Pulmão: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m Protegeu "Pulmão humano": Vandalismo excessivo ([Editar=Permitir apenas utilizadores autoconfirmados] (expira a 12h41min de 21 de novembro de 2017 (UTC)) [Mover=Permitir apenas utilizadores autoconfirmados] (expira a 12h41min de 21 d...
Linha 21: Linha 21:
[[Ficheiro:Lungs diagram simple.svg|thumbnail|250px|direita]]
[[Ficheiro:Lungs diagram simple.svg|thumbnail|250px|direita]]
Os '''pulmões do ser humano''' são órgãos do [[sistema respiratório]], responsáveis pelas trocas gasosas entre o ambiente e o [[sangue]]. Sua principal função é oxigenar o sangue e eliminar o [[dióxido de carbono]] do corpo.<ref name=ig>{{citar web|url=http://saude.ig.com.br/pulmao/|titulo=Pulmão|publicado=Saúde, IG|acessodata=6 jan 2013}}</ref>
Os '''pulmões do ser humano''' são órgãos do [[sistema respiratório]], responsáveis pelas trocas gasosas entre o ambiente e o [[sangue]]. Sua principal função é oxigenar o sangue e eliminar o [[dióxido de carbono]] do corpo.<ref name=ig>{{citar web|url=http://saude.ig.com.br/pulmao/|titulo=Pulmão|publicado=Saúde, IG|acessodata=6 jan 2013}}</ref>

No entanto, estudos científicos recentes parecem provar que os [[pulmão|pulmões]] também produzem [[plaquetas sanguíneas]]<ref>[[https://zap.aeiou.pt/cientistas-descobrem-que-os-pulmoes-fabricam-sangue-154152 Cientistas descobrem que os pulmões fabricam sangue, por ZAP, 29 Março, 2017]]</ref>.


==Descrição==
==Descrição==

Revisão das 11h09min de 30 de março de 2017

Pulmão humano

Vista frontal dos pulmões (cortados)
Identificadores
Latim pulmo
Gray pág.1093
MeSH Lung

Os pulmões do ser humano são órgãos do sistema respiratório, responsáveis pelas trocas gasosas entre o ambiente e o sangue. Sua principal função é oxigenar o sangue e eliminar o dióxido de carbono do corpo.[1]

No entanto, estudos científicos recentes parecem provar que os pulmões também produzem plaquetas sanguíneas[2].

Descrição

São dois órgãos de forma piramidal, de consistência esponjosa medindo mais ou menos 25 centímetros de comprimento que localizam-se dentro da caixa torácica, revestidos externamente por uma membrana chamada pleura[1].

Os pulmões humanos são divididos em segmentos denominados lobs (pronuncia-se "lóbos", com a primeira vogal aberta). O pulmão esquerdo possui dois lobs e o direito possui três. [1]

O pulmão direito é o mais espesso e mais largo que o esquerdo, é também um pouco mais curto pois o diafragma é mais alto no lado direito para acomodar o fígado.[3] O pulmão esquerdo tem uma concavidade que é a incisura cardíaca. [3]

A base de cada pulmão apóia-se no diafragma, órgão músculo-membranoso que separa o tórax do abdome, presente apenas em mamíferos, promovendo, juntamente com os músculos intercostais, os movimentos respiratórios. Localizado logo acima do estômago, o nervo frênico controla os movimentos do diafragma.

Anatomia

Os pulmões são compostos de brônquios que se dividem em bronquíolo e alvéolos pulmonares. Os alvéolos totalizam-se em um total de 4 milhões e são estruturas saculares (semelhantes a sacos) que se formam no final de cada bronquíolo e têm em sua volta os chamados capilares pulmonares. Nos alvéolos se dão as trocas gasosas ou hematose pulmonar entre o meio ambiente e o corpo, com a entrada de oxigênio na hemoglobina do sangue (formando a oxiemoglobina) e saída do gás carbônico ou dióxido de carbono (que vem da célula como carboemoglobinaxina ) com dos capilares para o alvéolo.

Nos pulmões os brônquios ramificam-se intensamente, dando origem a tubos cada vez mais finos, os bronquíolos. O conjunto altamente ramificado de bronquíolos é a árvore brônquica ou árvore respiratória.

Cada bronquíolo termina em pequenas bolsas formadas por células epiteliais achatadas (tecido epitelial pavimentoso) recobertas por capilares sangüíneos, denominadas alvéolos pulmonares.

Respiração

Na respiração pulmonar o ar entra e sai dos pulmões devido à contração e ao relaxamento do diafragma. Quando o diafragma se contrai, ele diminui a pressão nos pulmões e o ar que está fora do corpo entra rico em oxigênio O2; processo chamado de inspiração.

Quando o diafragma relaxa, a pressão dentro dos pulmões aumenta e o ar que estava dentro agora sai com o dióxido de carbono; processo denominado de expiração.

As pessoas podem parar de respirar mas ninguém consegue ficar sem respirar por mais de alguns segundos, porque a concentração de dióxido de carbono no sangue fica tão alta que o corpo não consegue mais fornecer energia para as células e o bulbo (parte do sistema nervoso que forma o encéfalo) manda impulsos nervosos para o diafragma e os músculos intercostais, para que se contraiam e a respiração volte a ser executada normalmente.

Patologias

Ver também

Referências

  1. a b c «Pulmão». Saúde, IG. Consultado em 6 jan 2013 
  2. [Cientistas descobrem que os pulmões fabricam sangue, por ZAP, 29 Março, 2017]
  3. a b «Sistema respiratório». Aula de Anatomia.com. Consultado em 6 jan 2013 

Ligações externas

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Pulmão