Earth (1998)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Earth (filme de 1998))
Earth
1947: Earth
No Brasil 1947: Terra
Em Portugal Terra
 Índia ·  Canadá
1998 •  cor •  110 min 
Género filme de drama
filme de romance
Direção Deepa Mehta
Elenco Aamir Khan
Nandita Das
Idioma hindi

Earth (prt: Terra[1]; bra: 1947: Terra[2]), ou 1947: Earth[2], é um filme canado-indiano de 1998 realizado por Deepa Mehta, que relata a divisão entre a Índia e o Paquistão e as consequências humanas dessa separação. O filme é a segunda parte da trilogia que inclui os filmes Fire (1996) e Water (2005).[3]

A trilogia trouxe à realizadora indiana o reconhecimento internacional, consagrando-a em todo o mundo como uma referência do cinema de autor. Terra, foi nomeado para três prémios Gemini e baseia-se num romance semi-autobiográfico da escritora paquistanesa Bapsi Sidhwa, Cracking India. O filme na Índia foi intitulado 1947: Earth.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Lenny (Maia Sethna) é filha de uma abastada família parse. Alguns minutos depois do início do filme ela deixa cair um prato, que se parte em pedaços. Pensativa, ela pergunta à mãe, «Será possível fracturar um país?»

A ama de Lenny é Shanta (Nandita Das), uma amável jovem hindu. Shanta é amiga de todos os outros empregados da família parse (o cozinheiro, o guarda do zoo, o jardineiro e o massagista). Eles eram uma mistura de hindus, muçulmanos e sikhs e reflectiam a sociedade indiana dessa altura. Vão regularmente ao parque local para falar e comer juntos. Lenny (ou Lenny-baby como os outros a chamam) aprecia realmente os piqueniques multiculturais. Dil Navaz, chamado Ice Candy Man (Aamir Khan), é um muçulmano e o favorito de Lenny e fica cada vez mais apaixonado por Shanta. Mas ele não é o único. Hassan (Rahul Khanna), o massagista e também muçulmano, tem o mesmo dilema.

Esses bons tempos não irão durar. À medida que a situação política se intensifica e a sociedade é atormentada com a violência entre grupos étnicos, crescem as tensões dentro desse círculo de amigos, até que uma série de incidentes desencadeia um inferno de ódio e vingança.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Terra». Portugal: SapoMag. Consultado em 19 de novembro de 2018 
  2. a b «Festival do Rio: Panorama do cinema mundial». Rio de Janeiro: Jornal do Brasil, caderno Programa. 24 de setembro de 1999. p. 12. Consultado em 19 de novembro de 2018 
  3. ROGER EBERT. «Earth». Sun Times. Consultado em 21 de agosto de 2012 
Ícone de esboço Este artigo sobre um filme indiano é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.