Elevado do Joá

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Elevado do Joá
Elevado do Joá em 2009, antes da duplicação
Nome oficial Elevado das Bandeiras
Arquitetura e construção
Mantida por Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro
Início da construção 1967
2014 (duplicação)
Data de inauguração 14 de março de 1971
28 de maio de 2016 (duplicação)
Dimensões e tráfego
Comprimento total 3,1 km
Faixas 6 (3 por sentido)
Tráfego 85 mil veículos por dia

O Elevado do Joá, conhecido oficialmente como Elevado das Bandeiras, é um complexo de túneis, pontes e viadutos que conecta as zonas Sul e Oeste da cidade do Rio de Janeiro. O elevado está situado à beira do Oceano Atlântico, espremido entre o mar e o Maciço da Tijuca. Inaugurado em 1971,[1] foi de fundamental importância para o desenvolvimento da região da Barra da Tijuca nas décadas seguintes.

O complexo é formado por 3 pares de pistas, divididos em duas estruturas construídas em épocas diferentes. O elevado original, ao sul, é uma estrutura de dois andares inaugurada na década de 1970. Uma nova estrutura, ao norte, de andar único, foi construída paralela à original na década de 2010.[2] As pistas do elevado norte correm no sentido Zona Oeste; no elevado sul, as pistas do tabuleiro inferior correm no sentido Zona Sul, e o tabuleiro superior tem uma pista em cada sentido.

A construção do elevado norte foi uma das obras realizadas na preparação da cidade para os Jogos Olímpicos de 2016, como forma de expandir a capacidade de transporte à região do Parque Olímpico do Rio de Janeiro. Junto à construção do elevado norte, parte do tabuleiro superior do elevado sul foi transformada em ciclovia. A pista dedicada faz parte da Ciclovia Tim Maia, que liga o Leme ao Pontal.

O Elevado do Joá possui 3,10 quilômetros de extensão total. O elemento principal do complexo é o viaduto da estrutura original, com dois andares e 1,25 quilômetro de extensão, sustentado por 32 pares de colunas cravadas na base do Maciço da Tijuca.

Estrutura[editar | editar código-fonte]

O Elevado do Joá é mais conhecido pelos viadutos centrais, mas também fazem parte do complexo a Ponte da Joatinga, sobre o canal de mesmo nome, que conecta o limite oeste do elevado à Avenida Ministro Ivan Lins, na Barra da Tijuca; um conjunto de viadutos que conectam o limite leste do elevado à Autoestrada Lagoa-Barra, em São Conrado; e 4 túneis:

  • Túnel de São Conrado (dois andares) — 260 metros
  • Túnel do Joá (dois andares) — 426 metros
  • Túnel Engenheiro Luiz Jacques de Moraes — 205 metros
  • Túnel Engenheiro Paulo Cézar Marcellino Figueira — 405 metros

Somados as vias de todos os andares, são 1.982 metros de túneis no complexo.

Referências

  1. Globo, Acervo - Jornal O. «Em 1970, Elevado do Joá desabou duas vezes durante as obras». Acervo 
  2. «Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro - prefeitura.rio». www.rio.rj.gov.br. Consultado em 7 de dezembro de 2017