Discussão:Real Irmandade de Nossa Senhora da Quietação

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Fusão Igreja e Convento das Flamengas; Real Irmandade de Nossa Senhora da Quietação

O PARÁGRAFO SOBRE A «AGRESSÃO» AO PÁROCO DE ALCÂNTARA É FALSO![editar código-fonte]

COMUNICADO

A Real Irmandade de Nossa Senhora da Quietação acaba de tomar conhecimento dum comunicado do Patriarcado de Lisboa, datado de hoje [4 de fevereiro de 2023], sobre os gravíssimos incidentes provocados pelo pároco de Alcântara na passada segunda-feira à noite na Igreja das Flamengas.

Tal comunicado está eivado das maiores calúnias e falsidades, chegando a pontos de fazer passar por agredido o agressor, a saber: o pároco de Alcântara, que não só agrediu fisicamente o presidente da mesa da assembleia da Real Irmandade como também, abusando do seu poder, expulsou sem qualquer motivo quem se encontrava pacificamente a praticar as suas devoções na Igreja da Flamengas.

Por tudo isto, os representantes da Real Irmandade chamaram nessa altura a PSP ao local, para tomar nota da ocorrência e pôr cobro aos desmandos do pároco de Alcântara, o qual, com enorme atrevimento, ainda teve a ousadia de dizer que estava ali a mando do Patriarcado.

O mesmo comunicado revela a total falta de bom senso e de boa vontade de quem manda no Patriarcado de Lisboa, e confirma a seu modo que o que o Patriarcado afinal pretende é extinguir a Real Irmandade de Nossa Senhora da Quietação e encerrar definitivamente a Igreja das Flamengas ao culto, sendo certo que tanto esta igreja como o património que lá se encontra é propriedade do Estado Português.

Aos membros da Real Irmandade de Nossa Senhora da Quietação não se lhes afigura ser mera coincidência a emissão deste extraordinário comunicado do Patriarcado de Lisboa com a convocação da próxima assembleia-geral eleitoral da Real Irmandade para o próximo dia 12 do corrente mês.

Em face desta atitude tão injusta quanto escandalosa do Patriarcado de Lisboa, a Real Irmandade de Nossa Senhora da Quietação informa que irá participar este assunto no começo da próxima semana à Nunciatura Apostólica e à Cúria Romana. Mais irá dar seguimento aos procedimentos criminais abertos na PSP contra o pároco de Alcântara.

Lisboa, 4 de fevereiro de 2023.

A Mesa Administrativa da Real Irmandade de Nossa Senhora da Quietação,

Paz e Bem 81.193.184.192 (discussão) 00h19min de 8 de abril de 2023 (UTC)Responder

O PÁROCO DE ALCÂNTARA CESSOU FUNÇÕES COMO CAPELÃO (SUPLENTE) DA REAL IRMANDADE EM 28 DE FEVEREIRO DE 2023![editar código-fonte]

COMUNICADO

A Real Irmandade de Nossa Senhora da Quietação, notificada do ofício do Patriarcado de Lisboa, subscrito pelo Vigário Geral, Reverendo Cónego Tito Espinheira, com data de 24 de Fevereiro de 2023, e lido ao povo pelo pároco de Alcântara no fim da Missa celebrada hoje de manhã, dia 28 de Fevereiro de 2023, na Igreja das Flamengas, vem comunicar a todos os Irmãos e demais fiéis interessados o seguinte:

1. Nesta data, 28 de Fevereiro de 2023, o pároco de Alcântara e o seu coadjutor cessaram funções como capelão (suplente) e capelão coadjutor (suplente) da Real Irmandade de Nossa Senhora da Quietação.

2. Muito em breve, será nomeado o novo Capelão Privativo da Real Irmandade de Nossa Senhora da Quietação por Sua Eminência Reverendíssima, o Senhor Cardeal Patriarca de Lisboa, que já desencadeou todas as diligências necessárias para o efeito.

A Real Irmandade de Nossa Senhora da Quietação manifesta a Sua Eminência Reverendíssima a sua mais profunda gratidão pelo imenso desvelo novamente demonstrado pelo bem das almas dos Irmãos e, bem assim, dos fiéis frequentadores do culto na Igreja das Flamengas; e, sempre em comunhão plena com o Corpo Místico de Cristo, reitera a sua mais profunda dedicação ao Supremo Pastor da sua Diocese.

Lisboa, 28 de Fevereiro de 2023.

A Presidente da Direcção, 81.193.184.192 (discussão) 00h24min de 8 de abril de 2023 (UTC)Responder

A REAL IRMANDADE DE NOSSA SENHORA DA QUIETAÇÃO TEM NOVO CAPELÃO PRIVATIVO DESDE 30 DE MARÇO DE 2023[editar código-fonte]

PATRIARCADO DE LISBOA

VIGARARIA GERAL


SG 82/23

Ref. 75

Ass: Capelão

Data: 30.III.2023


Senhora Doutora [Presidente da Direcção da Real Irmandade de Nossa Senhora da Quietação]:


Tendo presente o vosso ofício do passado dia 17 de Março que era acompanhado duma carta do Rev. mo [sic] P. António de Oliveira Colimão em que oferecia os seus préstimos enquanto a sua saúde e capacidade físicas permitir para as actividades pastorais na Igreja das Flamengas, o Senhor Patriarca autoriza que o Rev. mo P. Colimão [sic] exerça interinamente o ofício de Capelão da Real Irmandade de Nossa Senhora da Quietação e encarregou-me de lho comunicar.

As funções de Capelão são as descritas nos Estatutos da Irmandade e sobretudo nos cânones 564-567 e há-de ter em conta o que diz o cân. 571.

[...]

Votos de Santa Páscoa


[Assinatura]

(Cón. Francisco José Tito Espinheira)


PS. [sic] Desta carta, envio cópia ao Rev. mo [sic] P. Colimão 81.193.184.192 (discussão) 00h35min de 8 de abril de 2023 (UTC)Responder