George Sand: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Etiquetas: Referências removidas Editor Visual
Linha 9: Linha 9:
Era bisneta do célebre [[Marechal de França]], o [[conde]] [[Maurício de Saxe]], sendo este filho [[bastardo]] de [[Augusto II da Polónia|Augusto II]], rei da [[Polónia]] e de [[Saxe]], e da sua amante, a condessa Maria Aurora von Königsmark.
Era bisneta do célebre [[Marechal de França]], o [[conde]] [[Maurício de Saxe]], sendo este filho [[bastardo]] de [[Augusto II da Polónia|Augusto II]], rei da [[Polónia]] e de [[Saxe]], e da sua amante, a condessa Maria Aurora von Königsmark.


No começo de sua vida com a avó, Amandine sofria muito com a falta de sua mãe e passava os dias praticamente sem falar com ninguém, correndo pelos jardins de Nohant e brincando com seus amigos invisíveis. Aurore de Saxe, muito preocupada com a educação de sua neta, mandou-a estudar no ''Couvent des Anglaises'' em Paris. Acontece que a menina se apaixona pela vida silenciosa e introspectiva que começa a levar dentro das paredes de pedra do convento e começa então a desejar ser freira. Para alegrar suas amigas, decide criar pequenas peças de teatro e montar um grupo de meninas para representá-las. As peças sempre são um sucesso, e Amandine começa a gostar cada vez mais da vida no convento. Sua avó, ao ficar sabendo disso, retira a neta do convento, e ela volta contrariada a Nohant.
No começo de sua vida com a avó, Amandine sofria muito com a falta de sua mãe e passava os dias praticamente sem falar com ninguém, correndo pelos jardins de Nohant e brincando com seu irmão Hippolyte (filho do seu pai com uma amante) e amigos invisíveis. Aurore de Saxe, muito preocupada com a educação de sua neta, mandou-a estudar no ''Couvent des Anglaises'' em Paris. Acontece que a menina se apaixona pela vida silenciosa e introspectiva que começa a levar dentro das paredes de pedra do convento e começa então a desejar ser freira. Para alegrar suas amigas, decide criar pequenas peças de teatro e montar um grupo de meninas para representá-las. As peças sempre são um sucesso, e Amandine começa a gostar cada vez mais da vida no convento. Sua avó, ao ficar sabendo disso, retira a neta do convento, e ela volta contrariada a Nohant.


De volta ao convívio com Aurore de Saxe, a menina começa cada vez mais a amar sua avó e quando esta morre, pouco tempo depois, Amandine sofre de maneira inconsolável e se acalma anos depois, quando conhece François-Casimir Dudevant, um jovem licenciado em Direito com quem se casou em [[1822]]. Desse casamento nascem dois filhos - Maurice e Solange.
De volta ao convívio com Aurore de Saxe, a menina começa cada vez mais a amar sua avó e quando esta morre, pouco tempo depois, Amandine sofre de maneira inconsolável. Para que herdasse Nohant seria preciso que se casasse, assim, ela se casa sem amor com François-Casimir Dudevant,em [[1822]]. Desse casamento nascem dois filhos - Maurice e Solange.


Em razão desse casamento, passou por incontáveis sofrimentos, culminando com seu divorcio- fato incomum para a época -em 1836. A partir daí teve uma vida amorosa agitada, com numerosos amantes e algumas paixões que a influenciaram consideravelmente, como o escritor Jules Sandeau, que lhe deu o pseudônimo literário, o poeta [[Alfred de Musset]], o advogado Michel de Bourges (entre 1835 e 1837), que a converteu aos ideais [[republicano]]s e [[socialista]]s, o músico [[Frédéric Chopin]], a quem esteve ligada entre [[1838]] e [[1847]].e seu ultimo amante Alexandre Manceau. Depois de Jules Sandeau e antes de Alfred de Musset, teve também uma breve e infeliz aventura com o escritor e arqueólogo [[Prosper Mérimée]].
Teve uma vida amorosa agitada, com numerosos amantes e algumas paixões que a influenciaram

