Saltar para o conteúdo

Eleições estaduais em Minas Gerais em 2006: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
NADA NADICA DE NADA
Linha 305: Linha 305:
{{Portal3|Minas Gerais}}
{{Portal3|Minas Gerais}}



{{DEFAULTSORT:Eleicoes Estaduais Minas Gerais 2006}}
[[Categoria:Eleições estaduais no Brasil em 2006|Minas Gerais]]
[[Categoria:Eleições estaduais no Brasil em 2006|Minas Gerais]]
[[Categoria:Eleições estaduais em Minas Gerais|2006]]
[[Categoria:Eleições estaduais em Minas Gerais|2006]]
[[Categoria:Politaca]]
{{Seminterwiki|Brasil=sim|data=março de 2010}}

Revisão das 18h03min de 9 de julho de 2013

2002 Brasil 2010
Eleições estaduais de  Minas Gerais de 2006
1º de outubro de 2006
Primeiro Turno
Candidato Aécio Neves Nilmário Miranda Vanessa Portugal
Partido PSDB PT PSTU
Natural de Belo Horizonte, MG Teófilo Otoni, MG Boa Esperança, MG
Vice Antonio Anastasia Zaire Rezende Professor Pimenta
Votos 7.482.809 2.140.373 60.145
Porcentagem 77,030% 22,034% 0,619%

Titular
Aécio Neves
PSDB

As eleições estaduais de Minas Gerais de 2006 aconteceram juntamente com as Eleições federais no Brasil, em 1 de outubro. Não ocorreu segundo turno em esfera estadual, já que o candidato a governador atingiu a porcentagem necessária já no primeiro turno. Desde 1994, como resultado de uma emenda constitucional que reduziu o mandato presidencial para quatro anos, todas as eleições federais e estaduais no Brasil coincidiram. As eleições estaduais decidem governadores e os deputados estaduais para as Assembléias Legislativas. Também os membros do Congresso Nacional são eleitos por estado.

Eleições Majoritárias

Nas eleições estaduais de 2006, o atual governador de Minas Gerais, Aécio Neves, foi reeleito com ampla vantagem dos votos. Contra ele, entre outros, Nilmário Miranda (PT), ex-secretário dos Direitos Humanos do governo Lula foi apontado como seu maior adversário, tendo terminado na segunda colocação. Para o Senado Federal aparecem o ex-governador do estado Newton Cardoso (PMDB) após vencer disputa interna contra o ex-presidente Itamar Franco que deixou o partido. Como seu principal adversário Eliseu Resende, deputado federal por seguidas legislaturas presidente do partido no estado, do (PFL), que acabou vencendo, dentre outros candidatos. A seguir, a lista das candidaturas majoritárias, por partido ou coligação, em ordem alfabética:

A Força do Povo (PT/PMDB/PRB/PDT/PCdoB)

Fazendo frente ao atual governo entra na disputa lançando Nilmário Miranda ex-secretário dos Direitos Humanos do governo Lula. Tentou superar a divisão interna gerada pela aliança com o PMDB que indicou como candidato ao senado o ex-governador Newton Cardoso, tradicional advesário dos petistas locais. Nilmário terminou em segundo lugar.

Coligação Reconstruindo (PSDC/PTC/PRONA)

Apesar do atraso no registro em virtude de disputas internas na convenção estadual do PRONA, homologou a candidatura de Fábio Magalhães após o presidente do partido, Enéas Carneiro, ter resolvido a questão.