Djairo Guedes de Figueiredo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Esta biografia de uma pessoa viva não cita as suas fontes ou referências, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2013).
Ajude a melhorar este artigo providenciando fontes confiáveis e independentes. Material controverso sobre pessoas vivas sem apoio de fontes confiáveis e verificáveis deve ser imediatamente removido, especialmente se for de natureza difamatória.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)


Djairo Guedes de Figueiredo
Nascimento 2 de abril de 1934 (85 anos)
Limoeiro do Norte
Nacionalidade  Brasileiro
Alma mater Universidade de Nova Iorque
Prêmios Telesio Galilei Gold Medal
Orientador(es) Louis Nirenberg; Warren M. Hirsch
Instituições UNICAMP
Campo(s) Matemática

Djairo Guedes de Figueiredo (Limoeiro do Norte, 2 de abril de 1934) é um matemático brasileiro.

Após se tornar engenheiro civil formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1956, obteve os títulos de Master of Science (NYU, 1958) e Doctor of Philosophy (NYU, 1961) em matemática. Foi professor titular no Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (1968), na Universidade de Brasília (1971), na University of Illinois (1973) e na Universidade Estadual de Campinas (1988).[1] Atualmente é professor colaborador da UNICAMP. Em 1965 e 1984 foi agraciado com bolsa da Fundação Solomon R. Guggenheim. É membro titular da Academia Brasileira de Ciências, e Pesquisador 1A do CNPq desde 1985. Também participa da Sociedade Brasileira de Matemática e da American Mathematical Society. Em 1992 foi premiado com a Bolsa de Reconhecimento Acadêmico "Zeferino Vaz", pelo Conselho Universitário da UNICAMP e, em 1995 com a Grã Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico. Em 2004, recebeu o título de "Doctor Honoris Causa" pela Universidade Federal da Paraíba. Em 2009, passou a ser membro da Academia Nacional de Ciencias de Buenos Aires. Em 2011, foi o primeiro brasileiro agraciado com a medalha de ouro da Acadêmia de Ciências Telesio Galilei (Telesio-Galilei Academy of Sciences) da Grã-Bretanha[2][3]. Seu campo de pesquisa é a Teoria das Equações Diferenciais Parciais, tendo escrito várias monografias e artigos de pesquisa publicados em revistas especializadas no Brasil e no exterior.

Livros[editar | editar código-fonte]

  • Análise I
  • Análise de Fourier e Equações Diferenciais Parciais
  • Equações Diferenciais Aplicadas
  • Números Irracionais e Transcendentes

Referências

  1. Djairo Guedes de Figueiredo
  2. Secretaria de Educação do Paraná. «Cearense ajuda a desenvolver teoria usada para prever terremotos - Matemática - Disciplina - Matemática». www.matematica.seed.pr.gov.br (em pt_BR). Consultado em 8 de março de 2017 
  3. Administrator. «Telesio Galilei Academy Award 2011». telesio-galilei.com (em inglês). Consultado em 9 de março de 2017 

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) matemático(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.