Ernani Simas Alves

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Dr. Ernani S. Alves
Nome completo Ernani Simas Alves
Nascimento 16 de fevereiro de 1914
Curitiba / PR
Morte 19 de janeiro de 2000 (85 anos)
Curitiba / PR
Nacionalidade Brasil
Ocupação Médico, professor e escritor

Ernani Simas Alves (Curitiba, 16 de fevereiro de 1914 - 19 de janeiro de 2000), foi professor catedrático, médico, biógrafo e escritor brasileiro.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Ernani nasceu na capital paranaense numa segunda-feira, dia 16 de fevereiro de 1914[1]. Seus pais foram Manoel Claro Alves e d. Elia Simas Alves. Matriculou-se no curso de medicina da Universidade do Paraná (futura UFPR) com 19 anos e em 1937, ainda estudante, foi nomeado professor – auxiliar desta instituição. Formou-se 8 de dezembro de 1938. Em 1939 fez o curso de especialização em cirurgia geral na capital paulista e em 1943 concluiu o curso de cirurgia de guerra, sendo nomeado pelo Presidente da República, 2° Tenente Médico da Reserva do exército[2].

Na medicina, além de clinicar, Ernani exerceu altos cargos em instituições, bem como, pesquisas e o magistério: foi diretor do Hospital das Clínicas (da UFPR), vice-diretor da Faculdade de Medicina, chefe do Departamento de Medicina Forense e Psiquiatria, diretor do Setor de Ciência da Saúde, diretor do Instituto Médico-Legal do Estado do Paraná, presidente da Associação Médica, da Academia Paranaense de Medicina, do Conselho Regional de Medicina do Paraná, presidente da Sociedade Paranaense de Psiquiatria e Criminologia, foi membro da Liga Paranaense de Combate ao Câncer, além de participar do Conselho Penitenciário do Estado do Paraná e da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores. Participou de inúmeros congressos e simpósios, neles apresentando trabalhos e teses na área de medicina e medicina-legal. Foi autor de uma das obras mais completas já publicadas no Brasil sobre medicina legal e deontologia.

Em meio a tantos cargos que exerceu durante toda a sua vida, ainda teve tempo para dedicar-se a literatura, sendo assim, possui vários títulos publicados, entre eles, uma biografia do prefeito Erasto Gaertner. Estas obras literárias fizeram com que Ernani entrasse para a Academia Paranaense de Letras, sendo o segundo ocupante da Cadeira N° 21 desta instituição[3].

Entre as suas principais obras, encontrados:

  • Medicina Legal e Deontologia - medicina especializada (1965);
  • Erasto Gaertner: Um Lutador Incansável por Nobres Causas - biografia (1990);
  • Alo Ticoulat Guimarães - biografia especializada (1994);
  • Aspectos Legais do Planejamento Familiar - obra coletiva;
  • O Perigo dos Tóxicos - obra coletiva;
  • Atlântida - berço da civilização[4].

Pelas inúmeras contribuições a medicina, recebeu diversas honrarias, como a: Medalha de Prata Oscar Freire, em 1966; Medalha de Ouro do II Congresso de Medicina Legal, realizado em Petrópolis, em 1968; Cidadão Benemérito do Estado do Paraná, entre outras[5].

Falecimento[editar | editar código-fonte]

Ernani Simas Alves faleceu numa quarta-feira, dia 19 de janeiro de 2000[1], aos 85 anos e 11 meses de idade.

Homenagem póstuma[editar | editar código-fonte]

No ano de seu falecimento, a vereadora de Curitiba, Nely Almeida, apresentou um projeto de lei para batizar uma das vias da cidade com o nome do valoroso médico e desta maneira, em 31 de outubro de 2000 a capital paranaense ganhou a Rua Dr. Ernani Simas Alves, rua esta do bairro Cidade Industrial [6].

Ligação externa[editar | editar código-fonte]

  • Coluna Cultural Intelectuais paranaenses – acessado em 1° junho de 201

Notas[editar | editar código-fonte]

  1. a b HOERNER, 2001, p141.
  2. Justificativa Projeto de Lei Câmara Municipal de Curitiba – acessado em 1° de junho de 2010
  3. Cadeira N°21 Academia Paranaense de Letras – acessado em 12 de maio de 2010
  4. Coluna Cultura
  5. Justificativa Projeto de Lei Câmara Municipal de Curitiba – acessado em 1° de junho de 2010
  6. SPL - Sistema de Proposições Legislativas da Câmara Municipal de Curitiba – Lei Ordinária n° 10017/2000 Câmara Municipal de Curitiba – acessado em 22 de maio de 2010

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • HOERNER Jr, Valério, BÓIA, Wilson, VARGAS, Túlio. Bibliografia da Academia Paranaense de Letras - 1936/2001. Curitiba: Posigraf, 2001. 256p