Discussão:Universidade de São Paulo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Campi ou câmpus[editar código-fonte]

Será que não está na hora de aportuguesar este termo? Por analogia com outras palavras latinas, as duas formas, singular e plural, deveriam ser "câmpus". Tsf (discussão) 18h20min de 19 de novembro de 2012 (UTC)

Possibilidade de plágio de texto institucional no artigo[editar código-fonte]

Encontrei alguns trechos que estão presentes nos sites da USP, como este exemplo, onde é possível encontrar praticamente o mesmo texto, com pequenas alterações, sobre os campi de São Carlos. Porém, a página institucional afirma que foi atualizada em abril deste ano, enquanto o texto da Wikipédia já estava presente antes disso, porém, indicando tal página como fonte. Como descobrir quem copiou quem e se o texto deve ser ou não removido da Wikipédia? Neste caso, como não é exatamente uma cópia do texto presente no site, já que houve pequenas modificações, o trecho "copiado" deve ser removido? A parte da Escola de Engenharia de Lorena também possui trechos bastante semelhantes com os do site oficial. Não verifiquei todo o artigo, mas destes exemplos lembrei. Andrepss (discussão) 10h38min de 1 de outubro de 2014 (UTC)

Isso é WP:VDA. Você pode modificar o texto e citar a fonte. As ideias são livres. Obrigado por avisar. Chronus (discussão) 10h41min de 1 de outubro de 2014 (UTC)
Obrigado pelo retorno, Chronus. Evitei reeditar pela dúvida, já que não incomum és encontrar textos retirados da Wikipédia sendo utilizados nos mais diversos e insuspeitos sites sem a devida menção à Wikipédia. Andrepss (discussão) 10h48min de 1 de outubro de 2014 (UTC)

Redundância ao citar as universidades estaduais na introdução do verbete USP[editar código-fonte]

Olá sou novo no wiki e peço desculpas por manusear mal as edições. Voltando ao assunto da discussão, não entendo a necessidade de citar as demais universidades estaduais na parte introdutória de definição da USP. Não acha melhor enxugar essas citações das outras universidades e deixar a definição mais clara sobre o que se define a USP? --Douglas Santos 93 (discussão) 14h22min de 1 de junho de 2016 (UTC)

Symbol support vote.svg Concordo A listagem de todas as universidades estaduais na primeira frase do verbete sobre a USP é supérflua. A única relação é que, assim como a USP, as outras 3 também são mantidas pelo governo do estado de São Paulo, mas essa é uma informação bem secundária. Sugiro mover essa observação para a seção "3 Estrutura". Recomendo, adicionalmente, que "4 Organização" seja tornado uma subseção da seção "Estrutura". Se não houver oposição posso fazer essas alterações. Rodorgas (discussão) 17h16min de 22 de janeiro de 2019 (UTC)

Symbol declined.svg Discordo. As três universidades paulistas, além de partilharem o fato de serem mantidas com recursos do governo estadual, são as três melhores instituições de ensino superior do país. Isto deve ser citado na introdução, que deve ser mantida como está. Chronus (discussão) 01h24min de 28 de janeiro de 2019 (UTC)
Na verdade são quatro universidades paulistas: há também a UNIVESP que não aparece nos rankings universitários. As outras aparecem bem nos rankings: UNICAMP em 2º e UNESP em 7º pelo RUF 2017, mas não exatamente entre as três melhores do país. De qualquer forma, como essa informação é profundamente relevante? Na contagem de caracteres, a maior parte da primeira frase fala sobre outras universidades numa lista exaustiva. Concordo que a informação tem sua importância, aceito que seja mantida na introdução, mas não na primeira frase, que deve ser uma definição clara e objetiva sobre o verbete em questão. rodorgas (discussão) 05h40min de 11 de fevereiro de 2019 (UTC)