Elcio Coronato

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Emblem-scales.svg
A neutralidade deste(a) artigo ou se(c)ção foi questionada, conforme razões apontadas na página de discussão.
Justifique o uso dessa marca na página de discussão e tente torná-lo mais imparcial.
Question book.svg
Esta biografia de uma pessoa viva não cita as suas fontes ou referências, o que compromete sua credibilidade. (desde março de 2017)
Ajude a melhorar este artigo providenciando fontes confiáveis e independentes. Material controverso sobre pessoas vivas sem apoio de fontes confiáveis e verificáveis deve ser imediatamente removido, especialmente se for de natureza difamatória.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Elcio Coronato
Nascimento 21 de junho de 1982 (35 anos)
SP
Nacionalidade brasileiro
Ocupação Apresentador de televisão e Diretor
Página oficial
Site oficial

Elcio Coronato (21 de junho de 1982) é um diretor, apresentador de televisão e cantor brasileiro Foi repórter da MTV Brasil e do site de humor Kibe Loco, também integrou o programa Legendários, da Rede Record e o canal desimpedidos do Youtube. Em 2014 dirigiu e também atuou como repórter no SBT na Web. Em 2015 voltou a na Rede Record para apresentar o seu tradicional quadro de testes comportamentais, o "Testes do Coronato". Atualmente comanda o seu projeto digital Coronhada e atua como diretor do conteúdo digital da Playboy além de ser o embaixador da marca no Brasil. Sua carreira musical resume-se apenas ao single "Garota Legendária".

Carreira[editar | editar código-fonte]

Elcio Coronato começou a produzir pílulas de vídeo nos tempos de faculdade, o projeto se chamava “Percepção”.

Percepção foi um projeto criado por Elcio Coronato em parceria com seu amigo Aleksandar Srdic.

Percepção já era uma nova versão de um projeto anterior, a evolução de um projeto de 2001 chamado “Mundo Real”, projeto que eles mesmos assumem que era algo que só fazia sentido para eles.

Percepção era uma série de vídeos comandados por Elcio Coronato, onde ele na maioria das vezes, utilizava câmeras escondidas para abordar um determinado assunto e assim, segundo Coronato, testar e desmascarar a hipocrisia da sociedade contemporânea.

Em 2002 e nos anos seguintes, esta série de vídeos foi premiada inúmeras vezes na faculdade e se tornou sensação entre os alunos, eles  faziam cópias em VHS e as fitas circulavam de sala em sala.

Até que alguém converteu os vídeos das fitas para arquivos de computador em uma resolução bem baixa pra que eles pudessem mandar uns para os outros por e-mail. 

Assim, os vídeos começaram a se espalhar pela web.

Em 2003 para que todos tivessem acesso aqueles vídeos, Elcio por sugestão de um amigo, fez um site disponibilizando-os na rede, onde todos pudessem acessá-los.

Neste momento o projeto Percepção passou a se chamar TVCaos, Elcio entendia que tvcaos.com.br era um nome mais forte que percepcao.com.br

É bom lembrar  que em 2003, a internet era muito lenta, não existia YouTube, mal existiam vídeos na rede e muito menos de produtores independentes.

Os vídeos eram de baixíssima resolução, tinham que ser bem leves para que fosse possível vê-los, tinham no máximo 3 megas e mesmo assim era bem difícil para assistir, o internauta tinha que instalar o Windows Media Player no seu computador e esperar baixar um a um e demorava muito, ou seja, quem assistia queria muito assistir.

O site era simples, era apenas uma página com 22 vídeos para serem baixados, e só foi atualizado pela primeira vez 2 anos depois e nessa primeira fase tinha por volta de 10 mil visitas por dia.

Hoje este número pode não parecer tão grande, mas na época era muita coisa, ainda mais com as dificuldades para assistir e a falta de atualização do site.

O tempo passou e Coronato decidiu fazer um piloto para televisão. E em 2005 o programa quase emplacou na TV aberta.

Mas não emplacou. Mas neste processo de todo, Elcio Coronato e Aleksandar conheceram Rogério Brandão, consagrado diretor de televisão brasileiro.

Que pouco tempo depois, em 2007 os chamou para fazer o TVCaos ao vivo pela AllTV, a primeira emissora de TV transmitida 24 horas ao vivo pela Internet.

Na AllTV o programa era diferente, de debates pesados e com ações inusitadas ao vivo, para se ter uma idéia eles foram os primeiros no Brasil a experimentar o I-Doser, uma espécie de droga virtual, tudo isso transmitido ao vivo.

