Abolhassan Bani-Sadr: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 34: Linha 34:
Banisadr escondeu-se poucos dias antes de sua remoção em [[Teharn]], protegido pelas [[Mujahedin do Povo do Irão|Mujahedin do Povo]] (OMPI). Ele tentou organizar uma aliança de facções anti-Khomeini para retomar o poder, incluindo o PMOI, KDP, eo [[Organização Fedaian (Minority)]], enquanto evitando qualquer contato com grupos pró Xá exilado. Ele se reuniu inúmeras vezes, enquanto na clandestinidade com PMOI líder [[Massoud Rajavi]] para planejar uma aliança, mas após a execução em 27 de Julho de membro PMOI [[Mohammadreza Saadati]], Banisadr e Rajavi concluiram que não era seguro permanecer no Irã.<ref name=zabih>{{cite book | author = Sepehr Zabih | title = Iran Since the Revolution | publisher = Taylor & Francis | year = 1982 |isbn = 0-7099-3000-3 | pages = 133–136}}</ref>
Banisadr escondeu-se poucos dias antes de sua remoção em [[Teharn]], protegido pelas [[Mujahedin do Povo do Irão|Mujahedin do Povo]] (OMPI). Ele tentou organizar uma aliança de facções anti-Khomeini para retomar o poder, incluindo o PMOI, KDP, eo [[Organização Fedaian (Minority)]], enquanto evitando qualquer contato com grupos pró Xá exilado. Ele se reuniu inúmeras vezes, enquanto na clandestinidade com PMOI líder [[Massoud Rajavi]] para planejar uma aliança, mas após a execução em 27 de Julho de membro PMOI [[Mohammadreza Saadati]], Banisadr e Rajavi concluiram que não era seguro permanecer no Irã.<ref name=zabih>{{cite book | author = Sepehr Zabih | title = Iran Since the Revolution | publisher = Taylor & Francis | year = 1982 |isbn = 0-7099-3000-3 | pages = 133–136}}</ref>


Na opinião do Banisadr seu impeachment foi um golpe-de-estado contra a democracia no Irão. A fim de resolver as diferenças políticas no país Banisadr pediu um [[referendo]]. Depois Ayatollah [[Khomeini]] fez um discurso, no qual ele disse que "se 36 milhões de pessoas dizem que sim, eu posso dizer não". A fim de dar uma frente legal para a sua remoção da presidência, o aiatolá Khomeini primeiro tentou obter o poder judiciário para removê-lo. Uma vez que eles não cooperaram, ele ordenou que o parlamento removêsse. O parlamento, que, no máximo, representavam cerca de 25% do povo do Irã, sendo que este foi eleito com fraude em muitas das cidades.
Na opinião do Banisadr seu impeachment foi um golpe-de-estado contra a democracia no Irão. A fim de resolver as diferenças políticas no país Banisadr pediu um [[referendo]]. Depois Aiatolá [[Khomeini]] fez um discurso, no qual ele disse que "se 36 milhões de pessoas dizem que sim, eu posso dizer não". A fim de dar uma frente legal para a sua remoção da presidência, o aiatolá Khomeini primeiro tentou obter o poder judiciário para removê-lo. Uma vez que eles não cooperaram, ele ordenou que o parlamento removêsse. O parlamento, que, no máximo, representavam cerca de 25% do povo do Irã, sendo que este foi eleito com fraude em muitas das cidades.


== Fuga e exílio ==
== Fuga e exílio ==

Revisão das 21h54min de 27 de setembro de 2015

Abolhassan Bani-sadr.

Abolhassan Bani-sadr (Hamadã[1], 22 de março de 1933) foi presidente eleito do Irã (Irão) em 1980 e formou um governo de coligação para governar o Irã. Em seu mandato enfrenta uma crise com os Estados Unidos e aí se vê diante da invasão iraquiana. Após o confronto com os xiitas, que conseguiram a aprovação de Mohammad-Ali Rajai como primeiro-ministro, é obrigado a exilar-se do país em Setembro de 1981 em Paris. Formou então, o Conselho Nacional de Resistência para a Libertação e a Independência do Irã.