consideravelmente: o escritor Jules Sandeau, que lhe deu o pseudônimo literário, o poeta [[Alfred de Musset]], o advogado Michel de Bourges (entre 1835 e 1837), que a converteu aos ideais [[republicano]]s e [[socialista]]s, e o músico [[Frédéric Chopin]], a quem esteve ligada entre [[1838]] e [[1847]]. Depois de Jules Sandeau e antes de Alfred de Musset, teve também uma breve e infeliz aventura com o escritor e arqueólogo [[Prosper Mérimée]]. Viveu também uma relação secreta com [[Marie Dorval]], atriz da [[Comédie-Française]], que ela encontra em 1833 e que inspirou o livro ''Lelia''<ref>Marie-Jo Bonnet, ''Qu'est ce qu'une femme désire quand elle désire une femme ?'', Odile Jacob, 2004, {{p.}}227-230)</ref>.
Considerada a maior escritora francesa, sua casa em Nohant foi doada ao governo francês, por sua neta Aurore e está aberta a visitação publica.


Produziu romances sociais e sentimentais. Desde [[1837]] havia aderido a idéias [[socialista]]s. Teve participação ativa na [[revolução de 1848]].
Produziu romances sociais e sentimentais. Desde [[1837]] havia aderido a idéias [[socialista]]s. Teve participação ativa na [[revolução de 1848]].

Revisão das 14h20min de 18 de abril de 2015

George Sand em sua maturidade, fotografada por Felix Nadar.
George Sand em sua juventude.

George Sand é o pseudônimo de Amandine (também Amantine) Aurore Lucile Dupin, baronesa de Dudevant (Paris, 1 de Julho de 1804Nohant, 8 de Junho de 1876), aclamada romancista e memorialista francesa, considerada uma das precursoras do feminismo.[1]

Biografia

George Sand nasceu no n°15 da rua Meslay, no dia 1 de julho de 1804. Era filha de Maurice e Sofia Dupin. Seu pai faleceu após uma queda de cavalo, quando acompanhava o príncipe Murat em campanhas armadas. Amandine é então mandada para Nohant, aos cuidados de sua avó, Marie-Aurore de Saxe.

Era bisneta do célebre Marechal de França, o conde Maurício de Saxe, sendo este filho bastardo de Augusto II, rei da Polónia e de Saxe, e da sua amante, a condessa Maria Aurora von Königsmark.

No começo de sua vida com a avó, Amandine sofria muito com a falta de sua mãe e passava os dias praticamente sem falar com ninguém, correndo pelos jardins de Nohant e brincando com seu irmão Hippolyte (filho do seu pai com uma amante) e amigos invisíveis. Aurore de Saxe, muito preocupada com a educação de sua neta, mandou-a estudar no Couvent des Anglaises em Paris. Acontece que a menina se apaixona pela vida silenciosa e introspectiva que começa a levar dentro das paredes de pedra do convento e começa então a desejar ser freira. Para alegrar suas amigas, decide criar pequenas peças de teatro e montar um grupo de meninas para representá-las. As peças sempre são um sucesso, e Amandine começa a gostar cada vez mais da vida no convento. Sua avó, ao ficar sabendo disso, retira a neta do convento, e ela volta contrariada a Nohant.

De volta ao convívio com Aurore de Saxe, a menina começa cada vez mais a amar sua avó e quando esta morre, pouco tempo depois, Amandine sofre de maneira inconsolável. Para que herdasse Nohant seria preciso que se casasse, assim, ela se casa sem amor com François-Casimir Dudevant,em 1822. Desse casamento nascem dois filhos - Maurice e Solange.

Em razão desse casamento, passou por incontáveis sofrimentos, culminando com seu divorcio- fato incomum para a época -em 1836. A partir daí teve uma vida amorosa agitada, com numerosos amantes e algumas paixões que a influenciaram consideravelmente, como o escritor Jules Sandeau, que lhe deu o pseudônimo literário, o poeta Alfred de Musset, o advogado Michel de Bourges (entre 1835 e 1837), que a converteu aos ideais republicanos e socialistas, o músico Frédéric Chopin, a quem esteve ligada entre 1838 e 1847.e seu ultimo amante Alexandre Manceau. Depois de Jules Sandeau e antes de Alfred de Musset, teve também uma breve e infeliz aventura com o escritor e arqueólogo Prosper Mérimée.

Considerada a maior escritora francesa, sua casa em Nohant foi doada ao governo francês, por sua neta Aurore e está aberta a visitação publica.

Produziu romances sociais e sentimentais. Desde 1837 havia aderido a idéias socialistas. Teve participação ativa na revolução de 1848.

Referências

Obras

Romances

Wikiquote
Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: George Sand


Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) escritor(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Predefinição:Bom interwiki