Discussão:Revolução Cubana

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Último comentário: 29 de dezembro de 2017 de JMGM no tópico Faltou falar do fechamento dos cassinos

Atenção!

O conteúdo acrescentado na úlima edição foi removido devido a suspeitas de violação de direitos de autor.

O texto que tinha sido aqui colocado era idêntico ao texto da seguinte fonte:

http://geocities.yahoo.com.br/jonhassuncao/revcubana.htm

Em relação a Che[editar código-fonte]

Eu achei o artigo um pouco tendencioso de maneira geral ... mas acho que a parte sobre o Che "Herói Traido" foi muita inacurada ...

Che acreditava que a revolução deveria ser um processo continuo e initerrupto ... pra ele a vitória em Cuba foi só um pequeno passo para a libertação de todos que sofriam opressões ... Por isso que ele foi pro Congo e em seguida para a Bolívia ... Sugiro retirar essa parte final ... e francamente, o culpado pela morte do Che é históricamente comprovado que foi um traídor boliviano que o guiou para uma emboscada criada por forças Anti-revolucionárias Americanas ... Fidel foi um companheiro de luta e de idéias e sugerir isso é uma afronta.

Reverti à última edição por 200.179.42.11 para que se discuta os pontos polêmicos ou controversos do artigo. -- Adailton msg 11:59, 23 Agosto 2006 (UTC)

Pessoal, estou assumindo a responsabilidade de reciclar o conteúdo desse verbete.

Conto com a paciência de vocês uma vez que não tenho muito tempo disponível em minha vida pessoal. Terminarei em breve!

Abraços.

Paciência e Colaboração[editar código-fonte]

Pessoal, peço a paciência e a colaboração de todos os membros para que não mecham por enquanto nesse artigo!

Peço a partir de hoje (24-Ago-2006) uma semana para poder terminar o artigo de forma completa. Enquanto isso, sugiro que por gentileza, anotem seus incrementos e depois desse prazo, passem a incluí-los.

Estou realizando um trabalho complexo de tradução de documentos oficiais, pesquisa e sintese sobre o assunto e acredito que este artigo terá alta qualidade ao final.

No entanto, ressalto que não possuo muito tempo livre para esse trabalho e por isso peço e me comprometo em concluí-lo em no máximo uma semana.

Obrigado o comentário precedente não foi assinado por Lmbassman (discussão • contrib.)

Coloquei a tag de {{em edição}} na parte superior do artigo, pois é lá que ela deve ficar, visível para quem acessa ao artigo. --OS2Warp msg 22:49, 25 Agosto 2006 (UTC)
: Obrigado pela informação e pelo auxilio.

Em resposta ao vandalismo do membro Arges à este artigo.[editar código-fonte]

Gostaria de pedir ao vandalo Arges que se decida por vandalisar o artigo Revolução Cubana.


Decida se o vandalismo continua ou para e me informe, então eu decido se continuo a edição ou registro minhas pesquisas e a fonte e proíbo a exibição das informações por mim coletadas nessa enciclopédia manipulada e "quase livre".

As edições desse artigo estão suspensas até que ele se decida.

Se quiserem estragar o texto, mudar, apagar, reverter para antes do inicio da reciclagem (que alias é um texto que tem mais haver com a cara da wikipedia mesmo) fiquem a vontade!

Vocês estão por perder um colaborador. Só peço que tenham decencia, decidam e me informem.

Não sei se consegues compreender, mas limitei-me a retirar o jargão "em tempo", que insistes em colocar sem qualquer razão plausível no texto. No mais, mantive o conteúdo. Se és tão melindroso a ponto de não aceitares nenhuma modificação no texto que escreves, decerto não obterás sucesso neste espaço, que se caracteriza pelo carácter colectivo da escrita. Arges 13:37, 28 Agosto 2006 (UTC)

Imbecilidades![editar código-fonte]

O seu imbecil, (arges) você que é tão culto, tão poderoso, tão magnífico com seus PODERES de operador da wikipédia, deveria aprender a LER!

