Talento (unidade de medida): diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Nerun (discussão | contribs)
Nerun (discussão | contribs)
Linha 17: Linha 17:
* [[Mina (unidade)]]
* [[Mina (unidade)]]
* [[Shekel]] ([[Siclo]])
* [[Shekel]] ([[Siclo]])
* [[Gera (unidade)]]
* [[Gerah]]


{{Esboço-moeda}}
{{Esboço-moeda}}

Revisão das 01h30min de 18 de fevereiro de 2012

Moeda de ouro antiga, simbolizando o talento

Talento (do latim: talentum, do grego antigo: τάλαντον, talanton, significando "escala", "balança") era uma unidade de medida para grandes quantidades de massa na antiguidade, sendo usado na Grécia, Roma, Egito, Israel e Babilônia. O talento foi introduzido na Grécia Antiga e depois adaptado para o sistema romano, e daí para o mundo mediterrâneo.

Um talento grego, também chamado ático, pesava 26 kg (57 lb)[1]; um talento romano pesava 32,3 kg (71 lb); o egípcio 27 kg (60 lb)[1]. Na Babilônia eram usados dois tipos de talentos: um chamado "leve", com 30,3 kg (67 lb), e o outro chamado "pesado", com 60,6 kg (134 lb)[2][3]. Israel Antiga, e outros países levantinos, de início adotaram o talento babilônico, mas posteriormente revisaram a massa[3]. O talento usado nos tempos do Novo Testamento pesava 58,9 kg (130 lb)[3]. O shebreus chamavam o talento de kikkar.

Babilônios, sumérios e hebreus dividiam o talento em 60 minas, cada mina subdividia-se em 60 siclos. Um talento tinha então 3600 siclos. Os gregos também usavam a razão de 60 minas para um talento. Sendo que sessenta minas equivaliam a 100 dracmas. Uma mina grega tinha de 431 à 437 gramas.[1][3][4].

Como era uma unidade de massa, confundia seu significado com moedas, pois era usado para designar grandes quantidades de ouro ou prata.

Para se ter uma ideia da riqueza dos aristocratas romanos, pode-se citar os exemplos dos dotes atribuídos a uma rapariga à altura do seu casamento, que variavam entre 50 a 300 talentos, normalmente de ouro. Júlia Cesaris, a filha de Júlio César, foi dotada com 100 talentos de ouro no seu casamento com Pompeu. Esta quantidade corresponde a cerca de 3,6 toneladas de ouro (~340 milhões de reais ou ~150 milhões de euros em moeda atual).

Nos tempos de Jesus Cristo, pela sua famosa parábola dos talentos, imortalizou-se o sentido figurado da palavra como habilidade[5]. Na parábola, quando o homem confia seus talentos a seus servos, o que está entregando é uma riqueza em ouro ou talvez em prata, por isso Jesus usa a palavra talento. A parábola compara as riquezas entregue aos servos com o fato de que Jesus entrega dons aos seus própios servos (os cristãos) com a tarefa de fazer frutificar esses mesmos dons para o desenvolvimento do seu Reino.

Referências

  1. a b c HUMPHREY, John William; OLESON, John Peter; SHERWOOD, Andrew Neil (1997). Greek and Roman technology (em inglês). [S.l.]: Routledge. p. 487 
  2. The histories (em inglês). Traduzido por teste. Oxford: Oxford University Press. 1998. p. 593  |nome1= sem |sobrenome1= em Authors list (ajuda)
  3. a b c d «WEIGHTS AND MEASURES - III. Measures of Weight». JewishEncyclopedia.com (em inglês). Consultado em 17 de Fevereiro de 2012 
  4. «SHEKEL - 1. Weight». JewishEncyclopedia.com (em inglês). Consultado em 17 de Fevereiro de 2012 
  5. Bíblia Sagrada, em Mateus 25:14-30

Ver Também

Ícone de esboço Este artigo sobre numismática é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.