Durante todo esse tempo paralelamente ao seus projetos independentes, Elcio trabalhou como produtor e posteriormente como editor em diversas emissoras de TV. Até que em 2008 Elcio finalmente deixa de trabalhar por trás das câmeras e se dedicar somente a sua carreira de apresentador, e então passa a apresentar 3 projetos simultâneos, o programa de TV a cabo "Formigas e Gafanhotos", fazia suas "vídeocrônicas" independentes, que futuramente outras pessoas passaram a fazer o mesmo chamando o formato de vlog. E também a convite de Antonio Tabet, passou a apresentar o KibeLoco Repórter.

Em 2009 ele foi contratado pela MTV e então a TVCaos foi totalmente retirada do ar.

Depois disso, a convite de Marcos Mion, Elcio foi para o Legendários onde passou a apresentar o seu quadro de Testes, que nada mais era que o mesmo formato que ele criou e apresentou durante os tempos de TVCaos. No Legendários Elcio testou os mais diversos assuntos utilizando câmeras escondidas a fim de provar contradições e hipocrisias, seja um preconceito, injustiça, tabu ou qualquer outro tipo de valor ou “verdade”da nossa sociedade. Nos testes, Elcio podia estar comandando a situação dentro de um switcher, furgão ou base. Ou até mesmo participava dos testes utilizando disfarces. O teste também poderia ser Elcio sentir na pele alguma situação, como viver como um “cordeiro” no carnaval de Salvador ou transformar-se em um cantor. Elcio Coronato também comandou o Legendários na Web, o programa que acontecia ao vivo simultaneamente ao programa da televisão, o primeiro programa second screen do Brasil.

Neste período Elcio Coronato iniciou sua carreira como cantor porém até hoje só gravou um disco, o single "Garota Legendária"

Em 2012, 10 anos depois do surgimento da TVCaos, Elcio tentou colocar a TVCaos de volta ao ar, mas acabou não dando prosseguimento no projeto, segundo ele, ouviu de um diretor de TV que admira seu trabalho percussor, que a TVCaos deveria ficar imortalizada, que fazer novos episódios usando o mesmo nome do projeto de uma década atrás seria um erro.

Em fevereiro de 2013, 3 dias antes da estréia da quarta temporada do Legendários, Elcio Coronato decide sair da atração e declara: "É hora de buscar novos caminhos na televisão." [1][2][3] Depois disso Elcio Coronato voltou a investir na internet, foi para o canal Desimpedidos e logo em seguida, em 2014 para o SBT na Web, onde atuou como diretor e eventualmente como repórter.

No dia 9 de setembro de 2014, Elcio Coronato estreia o seu novo canal de Youtube, o Coronhada, onde apresenta matérias que abordam tabus da sociedade contemporânea, principalmente sobre sexo.

Em 2015, novamente a convite de Antônio Tabet, Elcio foi repórter do programa Show do Kibe, de Tabet, programa exibido pelo canal a cabo TBS.

Ainda em 2015, Elcio foi convidado a retornar a Rede Record para voltar a apresentar o Testes do Coronato. Seu quadro manteve o mesmo sucesso do passado, muitas vezes ficando em primeiro lugar no IBOPE.

Em 2017 assume a direção digital da Playboy e se torna o Embaixador da marca no Brasil.

Trabalhos[editar | editar código-fonte]

Ano Programa Emissora
2017 a presente Playboy Multiplataformas Playboy Diretor de conteúdo digital e Embaixador da marca
2015 Testes do Coronato Rede Record Apresentador
2015 Show do Kibe TBS Repórter
2014 a presente Coronhada YouTube Apresentador e idealizador
2014 SBT na Web SBT Repórter e diretor
2013 a 2014 Desimpedidos YouTube Repórter
2012 TVCaos YouTube Apresentador e idealizador
2010 a 2012 Legendários Rede Record Apresentador
2009 Notícias MTV MTV Repórter
2008 Kibe Loco YouTube Repórter
2008 Formigas e Gafanhotos TV Ideal Apresentador
2008 TVCaos FizTV Apresentador e idealizador
2007 TVCaos AllTV Apresentador e idealizador
2004 a 2008 TVCaos (antigo Percepção) Site próprio na Internet Apresentador e idealizador
2001 a 2003 Percepção Projeto Independente Apresentador e idealizador

Discografia[editar | editar código-fonte]

  • Garota Legendária (2010)

    Referências

    Ligações externas[editar | editar código-fonte]

    Ícone de esboço Este artigo sobre profissionais de Televisão é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.