Televisão de definição padrão: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
SieBot (discussão | contribs)
m Bot: Adicionando: ms:Televisyen definisi biasa
VolkovBot (discussão | contribs)
m Bot: Adicionando: id:Televisi Resolusi Standar
Linha 19: Linha 19:
[[fi:SDTV]]
[[fi:SDTV]]
[[fr:SDTV]]
[[fr:SDTV]]
[[id:Televisi Resolusi Standar]]
[[it:SDTV]]
[[it:SDTV]]
[[ja:標準画質映像]]
[[ja:標準画質映像]]

Revisão das 09h40min de 30 de novembro de 2008

Standard-definition Television (mais conhecido por sua abreviação SDTV), em português "Televisão de definição padrão", refere-se a sistemas televisivos que tenham uma resolução que alcance certos padrões mas não sejam considerados EDTV (TV de definição aprimorada) ou HDTV (TV de alta definição). O termo geralmente é usado em referência a televisão digital, em particular quando a transmissão tem a mesma (ou similar) resolução daquela dos sistemas analógicos.

Em padrões ATSC, SDTV pode ser transmitido sob 704x480 linhas com razão de aspecto de 16:9, 704x480 com razão de aspecto de 4:3 ou 640x480 com razão de aspecto 4:3 (Square Pixels). A taxa de atualização pode ser de 24, 30 ou 60 frames por segundo.

A SDTV digital em razão de aspecto 4:3 tem a mesma aparência da TV analógica regular (NTSC, PAL, PAL2 e SECAM) com "ghosting", "desfoque" e "ruídos estáticos" menores. Contudo, se a recepção é fraca, pode-se encontrar inúmeros artefatos, tais como pixelização e falta de fluência.

Padrões que podem transmitir SDTV digital incluem DVB, ATSC e ISDB. Os últimos dois foram originalmente desenvolvidos para HDTV, mas eles provaram ser mais comumente usados pela habilidade de proporcionar vídeo SD e faixas de áudio via multiplexação, e então utilizar todo o bitstream para um só canal de alta definição.

Quando a resolução é considerada, tanto aquela do sinal transmitido quanto a resolução da TV exibida são levadas em conta. NTSC digital e sinais do tipo PAL/SECAM (480i60 e 576i50, respectivamente) são transmitidos numa resolução horizontal de 720 ou 704.