Início da vida

Banisadr nasceu em 22 de março de 1933 em Hamedan em uma família religiosa. Seu pai era próximo de Ruhollah Khomeini. Ele estudou Finanças e Economia na Sorbonne.

Banisadr tinha participado no movimento estudantil anti- durante os anos 1960, foi preso duas vezes, e foi ferido durante uma rebelião em 1963. Ele então fugiu para a França e se juntou ao grupo de resistência iraniana liderada pelo aiatolá Ruhollah Khomeini. Banisadr retornou ao Irã, juntamente com Khomeini como a revolução estava começando em fevereiro de 1979. Ele escreveu um livro sobre finanças islâmicas, Eghtesad Tohidi, uma frase em árabe que traduz aproximadamente como "A Economia do Monoteísmo".

Carreira política

Após a Revolução Iraniana, tornou-se Vice-Ministro das Finanças em 04 de fevereiro de 1979 e estava no cargo até 27 de fevereiro de 1979. Após a renúncia do ministro das Finanças do Governo Provisório, Ali Ardalan, que renunciou em 27 fevereiro de 1979, foi nomeado ministro das Finanças, por primeiro-ministro Mehdi Bazargan. Em 12 novembro de 1979, Banisadr foi nomeado Ministro dos Negócios Estrangeiros para substituir Ebrahim Yazdi em um governo que foi liderada pelo Conselho de Revolução Islâmica.

poster Banisadr durante eleição

Ele foi eleito como Presidente do Conselho após a morte de Mahmoud Taleghani e permaneceu até ser eleito como Presidente da República.

Presidência

Banisadr empossado como primeiro presidente do Irã em 1980

Ele foi eleito para um mandato de quatro anos como presidente em 25 de janeiro de 1980, recebendo 78,9 por cento dos votos nas eleições, e foi empossado em 4 de Fevereiro. Khomeini continuou a ser o líder supremo do Irã, com o direito constitucional de demitir o presidente. As cerimônias de posse foram realizadas no hospital onde Khomeini estava se recuperando de uma doença cardíaca.[2]

Banisadr não clérigo muçulmano; Khomeini tinha insistido que os clérigos não devem correr para os cargos do governo. Em Agosto e Setembro de 1980, Banisadr sobreviveu a colisão entre dois helicópteros perto da fronteira iraniana com o Iraque.

Banisadr logo se desentendeu com Khomeini, que recuperou o poder de comandante-em-Chefe em 10 de Junho de 1981.

Impeachment

O Majlis (Parlamento iraniano) declararam o impeachment de Banisadr na sua ausência, em 21 de junho de 1981, supostamente por causa de seus movimentos contra os clérigos no poder, em particular Mohammad Beheshti, então chefe do sistema judicial. Khomeini parece ter instigado o impeachment, que assinou no dia seguinte.

Mesmo antes de Khomeini ter assinado os papéis de impeachment, a Guarda Revolucionária tinha apreendido os edifícios presidenciais e jardins, e preso redatores de um jornal intimamente ligado à Banisadr. Ao longo dos próximos dias, eles executaram vários de seus amigos mais próximos, incluindo Hossein Navab, Rashid Sadrolhefazi e Manouchehr Massoudi. O aiatolá Montazeri estava entre as poucas pessoas no governo em apoio à Banisadr, mas logo foi despojado de seus poderes.

Ao mesmo tempo, o governo iraniano proibiu todos os partidos políticos, exceto o Partido República Islâmica. Governo obriga os membros presos e presos de outros partidos, como os Povos do Mujahedin, Fadaian Khalq, Tudeh, e Paikar.