Em primeiro lugar que a primeira vez que reverteu o artigo, apagou informações alem do referido jargão.

Em segundo lugar: EM EDIÇÃO significa, NÃO ESTÁ TERMINADO! (isso é preciso explicar para alguns idiotas)


Em terceiro: Foi SOLICITADO que não se mechesse nesse artigo durante o periodo de uma semana até que ele esteja concluido!


Quarto: Concordo que o termo utilizado (EM TEMPO" não seja o mais adequado para uma enciclopédia e acho ele "vejista" demais também, no entando, vide o significado de EM EDIÇÃO!

Quanto a ter revertido a marca ATUALMENTE: ou você sugere algo para destacar os acontecimentos recentes do passado ou você para de alterar o artigo!


Eu só estou avisando, por que já estou de saco cheio de me dedicar à essa merda, escrever diversos artigos com fontes precisas, de trabalho de noites e noites de pesquisa, tradução, leitura, e ser ingratamente retribuido com palhaços como você!

E se eu sair, deixar de ser um colaborador, não vai ficar só nisso não..

Acho bom, a "comunidade" começar a agir de forma comunitaria antes que percam todos os seus colaboradores!

Talvez fosse bom você dar um passeio dentro da geladeira, antes de sair escrevendo impensadamente, como se qualquer coisa na Wikipédia pertencesse a alguém. Repito: em minha última edição, mantive seu conteúdo, retirando apenas as expressões indevidas. Quanto à última reversão, observe o histórico e dirija suas reclamações a quem a realizou, não a mim. Arges 14:01, 28 Agosto 2006 (UTC)
Quanto à última reversão, fi-la porque os conteúdos foram alterados na forma discutida acima mas sobretudo porque os interwikis ficaram estragados! Eduardo Pinheiro 14:10, 28 Agosto 2006 (UTC)


Prazo insuficiente[editar código-fonte]

Percebendo que o tempo solicitado por mim será insuficiente para a conclusão desse artigo, peço mais uma semana para tentar concluir o artigo.

Lembro que nessa semana, muita informação foi incluida, porem ainda tem muito mais para se incluir.

Conto com a colaboração de todos.

O artigo está parcial, como no item: Crise dos mísseis. O artigo poderá ser editado por quem quiser, não há meio de mante-lo fechado. --OS2Warp msg 21:18, 29 Agosto 2006 (UTC)


Pois é.. vindo de um imbecil como você OS2, eu compreendo bem.

Não pretendo começar uma guerra de edições aqui, mas vários pontos estão claramente parciais o exemplo da Revolução Cubana#Crise dos mísseis deixa isso claro. Se pretende continuar a editar por mais uma semana seria bom corrigir esses pontos. E você precisa parar com essa agressividade. Luiz ε 14:20, 31 Agosto 2006 (UTC)

O que acontece é que imbecis como você não sabem o que é imparcialidade. Para vocês imparcialidade é falar tudo que a midia hegemonica permite e nada mais. Não tem análise dos dois lados da moeda..

Esse artigo é a historia da revolução cubana, documento oficial cubano, escrita por cubanos que viveram e vivem a revolução.

Imparcialidade? PROVE a imparcialidade. Para vocês, relatar fatos é ser imparcial..

Ou vai querer botar a história da revolução cubana escrita pelos norte-americanos ou pelos presidentes de empresas multinacionais?

Você é o tipo de gentinha que não respeita a soberania de um povo.. A história do Brasil, está descrita aqui na wikipedia, como nos documentos historicos NACIONAIS!

Nada mais justo do que Cuba poder AO MENOS escrever sua prórpia história.

