Discussão:Partido Comunista dos Trabalhadores Portugueses

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

O artigo está desactualziado, o actual lider do PCTP/MRPP é Luis Franco.

MRPP[editar código-fonte]

Não sei onde foram buscar essa ideia absurda de MRPP ser Movimento Reorganizativo do Partido do Proletariado, para começar, reorganizativo nem sequer existe, é um absurdismo e a verdadeira descrição de MRPP é, e sempre foi, Movimento Revolucionário Português do Proletariado. Para quem duvida,pode consultar aqui a descrição oficial da Biblioteca Nacional, de todos os partidos politicos portugueses.Descrição da sigla dos Partidos Portugueses - http://pesquisa.bn.pt/PartidosPoliticos/index.html Pelo Poder do Z Alaf Ogimoc 19h39min de 30 de março de 2009 (UTC)


Para atestar que o MRPP era o Movimento Reorganizativo do Partido do Proletariado, leia-se o comunicado emitido pelo MRPP na madrugada (saudosa) de 25 de Abril de 1974. Quase no final, antes das palavras de ordem em maiúsculas, aqui.
Não encontrei agora provas, que vou procurar, mas o que aconteceu é que o Movimento, criado o tal partido do proletariado, abandonou aquele nome mas manteve a sigla MRPP, tornada bem conhecida nos anos do PREC.
De nenhum ponto de vista faz sentido o nome que consta na página da Biblioteca Nacional, mas veja-se no Tribunal Constitucional, a entidade que controla a constituição e a extinção dos partidos políticos em Portugal. Apenas consta o nome oficial actual (Partido Comunista dos Trabalhadores Portugueses) e a respectiva sigla (PCTP/MRPP). Portanto, devia ser este o nome do verbete. – Cadum (discussão) 01h34min de 17 de abril de 2009 (UTC)

Meu caro, isto aqui não passa dum fórum, não é nenhum documento oficial, o mais provável é que quem o transcreveu se tenha enganado. Se por acaso não se enganou, enganou-se quem escreveu o comunicado, Eu lembro-me muito bem dessa altura, tenho em minha posse vários documentos desse período, inclusive muitos do MRPP, e em todos vem escrito MRPP, Movimento Revolucionário Português do Proletariado, não existe em nenhum documento referencia ao absurdismo do suposto partido reorganizativo. Pelo Poder do Z Alaf Ogimoc 02h57min de 17 de abril de 2009 (UTC)


Caro Zorglub, você pode ter tudo quanto queira, mas talvez lhe faltem os documentos certos para atestar o que pretende.
Felizmente vivi esses tempos maravilhosos do PREC, trabalhava na altura na imprensa e, portanto, contactei de perto com partidos e respectivas siglas e acrónimos...
  1. Espreite esta fonte: N.º 18 do “Luta Popular”, como sabe, o órgão oficial de... (leia, por favor o que diz no cabeçalho! Como certamente reparou, a origem desta imagem é a Hemeroteca Digital da Câmara Municipal de Lisboa.
  2. Para que não fique a pensar que apenas os outros chamavam ao MRPP aquele reorganizativo que tanto o afligiu, espreite mais esta fonte: um cartaz do próprio MRPP. Como deve ter reparado, a imagem consta do arquivo da Fundação Mário Soares.
  3. Mas se quiser espreitar estas fontes, leia o descritivo que acompanha as imagens: (Universidade de Aveiro), ou (Universidade da Beira Interior), ou (Universidade de Coimbra – ao fim, no título "Comunicados e panfletos", por favor).
  4. Até uma simples pesquisa no Google tiraria algumas dúvidas: "Movimento Revolucionário Português do Proletariado" — 209 ocorrências; "Movimento Reorganizativo do Partido do Proletariado" – 9420 ocorrências...
Caro Zorglub, acho que fica provado o que quer dizer MRPP.
No entanto, para o rigor da informação do verbete, o que acho essencial é alterar o título. Porque, agora, no tempo que corre, o nome oficial daquele partido é: Partido Comunista dos Trabalhadores Portugueses – PCTP/MRPP, como se pode ver na ligação para o Tribunal Constitucional que deixei na minha anterior intervenção.
Será que alguém poderá actualizar o título?
Saudações. – Cadum (discussão) 16h58min de 17 de abril de 2009 (UTC)

Feito Pelo Poder do Z Alaf Ogimoc 17h06min de 17 de abril de 2009 (UTC)


Obrigado, caro Zorglub. Um abraço! – Cadum (discussão) 17h18min de 17 de abril de 2009 (UTC)

Zorglub, você é sempre assim teimoso? Pode apresentar provas melhores que as minhas?[editar código-fonte]

Não entendo a sua maneira de lidar com este assunto.

