Gaseificação: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
OTAVIO1981 (discussão | contribs)
m
OTAVIO1981 (discussão | contribs)
m
Linha 27: Linha 27:


[[Categoria:Química de alimentos]]
[[Categoria:Química de alimentos]]
[[Categoria:Físico-química]]

Revisão das 19h44min de 10 de maio de 2013

Gaseificação - são processos que transformam combustíveis sólidos ou líquidos em uma mistura combustível de gases, chamada gás de síntese. Este gás pode ser queimado diretamente ou usado na produção de plásticos e até transformado em combustíveis líquidos. [1] Utiliza-se como matéria-prima materiais geralmente ricos em carbono, como carvão, madeira, ou outros tipos de biomassa.

Existem diversas tecnologias de gaseificação, a maioria utiliza quantidades de oxigênio inferiores à quantidade estequiométrica para a combustão completa, de modo que a mistura de gases restantes da reação seja ainda um combustível. Em alguns casos, utiliza-se também vapor de água.

A biomassa pode ser descrita como "a energia solar armazenada". Gaseificação é o método disponível de combustão mais limpa, que consiste em utilizar essa engergia armazenada que a biomassa oferece.

Processos

A gaseificação envolve basicamente cinco processos, podendo ocorrer numa mesma região e equipamento ou não, dependo da tecnologia empregada.

  • Em primeiro, ocorre a secagem, durante o aquecimento do combustível. Esta etapa é mais significativa e lenta para combustíveis mais úmidos, como madeira e biomassa em geral.
  • A pirólise (ou desvolatilização) se inicia a pelo menos 300ºC, quando ocorre vaporização das partes voláteis e se inicia a fragmentação das partículas sólidas.
  • A combustão, ou reação do material com oxigênio é necessária ao processo, já que necessita-se de uma fonte de calor para os demais processos. Esta fase pode ocorrer no próprio reator principal, em um gerador de vapor ou câmara de combustão. O que se queima pode ser parte do próprio gás de síntese, os outros produtos da gaseificação (líquidos e sólidos) ou mesmo o combustível primário.

Ver também

Notas e referências

  1. (em português) Inovação Tecnológica - IPT vai construir usina para gaseificar bagaço de cana. Página acessada em 29/03/2011.
Ícone de esboço Este artigo sobre engenharia (genérico) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.