Não sou agressivo, só sei reconhecer os imbecis como você, por exemplo. o comentário precedente não foi assinado por 200.179.42.106 (discussão • contrib.) 18:25, 31 Agosto 2006 (UTC)

Se você não consegue ver problema em: Mediante o “Plano Mangosta” se dispôs uma sucessão de operações de agressão que não descartava, a intervenção militar direta. Isto conduziria a uma grave crise internacional no mês de outubro de 1962, ao conhecer a instalação de foguetes soviéticos na Ilha. Os compromissos mediantes os quais se deu solução à crise, não puseram fim às praticas de agressão do imperialismo. Numa enciclopédia estou a discutir com uma ervilha.
E saber se você esta sendo parcial ou não é fácil... mostre o que você escreveu contra o que defende ou a favor do que desaprova; se não tem o que mostrar ou achar que o que defende seja o imparcial fica comprovada minha tese (a da ervilha). Luiz ε 18:25, 31 Agosto 2006 (UTC)

Parcialidade é diferente de RELATO de fatos.. se VOCÊ não sabe diferenciar, concidere-se você a porra da ervilha!

Se quiser trocar o termo imperialista por norte-americanos tudo bem, no final da na mesma.

Só te digo que ao tratarmos da história do BRASIL, usamos a HISTORIA QUE NOS ESCREVEMOS!

E CUBA ao escrever a HISTORIA DA REVOLUCAO CUBANA, usa a HISTORIA QUE ELES ESCREVERAM e nada mais justo que isso. Bom, este texto está extremamente parcial, só fala bem da revolução cubana, não fala das torturas e das 115 mil pessoas mortas(sem contar por fatores externos apoiados por fidel castro) pelas forças de castro mesmo após a revolução. Não sei como você quer que este texto fique mais esquerdista do que já está.

Imparcialidade[editar código-fonte]

Acredito que após as tentativas da mídia hegemônica brasileira durante as eleições presidênciais de 2006 de manipular a população, fica claro que não se têm ainda no Brasil o conceito correto de imparcialidade.

Imparcialidade significa no Brasil, escrever tutelado pelas regras ditadas pela direita nacional.

Ficou claro e foi muito discutida (e ainda é) essa questão da mídia podre nacional que configura mais de 90% dos meios de comunicação no Brasil.

Quem considera esse artigo parcial, poderia estudar um pouco mais sobre jornalismo, sobre lingua portuguesa e principalmente sobre história.

O texto está parcial. Basta apenas editar e torna-lo mais enciclopédico.--OS2Warp msg 21:20, 20 Novembro 2006 (UTC)

Apesar de só ter entrado na discussão agora, gostaria de tentar dar um tom mais moderado a ela. O amigo que escreveu o artigo "Revolução Cubana" é notório pesquisador. Seu texto é complexo e completo. Quem quiser encontrar qualquer coisa relacionada à Revolução encontrará em tal artigo seguramente. O artigo tem inclusive, a qualidade de remontar o período anterior à Revolução para que esta seja compreendida de forma total. Porém, também compreendo a opinião dos outros que debatedores sobre parcialidade. O autor do artigo, quando se utiliza de termos como o citado no tópico acima, dizendo que houve uma agressão imperialista e outras citações semelhantes desqualifica o que ele pórpio escreve ao abdicar de contar a história para emitir opinião pessoal. Até pra mim que cheguei bem tarde à discussão senti isso só pela leitura do texto. O autor até usa o exemplo da mídida para justificar sua forma de contar o ocorrido. Não se trata de nenhuma defesa aqui de norte-americanos ou qualquer coisa semelhante. Acho apenas que por se tratar de uma enciclopédia, ela não deve conter expressões que claramente dmonstram o caráter opinativo do texto do autor. Texto, por sinal, brilhante. Abraços.