Banisadr escondeu-se poucos dias antes de sua remoção em Teharn, protegido pelas Mujahedin do Povo (OMPI). Ele tentou organizar uma aliança de facções anti-Khomeini para retomar o poder, incluindo o PMOI, KDP, eo Organização Fedaian (Minority), enquanto evitando qualquer contato com grupos pró Xá exilado. Ele se reuniu inúmeras vezes, enquanto na clandestinidade com PMOI líder Massoud Rajavi para planejar uma aliança, mas após a execução em 27 de Julho de membro PMOI Mohammadreza Saadati, Banisadr e Rajavi concluiram que não era seguro permanecer no Irã.[3]

Na opinião do Banisadr seu impeachment foi um golpe-de-estado contra a democracia no Irão. A fim de resolver as diferenças políticas no país Banisadr pediu um referendo. Depois Aiatolá Khomeini fez um discurso, no qual ele disse que "se 36 milhões de pessoas dizem que sim, eu posso dizer não". A fim de dar uma frente legal para a sua remoção da presidência, o aiatolá Khomeini primeiro tentou obter o poder judiciário para removê-lo. Uma vez que eles não cooperaram, ele ordenou que o parlamento removêsse. O parlamento, que, no máximo, representavam cerca de 25% do povo do Irã, sendo que este foi eleito com fraude em muitas das cidades.

Fuga e exílio

Banisadr falando sobre sua presidência em 2010

Banisadr e Rajavi encontraram asilo político em Paris, com a condição de que se abstivessem de atividades anti-Khomeini na França. Esta restrição foi efetivamente ignorada depois que a França evacuou sua embaixada em Teerã, e Banisadr e Rajavi configuraram o Conselho Nacional de Resistência do Irã.[3] No entanto, Banisadr logo se desentendeu com Rajavi, acusando-o de ideologias favorecendo ditadura e da violência. Além disso, Banisadr opôs-se à oposição armada como iniciado e sustentado pela Rajavi, e buscou apoio para o Irã durante a guerra com o Iraque.

Em julho de 2009, Banisadr denunciou publicamente a conduta do governo iraniano após a disputa eleição presidencial: "Khamenei ordenou a fraude nas eleições presidenciais ea repressão que se seguiu contra os manifestantes". Ele disse que o governo estava "segurando-se no poder apenas por meio de violência e terror" e acusou seus líderes de acumular riqueza para si, em detrimento de outros iranianos.[4]

Em artigos publicados sobre o protestos eleitorais iranianos de 2009, ele atribuiu o clima excepcionalmente aberto político antes da eleição à grande necessidade do governo para provar sua legitimidad.[5] No entanto, ele disse que o governo tinha perdido toda a legitimidade. Em particular, o levante espontâneo que custou a sua legitimidade política, e ameaças do Supremo Líder aiatolá Ali Khamenei - que levaram à violenta repressão - a sua legitimidade religiosa.[6]

A partir de Agosto de 2011, ele vive em Versalhes, perto de Paris, em uma vila muito bem guardado por polícia francesa[4][5]

Referências

  1. Abolhasan Bani Sadr: Information and Much More from Answers.com
  2. Facts on File 1980 Yearbook, p88
  3. a b Sepehr Zabih (1982). Iran Since the Revolution. [S.l.]: Taylor & Francis. pp. 133–136. ISBN 0-7099-3000-3 
  4. a b Agence France-Presse (7 de julho de 2009). «Former Iran president says Khamenei behind election "fraud"». WashingtonTV. Consultado em 31 de julho de 2009 
  5. a b Abolhassan Banisadr (3 de julho de 2009). «The Regime Cares Nothing about Human Rights». Die Welt / Qantara. Consultado em 31 de julho de 2009 
  6. Abolhassan Banisadr (31 de julho de 2009). «Iran at the Crossroads». New York Times. Consultado em 31 de julho de 2009 

Outras leituras

  • Abu Al-Hasan Bani Sadr, Abol Hassan Bani-Sadr & Jean-Charles Deniau minha vez de falar: o Irã, a Revolução e acordos secretos com os EUA cm Potomac Livros (Abril de 1991) ISBN 0-08-040563 - 0

Ligações externas

Predefinição:Portalbox

Wikiquote
Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Abolhassan Bani-Sadr
Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Abolhassan Bani-Sadr
Precedido por
-
Presidente do Irã
1980 - 1981
Sucedido por
Mohammad-Ali Rajai