Eparquia da Imaculada Conceição em Prudentópolis dos Ucranianos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Eparquia da Imaculada Conceição em Prudentópolis dos Ucranianos
Eparchia Immaculatae Conceptionis Prudentopolitana Ucrainorum
Localização
País  Brasil
Estatísticas
Área km²
Paróquias 12
Informação
Rito Ucraíno
Criação da Eparquia 12 de maio de 2014
Catedral Catedral Ucraniana Imaculada Conceição
Padroeiro Imaculada Conceição
Governo da Arquidiocese
Eparca Meron Mazur
Jurisdição Eparquia
(CNBB Regional Sul 2)
Contatos
Página Oficial [1]

A Eparquia Imaculada Conceição em Prudentópolis dos Ucranianos (Eparchia Immaculatae Conceptionis Prudentopolitana Ucrainorum) é uma circunscrição eclesiástica pessoal da Igreja Católica em Curitiba, no Brasil,[1] para os fiéis de rito ucraniano de tradição bizantina. Sua catedral é a Catedral Ucraniana Imaculada Conceição.

Por meio da Congregação para as Igrejas Orientais, o Papa Francisco acolheu as resoluções do Sínodo dos Bispos católicos ucranianos em relação à estrutura canônica da Igreja Católica Ucraniana no Brasil. Com a decisão, a Eparquia de São João Batista foi elevada ao status de Arquieparquia – Arcebispado Metropolitano – Metropolia, nomeando seu primeiro Arquieparca – Arcebispo Metropolita Dom Volodêmer Koubetch, e foi criada uma nova Eparquia a ela sufragânea nomeando Dom Meron Mazur, OSBM seu primeiro Bispo Eparca. As cerimônias de entronização ou tomada posse aconteceram nos dias 13 e 15 de julho de 2014 e foram oficiadas por Sua Beatitude Dom Sviatoslav Shevchuk – Arcebispo Maior. Por meio das bulas pontifícias, emitidas no dia 12 de maio de 2014, a Metropolia foi canonicamente erigida e constituída pelo Santo Padre com todos os efeitos jurídicos e continuará tendo como padroeiro São João Batista, com sede em Curitiba, permanecendo também a mesma Catedral, a residência e a Cúria da precedente Eparquia.

A nova eparquia, na linguagem canônica latina – diocese, foi criada, tendo como padroeira Nossa Senhora da Imaculada Conceição, com sede na igreja de Vila Iguaçu, transformada em Catedral, em Prudentópolis. Ela é sufragânea da Metropolia São João Batista.

As Paróquias da nova Eparquia sufragânea são as seguintes: Apucarana, Campo Mourão, Cantagalo, Cascavel, Guarapuava, Irati, Ivaí, Pato Branco, Pitanga, Prudentópolis, Roncador, com um total 127 de comunidades. Em relação ao território brasileiro, os seguintes estados pertencem à nova Eparquia: Paraná (oeste), Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia, Acre, Amazonas, Roraima, Pará, Amapá.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Cheney, David M. (2019). «Archeparchy of São João Batista em Curitiba (Ukrainian)». The Hierarchy of the Catholic Church. Consultado em 24 de julho de 2019. Cópia arquivada em 30 de março de 2019 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre catolicismo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


Bandeira do Vaticano Circunscrições eclesiásticas católicas do BrasilRegional Sul II (Paraná) Bandeira do Paraná

Província Eclesiástica de Curitiba
Guarapuava | Paranaguá | Ponta Grossa | São José dos Pinhais | União da Vitória

Província Eclesiástica de Londrina
Apucarana | Cornélio Procópio | Jacarezinho

Província Eclesiástica de Maringá
Campo Mourão | Paranavaí | Umuarama

Província Eclesiástica de Cascavel
Foz do Iguaçu | Palmas-Francisco Beltrão | Toledo

Província Eclesiástica de São João Batista em Curitiba dos Ucranianos
Eparquia da Imaculada Conceição em Prudentópolis