Ermida de Nossa Senhora da Boa Nova
Ermida de Nossa Senhora da Boa Nova | |
---|---|
Tipo | ermida |
Geografia | |
Localização | Açores - Portugal |
A Ermida de Nossa Senhora da Boa Nova localizava-se na rua da Boa Nova, freguesia da Vila do Porto, concelho da Vila do Porto, na Ilha de Santa Maria, nos Açores.
História
[editar | editar código-fonte]A capela integra o conjunto do solar de João Falcão de Sousa, capitão do donatário de Santa Maria a partir de 5 de setembro de 1654 e superintendente das fortificações da ilha.
FRUTUOSO acerca deste personagem refere:
- "João Falcão de Sousa foi voluntariamente ao cerco do castelo da ilha Terceira na época da Restauração e edificou, juntamente com sua mãe, a ermida de Nossa Senhora da Boa Nova, em Vila do Porto, junto das casas da sua residência, dando-lhe património por escritura pública de 6 de abril de 1657."[1]
Encontra-se referida por MONTE ALVERNE (1986) ao final do século XVII.[2]
Ao final do século XX encontrava-se em ruínas, tendo o conjunto sido protegido pelo Decreto Legislativo Regional nº 22/92/A, de 21 de outubro de 1992.
Desde 2010 o conjunto sofreu extensa intervenção de consolidação, sendo requalificado como Biblioteca e Arquivo Público Municipal. A obra, avaliada em 2,5 milhões de euros, foi inaugurada em 23 de abril de 2011.[3]
Características
[editar | editar código-fonte]A capela ergue-se entre os dois corpos do solar, em alvenaria de pedra rebocada e caiada, com dois pavimentos cada um. No que resta do conjunto, identifica-se a data de 1637 inscrita num lintel de uma porta no pavimento térreo. A capela apresentava um frontal de altar em azulejo de tapete, com as cores azul, amarelo e branco, e um retábulo de madeira com motivos em estilo maneirista (rombos e "rolwerk") encimado por uma placa de madeira semicircular com enrolamentos em estilo barroco em relevo, hoje desaparecidos.
Na fachada da capela, sobre o portal rasga-se uma janela de sacada no pavimento superior, correspondente ao coro, com uma grande consola de pedra.
As coberturas eram em telha de meia-cana tradicional, rematadas em beiral duplo sobre cornija.
Referências
- ↑ FRUTUOSO, Gaspar. Saudades da Terra, Anotações ao Livro III das Saudades da Terra, p. 98.
- ↑ Op. cit., cap. I.
- ↑ "Biblioteca e Arquivo Público Municipal de Vila do Porto abre ao público". O Baluarte de Santa Maria, ano XXXVIII, 2ª série, nº 407, 19 mai 2011. p. 3.
Bibliografia
[editar | editar código-fonte]- CARVALHO, Manuel Chaves. Igrejas e Ermidas de Santa Maria, em Verso. Vila do Porto (Açores): Câmara Municipal de Vila do Porto, 2001. 84p. fotos.
- FIGUEIREDO, Nélia Maria Coutinho. As Ilhas do Infante: a Ilha de Santa Maria. Angra do Heroísmo (Açores): Secretaria Regional da Educação e Cultura/Direcção Regional da Educação, 1996. 60p. fotos. ISBN 972-836-00-0
- MONTE ALVERNE, Agostinho de (OFM). Crónicas da Província de S. João Evangelista das Ilhas dos Açores (2ª ed.). Ponta Delgada (Açores): Instituto Cultural de Ponta Delgada, 1986.
- MONTEREY, Guido de. Santa Maria e São Miguel (Açores): as duas ilhas do oriente. Porto: Ed. do Autor, 1981. 352p. fotos.
- Plano de Salvaguarda da Vila do Porto, Santa Maria, 1ª fase, Análise, Paulo Gouveia, SREC/DRAC, 1992.
- Ficha A-22 do "Inventário do Património Histórico e Religioso para o Plano Director Municipal de Vila do Porto".
- Fichas 138 e 139/Santa Maria do "Levantamento do Património Arquitectónico da Vila do Porto", SREC/DRAC.