Jogo de computador: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
O CoRVo (discussão | contribs)
m Bla bla bla movido para Jogo de computador: reverter (vandalismo?)
Linha 60: Linha 60:
* [http://www.platinum-first.com Design]
* [http://www.platinum-first.com Design]
* [http://www.pdj.com.br Programadores e Desenvolvedores de Jogos - Comunidade Brasileira sobre Desenvolvimento de Jogos]
* [http://www.pdj.com.br Programadores e Desenvolvedores de Jogos - Comunidade Brasileira sobre Desenvolvimento de Jogos]
* [http://www.paodemugen.com.br Pão de Mugen comunidade iniciando em ajudar em desenvolvimentos em jogos.]


<!-- CATEGORIAS -->
<!-- CATEGORIAS -->

Revisão das 10h50min de 25 de abril de 2006

Um jogo de computador é um jogo de qualquer tipo que é jogado através de um computador. Embora sejam frequentemente identificados, os jogos de computador não são necessariamente jogos de vídeo, embora todos os jogos de vídeo sejam jogos de computador, excepto os mais primitivos (como o Pong, que utilizava circuitos analógicos dedicados). Os jogos de computador incluem jogos que não dependem da apresentação de gráficos em vídeo, tais como jogos de aventura baseados em texto e outros tipos de ficção interactiva.

O primeiro jogo de computador que se tem notícia foi criado por A.S. Douglas em 1952, em seu doutorado na Universidade de Cambridge. Ele criou uma versão gráfica do jogo-da-velha, que rodava no computador de válvulas EDSAC.

Atualmente esse é um mercado que movimenta milhões de dólares anualmente e envolve empresas do mundo inteiro.

Algumas grandes empresas atuais que criam jogos para computadores: EA Games (The Sims e The Sims 2), id Software (Doom, Quake), Blizzard Entertainment (Warcraft, Starcraft, Diablo), Lionhead Studios (Black & White, The Movies) e Activision (mais conhecida como distribuidora)

A distinção em voga hoje em dia é bastante sutil. Um jogo é um "jogo de computador" se for jogado num computador de âmbito geral (como um Macintosh, um PC, um Amiga ou um Commodore 64), mas será considerado um "jogo de vídeo" se for jogado num computador especializado em jogos (como as consolas). Devido a diferenças no hardware, versões do mesmo jogo para computadores tendem a possuir um leque mais vasto de controlos directos, explorando o teclado de um computador vulgar, ao passo que os jogos de vídeo tendem a incluir mais camadas de menus ou de sequências de movimentos (cima-cima-baixo-esquerda, etc.), controlados através do controlador de jogo.

A distinção mais importante entre jogos de computador e de vídeo deriva do facto de que os computadores tendem a possuir monitores de alta resolução, optimizados para a visualização a curta distância por uma pessoa, ao passo que as consolas de vídeo usam a televisão comercial como dispositivo de saída, e esta tem uma muito mais baixa resolução, optimizada para a visualização a maior distância. Como resultado, a maior parte dos jogos de computador são feitos para um jogador ou para vários jogadores ligados em rede, enquanto que muitos jogos de vídeo estão desenhados para jogo colectivo local, com todos os jogadores a olhar para o mesmo aparelho de televisão.

Há algum tempo, os jogos de vídeo tinham tendência a necessitar de menos poder computacional do que os jogos de computador, mas com a potência crescente do hardware das consolas, essa diferença já quase desapareceu e muitos jogos são hoje produzidos em versões para computador e para sistemas de vídeo. Os criadores de jogos de vídeo exercem geralmente um controlo rígido sobre os jogos que são disponibilizados nos seus sitemas, e isso significa que é provável que jogos fora do comum ou dirigidos a públicos específicos só apareçam como jogos de computador.

Uma das grandes novas vertentes, são os jogos em rede, como MMORPG e FPS, que tem como grande expoente o títulos como Ragnarok e Counter Strike respectivamente. Recentemente, os jogos de computador também têm sido usados como uma forma de arte digital.

História

Os jogos de computador começaram com Spacewar, um jogo criado pelos estudantes do MIT em 1961, com um gigantesco computador PDP-1, utilizado para cálculos estatísticos. O jogo tinha 2 naves espaciais brigando entre si, fora inspirado na série de livros de ficção Skylark. Os criadores foram Stephen "Slug" Russell(especialista em inteligência artificial), Wayne Witanen(matemático) e Martin "Shag" Graetz.

O primeiro jogo de aventura pra PC foi Colossal Cave Adventure, abreviado Adventure, em 1976. O jogo era todo baseado em texto. A maioria dos jogos permaneceu assim até o surgimento do mouse nos anos 80. Depois os jogos misturavam imagens estáticas e texto. A medida que os computadores pessoais ficavam mais poderosos, a jogabilidade e a capacidade de gerar objetos que se moviam aumentava.

Com computadores populares como o Commodore 64 e o IBM PC, mais jogos para computador começaram a surgir. Os gêneros mais populares eram jogos de estratégia(Sid Meier's Pirates!-1987, Civilization-1991, Sim City-1989) e o tiro em primeira pessoa (FPS-first person shooter), originado de Wolfenstein 3D e popularizado com Doom. Outros gêneros incluiam simulador de voo (como a popular Flight Simulator da Microsoft) e esportivos (a série FIFA, jogos de corrida).

Logo os consoles rodavam a uma velocidade de 3-6 MHZ, enquanto um 486 rodava a 66 MHZ. Jogos como Doom tinham gráficos 3D enquanto os videogames apenas simulavam 3D com projeção isométrica.

Desde os anos 90 é popular a distribuição de shareware (uma parte do jogo, outras partes deviam ser compradas) e demo (demonstração) de jogos, para atrair compradores.

Indústria de Jogos no Brasil

Desde o início da década de 80, jogos brasileiros são produzidos e comercializados nos mais variados tipos e formas.

A primeira forma de comercialização de jogos foi através da publicação de seu código fonte em revistas de informática, das quais se destacam a Micro Sistemas e Input. Os microcomputadores utilizados na época (como o NE-Z8000) tinham grandes limitações de memória e processamento, e eram capazes de mostrar apenas texto. Essa foi a era de ouro dos Adventures de texto, dos quais se destacam o Amazônia (o primeiro jogo comercial feito no Brasil e que é distribuido até hoje pela internet, no site da TILT online) e o Lenda da Gávea.

Em 1997 a Southlogic Studios lançou no Brasil e na Europa o jogo Guimo. O game é um jogo de ação 2D, se diferenciando por incorporar elementos de Inteligência Artificial em seus personagens.

Em Dezembro de 2004, a Abragames, a Associação Brasileira de Desenvolvedoras de Jogos, lançou seu Plano Diretor que visa estabelecer diretrizes para o crescimento da indústria através de ações governamentais que incluem a diminuição de tarifas sobre produtos deste setor, a realização de concursos e a facilitação de investimentos tanto públicos quanto privados. Em maio de 2005, a ABRAGAMES lançou os resultados da Pesquisa sobre a Indústria de Jogos no Brasil. Desta pesquisa um dado importante que deve ser destacado é a existência de aproximadamente 60 estúdios de desenvolvedores de games no Brasil. Existindo empresas consolidadas desde 1992.

Além do desenvolvimento da indústria muitas universidades no país estão desenvolvendo pesquisas e promovendo cursos de graduação e pós-graduação em jogos computadorizados.

Alguns jogos

Ver também


Referências externas