Para melhorar[editar código-fonte]

O National Geographic Channel no dia 5/08/2006 lançou um documentário sobre CUBA, a história desta Revolução Cubana(reciclando e revitalizando o tópico), que para ser contada melhor deveríamos retroceder até o 1898, quando os EUA apóiam a independência Cubana, a Emenda Platt, o domínio de empresas estadunidenses, O golpe de estado de Fulgêncio Batista em 1952, a primeira rebelião liderada por Castro,a segunda, a sua estada em Serra Maestra, a chegada do poder de Fidel... Na seguinte estrutura SUGERIDA, não-obrigatória evidentemente: Definição, Causas e Cuba pré-Revolução, Figuras históricas da Revolução, Revolta revolucionária, Fatores que impulsionaram a Revolução, Aspectos da Revolução Cubanae Conseqüências da Revolução Cubana. Agradeceríamos se isso fosse possível, principalmente com as atuais notícias...Fontes: Livros de História(Era dos Extremos de Hobsbawm, com apresenta com certa clareza o papel de Cuba neste tabuleiro de xadrez que era a Guerra Fria durante a Revolução), sites especializados em História que podem ser achados na rede...

Aos idiotas de plantão![editar código-fonte]

A revolução cubana É e não FOI por que ainda existe.

Procurem entender o que é uma revolução antes de fazerem suas merdas diarias pela wikipedia!

Bando de palhaço!!!

Visitem a comunidade: Wikipedia a farsa no orkut!!!

Predefinição:Revisado[editar código-fonte]

Se eu já revisei não posso colocar como revisado??? Quem têm que revisar o artigo? Algum artista famoso, alguém da máfia dos administradores da Wikipédia, algum político??? Sejam mais explicitos sobre as farsas da Wikipédia então... Além disso, esse artigo já tinha sido retirado de em revisão a algum tempo. Vira e meche retornam ele tentando encontrar alguém que consiga inverter um dos poucos artigos bons que ainda existem na Wiki a fim de antender aos interesses de quem

Artigo está quase 100% novo[editar código-fonte]

A custa de muitos erros, tentei consertar grande parte do tópico, principalmente colocando fontes sobre o embargo comercial americano à Cuba...Ultragp7 (discussão) 02h12min de 2 de abril de 2010 (UTC)Responder


Retirei da introdução o erro que era chamar uma revolução de um golpe de estado, e tem que enaltecer sim as conquistas sociais, porém falta o outro lado da história: as violações de direitos humanos, não tem na introdução nem ao longo do texto. O que é estranho porque no verbete do Fidel Castro tem menção a esses fatos desfovoráveis e tudo com fontes. Sugiro replicar aqui. De algum lugar do Brasil, 07/12/13.

Antiamericanismo?[editar código-fonte]

Por favor, substituam essa expressão tendenciosa pelo termo "Anti-imperialismo", muito mais apropriado para definir o sentimento nacional dos povos colonizados que lutam contra a hegemonia estadunidense. O professor Domenico Losurdo, em seu livro "A Linguagem do Império", argumenta primorosamente contra a existência de um "sentimento antiamericano", até porque Cuba é o país que mais se preocupa com a liberdade e o bem-estar da América. O que Cuba não tolera é o imperialismo estadunidense. É possível ler também sobre a postura anti-imperialista de um dos grandes heróis referenciados pela Revolução: José Martí! A luta anti-imperialista não é uma característica secundária do MR-26.comentário não assinado de MBTC96 (discussão • contrib) -- Chronus (discussão) 16h12min de 10 de dezembro de 2016 (UTC) (UTC)Responder

Absurdo de parcialidade[editar código-fonte]

Por favor peço aos colaboradores da Wikipédia, que detém honestidade intelectual e conhecimento verdadeiro sobre o assunto, continuem a editar o artigo para torna-lo mais imparcial. O mesmo parece propaganda política em alguns pontos, como logo no "desfecho", em que se citava alguns controversos benefícios da revolução, algo que além de deixar o artigo confuso, não diz parte ao desfecho, e sim das consequências póstumas, completa desonestidade parcial para extrema-esquerda. Pedrix52 (discussão) 02h21min de 17 de junho de 2017 (UTC)Responder

Faltou falar do fechamento dos cassinos[editar código-fonte]