a proteção adequada (a nível sysop) é deveras desnecessária, já que todos os participantes são autorrevisores e reconhecidos pela confiabilidade neste projeto. Entretanto, adverto ao Porantim que não deve utilizar a ferramenta de reversão como fez nessa edição, ou o mal-uso da ferramenta poderá ensejar a remoção do estatuto de reveror conforme estabelecido na política dos reversores.
ALBERTOLEONCIO Who, me? 01h42min de 25 de novembro de 2020 (UTC)
@Albertoleoncio: Citação: O livro citado, embora não esteja disponível online. Está sim! Ver aqui. Denotativamente, o termo "sucursal" é empregado para afirmar que há uma afiliação jurídica entre duas entidades. Por exemplo: "a sucursal do Banco X na Avenida Y". O que ocorre aqui é que o termo sucursal é empregado conotativamente, para efeito de sarcasmo, de provocação. Não se está estabelecento de fato uma ligação entre as duas entidades. Eu não tenho nada contra o livro, apenas entendo que se trata de um texto opinativo, e não uma explicação didática. --Bageense(fala) 01h51min de 25 de novembro de 2020 (UTC)
Esqueci de dizer: obrigado por sua intervenção aqui! A questão está sem dúvida resolvida agora, e a insistência em manter o trecho configurará wp:recusa. Sdç! --Bageense(fala) 01h52min de 25 de novembro de 2020 (UTC)

Bom, primeio sugiro que todos os editores que fazem ameças cumpram-nas, sob pena de perderem credibilidade em suas bravatas. Em segundo lugar, sugiro que leiam os artigos sobre fontes secundárias (o que são e para que servem). Por fim, @Albertoleoncio:, sim, várias das pessoas que passaram pelo programa fazem parte do Instituto (Ricardo Amorim, Reinaldo Azevedo, José Nêumanne Pinto, Pedro Bial, Roberto DaMatta, Patrícia de Andrade, João Roberto Marinho, Eurípedes Alcântara, pra citar alguns). Além disso, perceba que o texto retirado por si não fala em "vínculo formal", mas em identificação ideológica, ou seja, ambos compartilham da mesma linha dentro do Liberalismo. Nesse ponto atentem que não há controvérsia! Nenhuma fonte nega essa ligação! Ou nega? Apresentem tal fonte! Porantim msg 11h34min de 25 de novembro de 2020 (UTC)

@Porantim: Se os membros são os mesmos e se há fontes comprovando isso, não vejo nenhum problema em criar uma seção "Relação com o Instituto Millenium" no corpo do artigo. Sendo apenas identificação ideológica, não vejo como adequado inserir algo assim logo na primeira frase do artigo. Imagine se a primeira frase de Jair Bolsonaro estivesse Citação: Jair Messias Bolsonaro é um capitão reformado, político e atual presidente do Brasil alinhado ao Donald Trump, presidente dos EUA. Por mais verdadeiro que seja, é adequado? ━ ALBERTOLEONCIO Who, me? 21h49min de 25 de novembro de 2020 (UTC)
Concordo que estar logo na apresentação não é o mais adequado, mas acho sim que é necessário que conste do artigo. Porantim msg 23h32min de 26 de novembro de 2020 (UTC)