Dupla precisão no formato de ponto flutuante

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Translation Latin Alphabet.svg
Este artigo ou seção está a ser traduzido de en. Ajude e colabore com a tradução.

Em computação, a Dupla precisão no formato de ponto flutuante ou simplesmente precisão dupla é um ponto flutuante de formato numérico digital geralmente binário que ocupa 8 bytes (64 bits em computadores modernos) na memória do computador.

No IEEE 754 de 2008 o formato 64-bit base 2 é oficialmente denominado binary64. Denominava-se double no IEEE 754 de 1985.

Uma das primeiras linguagens de programação a fornecer única- e dupla-precisão de tipos de dados em ponto flutuante foi Fortran.

Antes da adopção generalizada do IEEE 754-1985, a representação e propriedades do duplo tipo de dados de ponto flutuante dependia da fabricante do computador e do modelo de computador.

A precisão dupla fornece uma relativa precisão de cerca de 16 dígitos decimais e intervalo de magnitude de 10-308 a 10+308. Em computadores com 64-bit de unidades aritméticas de pontos flutuantes, a maioria da computação numérica é feita em precisão dupla, desde o uso de precisão simples proporciona poucas vantagens na velocidade.[carece de fontes?]

Precisão dupla é conhecida como double na linguagem C, linguagem C++ e Java[1].


ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências