Carroça: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
branqueio de página
Etiqueta: Remoção considerável de conteúdo
m Revertidas edições por 201.58.58.237 por branquear a página sem justificar a razão (usando Huggle)
Linha 1: Linha 1:
{{sem-fontes|data=Março de 2008}}
[[Ficheiro:Australian cart.jpg|thumb|225px|Uma carroça australiana.]]
'''Carroça''' é um [[meio de transporte]] que antecede ao advento dos [[veículo]]s a [[vapor]]. Movida por tração humana ou animal, a carroça era o meio de transporte mais utilizado para os deslocamentos de [[carga]] de um lugar a outro. Hoje em dia, é pouco comum o uso de carroças no [[trânsito]] de grandes centros [[urbano]]s. As carroças são utilizadas mais freqüentemente no meio [[rural]].

Hoje em dia são muito raras sendo até chamadas de "charretes".

No meio rural, os principais animais usados como tração são [[cavalo]]s, [[burro]]s, [[boi]]s e [[jegue]]s.

Podem-se encontrar carroças com [[tração]] humana nos grandes centros, utilizadas para o transporte de material reciclável, ou para venda. Algumas cidades brasileiras, como [[Santos]], possuem normas para este tipo de transporte. No sul de [[Moçambique]], estas carroças são os ''"tchova"'' (que significa empurrar em [[xiChangana]]).

[[Ficheiro:1430JC0022.JPG|esquerda|thumb|225px|Uma carroça brasileira.]]

Também se encontra o modelo de carroças com [[tração animal]] na região de [[Irati]] no [[Paraná]]; este modelo é o modelo [[eslavo]], que é o mais utilizado para garantir a produção dos colonizadores eslavos (poloneses, ucranianos).

Hoje em dia, as carroças para transporte de pessoas, vulgarmente chamadas ''charretes'', são utilizadas para a realização de passeios, designadamente em zonas [[turismo|turísticas]].

Ultimamente, em muitas cidades brasileiras, tem aumentado o número desse veículo para transporte de carga e remoção de entulho (inclusive em [[São Paulo (cidade)|São Paulo]]), principalmente em algumas cidades do interior (veja o caso de [[São José do Rio Preto]]); sendo que em algumas tem sido usado até para transporte de pessoas.

[[Ficheiro:Charrete turística.JPG|thumb|direita|225px| Charrete turística em [[Óbidos (Portugal)|Óbidos]].]]

Em muitas cidades do interior de São Paulo ainda há "pontos de carroça" (aluguel de carroça) para esse tipo de serviço devidamente registrados nas prefeituras locais. Os chamados "carroceiros" estão em cidades como [[São José do Rio Preto]], [[Araraquara]], [[São Carlos (São Paulo)|São Carlos]], [[Piracicaba]], [[Limeira]], [[Jaú]], [[Bauru]], [[Santos]] entre outras, possuem esse serviço regulamentado, inclusive com os devidos cuidados aos animais usados no serviço.

{{Limpar}}

{{DEFAULTSORT:Carroca}}
[[Categoria:Veículos de tração animal]]
[[Categoria:Meios de transporte]]

Revisão das 14h38min de 30 de maio de 2013

Uma carroça australiana.

Carroça é um meio de transporte que antecede ao advento dos veículos a vapor. Movida por tração humana ou animal, a carroça era o meio de transporte mais utilizado para os deslocamentos de carga de um lugar a outro. Hoje em dia, é pouco comum o uso de carroças no trânsito de grandes centros urbanos. As carroças são utilizadas mais freqüentemente no meio rural.

Hoje em dia são muito raras sendo até chamadas de "charretes".

No meio rural, os principais animais usados como tração são cavalos, burros, bois e jegues.

Podem-se encontrar carroças com tração humana nos grandes centros, utilizadas para o transporte de material reciclável, ou para venda. Algumas cidades brasileiras, como Santos, possuem normas para este tipo de transporte. No sul de Moçambique, estas carroças são os "tchova" (que significa empurrar em xiChangana).

Ficheiro:1430JC0022.JPG
Uma carroça brasileira.

Também se encontra o modelo de carroças com tração animal na região de Irati no Paraná; este modelo é o modelo eslavo, que é o mais utilizado para garantir a produção dos colonizadores eslavos (poloneses, ucranianos).

Hoje em dia, as carroças para transporte de pessoas, vulgarmente chamadas charretes, são utilizadas para a realização de passeios, designadamente em zonas turísticas.

Ultimamente, em muitas cidades brasileiras, tem aumentado o número desse veículo para transporte de carga e remoção de entulho (inclusive em São Paulo), principalmente em algumas cidades do interior (veja o caso de São José do Rio Preto); sendo que em algumas tem sido usado até para transporte de pessoas.

Charrete turística em Óbidos.

Em muitas cidades do interior de São Paulo ainda há "pontos de carroça" (aluguel de carroça) para esse tipo de serviço devidamente registrados nas prefeituras locais. Os chamados "carroceiros" estão em cidades como São José do Rio Preto, Araraquara, São Carlos, Piracicaba, Limeira, Jaú, Bauru, Santos entre outras, possuem esse serviço regulamentado, inclusive com os devidos cuidados aos animais usados no serviço.