Apresentei provas, nas intervenções acima, do nome actual e do nome anterior deste partido.

Você, que começou sobranceiramente por dizer que tinha provas do tal Partido Revolucionário... não apresentou mais do que uma citação da Biblioteca Nacional... (Dá para desconfiar que você lá trabalha...)

Se procurar melhor, no Google aparecerão todos os sítios que, copiando a informação deste artigo na Wikipédia, divulgam a asneira – como acontece com Pedia várias (en, ca, gl, sei lá se mais...).

Se você for inteligente apresentará provas mais sólidas do que as minhas para sustentar a sua "razão". Caso contrário, volte lá a pôr o título como deve ser!

Ah, não me importo nada que reescreva você o artigo – não faço questão de aparecer como autor, apenas desejo não encontrar muitos erros.

Cumprimentos. – Cadum (discussão) 19h18min de 25 de abril de 2009 (UTC)

O nome é Movimento Reorganizativo do Partido do Proletariado. ah, tou a ficar farto de ver sempre mal escrito. se tu, zorgut ou á como é, não acreditas, basta contactares o partido. o mail está no site oficial...

De facto já optei por o fazer para esclarecer a confusão criada pelo próprio MRPP, pois ao que parece nem eles sabem como se descreve concretamente o seu nome já que tenho folhetos e publicações deles escrito das duas formas. Portanto parto do principio de que se terá que aceitar a descrição oficial. Pelo Poder do Z Alaf Ogimoc 23h33min de 25 de abril de 2009 (UTC)

Agora que nos estamos a entender...[editar código-fonte]

... se ninguém mais se opuser (ou se ninguém tomar a iniciativa), irei brevemente voltar a mudar o título do artigo para aquilo que deve ser: Partido Comunista dos Trabalhadores Portugueses.

Repare-se que a sigla não faz parte dos títulos dos artigos respeitantes a outros partidos portugueses:

Como confirmação do nome oficial do PCTP/MRPP, verificar aqui (ligação que consta também do artigo): Tribunal Constitucional, a entidade que supervisiona o registo, extinção e contas de partidos e coligações eleitorais. – Cadum (discussão) 11h14min de 26 de abril de 2009 (UTC)

Alguém me ajuda, por favor?[editar código-fonte]

Pretendo mover este artigo (Partido Comunista dos Trabalhadores Portugueses/Movimento Reorganizativo do Partido do Proletariado) para Partido Comunista dos Trabalhadores Portugueses porque:

  • o nome oficial do partido, conforme está provado nas referências que coloquei no artigo, é mesmo apenas Partido Comunista dos Trabalhadores Portugueses;

Acontece que quando quero mover este artigo, o sistema não autoriza porque o outro já existe.

O que poderei fazer? Não queria apagar o outro porque ele também tem história da edição deste texto – foi lá que isto começou...

Agradeço antecipadamente a ajuda. Quem não sabe é como quem não vê, não é mesmo? – Cadum (discussão) 21h50min de 10 de junho de 2009 (UTC)

Algum editor sénior pode resolver isto ?[editar código-fonte]

Antes de verificar que este verbete tinha página de discussão, alterei o nome do partido para "Partido Comunista dos Trabalhadores Portugueses (PCTP/MRPP)", por ser esse o nome (sigla) oficiais do partido, e por ser essa a norma usada nas designações nos verbetes de todos os outros partidos, o que me parece correcto. Nele incluí três referências externas que suportam a minha opinião, de acordo com as múltiplas sugestões já aqui anteriormente explanadas.

Resta só mover o o artigo, como solicitado por Cadum, ou fornecer instruções para que eu o possa fazer. Obrigado. --JotaCartas (discussão) 02h45min de 12 de outubro de 2009 (UTC)

Têm que fazer um pedido a um administrador, uma vez que o artigo foi movido várias vezes. Ver Wikipedia:Pedidos a administradores/Páginas protegidas. GoEThe (discussão) 12h35min de 13 de outubro de 2009 (UTC)